Curitiba anuncia Oficina de Música; Abel Rocha assume curadoria erudita

por Redação CONCERTO 23/10/2017

Após o atribulado cancelamento de sua edição de 2017 [leia mais aqui], a tradicional Oficina de Música de Curitiba está de volta! A 35ª edição está confirmada e será realizada entre os dias 27 de janeiro a 8 de fevereiro de 2018. Conforme informações do Icac - Instituto Curitiba de Arte e Cultura , “a Oficina de Música de Curitiba está em fase final de organização, com equipe de curadoria, datas de inscrição e confirmação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR como sede principal. Em sua 35ª edição, as categorias de música antiga, erudita e MPB acontecem de forma simultânea, fortalecendo os laços da música e ganhando novas interfaces”.

A curadoria erudita, que nas últimas edições tinha sido exercida pelo maestro Cláudio Cruz, passa às mãos do maestro Abel Rocha. Um dos mais destacados maestros brasileiros da atualidade, diretor e regente da Orquestra Sinfônica de Santo André e ex-diretor artístico do Theatro Municipal de São Paulo, Abel Rocha é especializado em ópera e retomará também o projeto Ópera Estúdio dentro da Oficina de Curitiba. As demais curadorias da Oficina de Música seguirão com a mesma equipe das últimas três edições: o violinista Rodolfo Richter fará a coordenação de Música Antiga e João Egashira a de Música Popular Brasileira.

Conforme a nota do Icac, “a programação pretende alcançar os principais espaços culturais da cidade, como o Teatro Guaíra, Guairinha, Capela Santa Maria, Teatro da Reitoria e o Teatro do Paiol. A proposta também é fortalecer a educação musical para crianças por meio de um recente programa implantado pela Fundação Cultural de Curitiba, o MusicaR – Conservatório nas Regionais”.

As inscrições para a 35ª Oficina de Música de Curitiba abrem no dia 13 de novembro e vão até 10 de dezembro; os resultados serão divulgados no dia 15 de dezembro.