Fernando Bicudo é o novo presidente do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

por Redação CONCERTO 28/12/2017

O diretor cênico e produtor Fernando Bicudo é o novo presidente da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Bicudo substitui André Lazaroni, deputado estadual e ex-secretário da Cultura. Logo que assumiu a Secretaria da Cultura, no início deste ano de 2017, Lazaroni acumulou a presidência do Theatro Municipal e demitiu os então diretores João Guilherme Ripper e André Cardoso.

Antes da decisão por Fernando Bicudo, a Secretaria havia convidado a diretora do Corpo de Baile do Municipal Ana Botafogo para o cargo, que, no entanto, havia condicionado sua aceitação à regularização dos salários em atraso dos funcionários e artistas da casa. A nomeação de Bicudo, contudo, conta com o apoio da bailarina. Conforme matéria de Nelson Gobbi publicada ontem pelo site do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, Fernando Bicudo espera que até o dia 21 de fevereiro a questão salarial do Theatro Municipal esteja resolvida.

Com a nova presidência do Theatro Municipal, o diretor artístico André Heller-Lopes, nomeado para o cargo por André Lazaroni, acabou exonerado. No período de sua gestão, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresentou duas óperas encenadas – Jenufa, ainda programada pela gestão Ripper-Cardoso, e Tosca – ambas com direção cênica do próprio Heller-Lopes.