Fabio Caramuru e Marco Bernardo interpretam Tom Jobim no Masp

por Redação CONCERTO 06/08/2024

Após passar por Florianópolis e outras cidades de Santa Catarina, o pianista Fabio Caramuru traz nesta terça a São Paulo o espetáculo do Festival Armacell EcoMusica, 30 Anos de Saudades, no qual se apresenta ao lado do também pianista Marco Bernardo e da atriz Aline Alves. O repertório transita entre clássicos da trajetória de Tom Jobim e seus parceiros, como Vinícius de Moraes e Radamés Gnattali, e obras autorais de Caramuru, que unem música e sons da fauna brasileira. 

“Tom Jobim era um grande defensor da natureza, talvez um dos primeiros músicos do Brasil a serem atuantes na defesa do meio ambiente. Eu particularmente me identifico com a obra do Tom e entendi que seria interessante um diálogo entre o repertório dele e a EcoMusica”, diz o pianista. “Jobim foi um compositor que sintetizou todo o imaginário popular brasileiro de uma forma palatável, porque chegou ao grande ao público, ou seja, não ficou restrito à música erudita que é apreciada por um público mais segmentado.”

O recital acontece no Auditório do Masp. E será dedicado à memória do cineasta Toni Venturi (1955-2024), com quem Caramuru realizou diversas colaborações. “Dono de grande sensibilidade e empatia, Toni tornou-se um importante cineasta e também ativista pelos direitos humanos no Brasil. Deixou uma obra artística magnífica e uma enorme legião de amigos e admiradores. Nesse concerto, faço questão de prestar homenagem a esse grande amigo, que fará muita falta”, diz o pianista.

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Notícias 
Joyce DiDonato apresenta espetáculo sobre relação do ser humano com a natureza
Antonio Meneses Um profundo pensador da música, por Irineu Franco Perpetuo
Antonio Meneses Um gênio musical, um amigo sensível e de simplicidade absoluta, por Luciana Medeiros
Crítica Ira Levin e Rodrigo Esteves garimpam revelações preciosas na dobradinha Busoni/Puccini, por Márvio dos Anjos
Opinião O Cultura Artística voltou!, por João Luiz Sampaio
Opinião Retrato do artista: alcides lanza, por João Marcos Coelho

Fabio Caramuru e Marco Bernardo [Divulgação]
Fabio Caramuru e Marco Bernardo [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.