Jocy de Oliveira estreia a ópera "Liquid voices"

por Redação CONCERTO 19/10/2017

A compositora Jocy de Oliveira estreia este mês sua nova ópera, Liquid voices. As apresentações acontecem nos dias 20, 21 e 22 no recém-inaugurado Sesc 24 de maio, em São Paulo; e no dia 29, nas ruínas do Teatro do Cassino da Urca, no Rio de Janeiro. No elenco, estão artistas como a soprano Gabriela Geluda e o tenor Luciano Botelho.

Liquid voices tem como ponto de partida um episódio histórico: em dezembro de 1941, um barco deixou o porto de Constanta, na Romênia, em direção à Palestina, levando a bordo 769 refugiados judeus, número que superava em muito a capacidade da embarcação. Três dias depois, o Struma chegou a Istambul, mas foi impedido de atracar. Ficou à deriva por meses, até que um submarino soviético o destruiu. Houve apenas um sobrevivente.

”Não me parece difícil estabelecer entre essa história terrível e os nossos dias um paralelo, com refugiados sendo deixados à deriva, centenas de pessoas, homens, mulheres, crianças, morrendo em mar aberto. A viagem do Struma foi uma viagem sem retorno. Viagens que seguem acontecendo hoje”, explica a compositora.

[Veja mais no Roteiro Musical]