XIV Virtuosi tem concertos em Olinda, Recife e João Pessoa

por Redação CONCERTO 06/12/2011

Um dos mais prestigiados eventos clássicos do Nordeste brasileiro, o festival Virtuosi, chega a sua 14ª edição trazendo várias novidades. A primeira é a tematização em torno dos compositores Franz Liszt (bicentenário de nascimento) e Gustav Mahler (centenário de morte). Entretanto, o grande diferencial será a ampliação geográfica do evento, que neste ano será realizado em Olinda, Recife e cruza a fronteira pernambucana ao chegar em João Pessoa, na Paraíba.

 

O Virtuosi será aberto no dia 10, em Olinda, com o violoncelista Leonardo Altino apresentando as Seis Suítes de Johann Sebastian Bach. No dia seguinte, a cidade recebe o grupo Cellos da UFRN em concerto com o Percumpá, o conjunto dinamarquês Arild Kvartetten e o grupo alemão Trombone Unit Hannover. A partir do dia 13 a programação se transfere para o Recife, com a apresentação da Orquestra Virtuosi sob a direção do Maestro Rafael Garcia, que contará com solos do flautista francês Anton Martynov e do trombonista e compositor sueco Christian Lindberg, que sola sua obra Ero Arctic.

Outro destaque do evento é a estreia, no dia 16, da Cantata Bruta, composição coletiva que reuniu importantes nomes da cena contemporânea de João Pessoa, tais como Didier Guigue, Eli-Eri Moura, J. Orlando Alves, Marcílio Onofre, Valério Fiel e Wilson Guerreiro.

As homenagens a Mahler e Liszt ficarão concentradas nos últimos dias do evento, quando serão executadas a A canção da terra, de Mahler, e serão realizados os recitais em que os pianistas Victor Asuncion, Jihye Chang e Peter Laul interpretarão obras de Liszt.