João Marcos Coelho lança livro com textos publicados na imprensa

por Redação CONCERTO 27/11/2017

O crítico João Marcos Coelho lança hoje a partir das 18h30 na Livraria da Vila da Alameda Lorena o livro "Pensando as músicas no século XXI" (Editora Perspectiva). A sessão de autógrafos será antecedida de um recital do violonista e compositor Daniel Murray.

Coelho é uma das vozes mais atuantes do jornalimo musical brasileiro desde o início de sua trajetória, nos anos 1970. Em suas críticas para o jornal O Estado de S. Paulo, tem acompanhado de perto a vida musical do país e a sua evolução. Mas o trabalho no jornalismo diário é acompanhado de textos em que, para além da agenda de concertos, o crítico propõe reflexões sobre grandes temas da música clássica, como a relação entre arte e política, entre música e filosofia, a dinâmica da construção de um espaço para o gênero, as lições dos grandes artistas do passado e a necessária revisão de suas trajetórias e, em especial, a defesa da criação contemporânea como fundamental para qualquer atividade musical.

Todos esses temas aparecem em diálogo estreito com o que de mais importante tem se discutido em todo o mundo, na academia ou fora dela, em textos de linguagem sempre clara, direta, objetiva, que nunca apela para jargões. E uma seleção de mais de 80 deles, publicados no Estadão, assim como no jornal Valor Econômico e na Revista CONCERTO, integra Pensando as músicas no século XXI. Com apresentação do historiador Carlos Guilherme Mota, o livro é desde já referência fundamental para se compreender a vida musical brasileira das últimas décadas, assim como reafirma a importância da atividade crítica para o seu desenvolvimento e consolidação.

[O Livro "Pensando as músicas no século XXI" de João Marcos Coelho está disponível na Loja CLÁSSICOS – clique aqui.]