Wiener Akademie encerra temporada da Cultura Artística

por Redação CONCERTO 26/10/2009

Encerrando a temporada em grande estilo, a Sociedade de Cultura Artística promove, nos dias 27 e 28 de outubro, concertos da Orquestra da Wiener Akademie. Desde seu nascimento, em 1985, o conjunto procura focar seu repertório em obras menos conhecidas do Barroco, Classicismo e início do Romantismo. Assim, já revelou ao público contemporâneo obras como La deposizione dalla croce, de Fux, O Cäcilienode, de Händel (com arranjos de Mozart), e Música funeral maçonica, de Mozart, além de importantes oratórios do Barroco.

O grupo goza hoje de fama internacional por suas interpretações marcadas pela vivacidade e elevada qualidade técnica. A orquestra faz apresentações em festivais internacionais de música e séries de concertos, como o Frankfurter Fest, Schleswig-Holstein Musik Festival, Wiener Festwochen, Klangbogen, Internationale Bachakademie Stuttgart, Händel Festival Halle e muitos outros. Apresenta-se em grandes salas de concertos como Suntory Hall (Tóquio), Izumi Hall (Osaka), Alte Oper (Frankfurt).

Seu fundador e regente, Martin Haselböck, é também organista de elevada reputação e já atuou à frente da Gewandhaus de Leipzig e da Filarmônica de Dresden, dentre outras orquestras, como regente convidado. Nas apresentações que faz no Brasil, a Orquestra da Wiener Akademie vem acompanhada pelo Chorus Sine Nomine, seu parceiro constante e o principal conjunto vocal austríaco da atualidade.

Dias 27 e 28, na Sala São Paulo – e também dia 26 no Rio de Janeiro, pela Dell’Arte – a Wiener Akademie mostra ao público a Missa em sol maior de Schubert e o Stabat mater de Haydn.

[Clique aqui para mais detalhes do Roteiro Musical.]