A Orquestra Sinfônica da UFRJ se apresenta no dia 12 na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, para celebrar os 79 anos da Academia Brasileira de Música. O concerto, com regência de Miguel Campos Neto, maestro da Orquestra do Theatro da Paz, de Belém, vai promover a estreia de três obras de autores brasileiros.
A primeira é a Serenata ponteio op. 83 de Paulo Costa Lima, compositor que celebra 70 anos em 2024. A peça une elementos da tradição da música de concerto com as práticas populares da cultura baiana.
Em seguida, será tocado o Concertinho para piano, de Sérgio de Vasconcellos-Corrêa, com Valdilice de Carvalho como solista. Professor de composição na Unicamp e na Unesp, o compositor completa 90 anos em 2024.
A terceira peça a ser estreada é o Concerto para oboé e cordas, de Liduino Pitombeira, escrito para a oboísta Juliana Bravim, que será a solista. Na obra o compositor explora o registro agudo do instrumento e procura conciliar uma série dodecafônica com referências estilísticas associadas ao compositor Radamés Gnattali.
O programa tem ainda a Abertura, de José Penalva, de quem se celebra em 2024 o centenário de nascimentos, e as Bachianas Brasileiras nº 9, de Villa-Lobos.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Relação da arte com natureza marca programação do Jardim Sonoro – Festival de Música de Inhotim
Notícias Festival de Música de Londrina aposta em inclusão e diversidade
Crítica Lars Hoefs e diálogos musicais construídos com rara habilidade, por Jorge Coli
Opinião Aos 25 anos, Sala São Paulo deve ser festejada como símbolo de política pública vitoriosa, por Nelson Rubens Kunze
![O maestro Miguel Campos Neto [Divulgação]](/sites/default/files/inline-images/w-campos_neto.jpg)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.