Neojiba comemora dez anos com série de apresentações

por Redação CONCERTO 13/10/2017

Uma série de apresentações vai marcar os 10 anos do Neojiba (Núcleos estaduais de orquestras juvenis e infantis da Bahia) ao longo do outubro. O projeto, dirigido pelo maestro e pianista Ricardo Castro, tornou-se referência no país, aliando o ensino à preocupação social e propondo uma formação mais inclusiva e participativa.

O primeiro concerto acontece no dia 14, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, quando o Grupo de instrumentistas de cordas do Neojiba se une ao violinista Markus Däunert e a Castro para interpretar obras de Shostakovich, Mahler e Mozart. Já no dia 20 à tarde, no Teatro Castro Alves, a Orquestra Infantil da Bahia apresenta obras como o Batuque, de Lorenzo Fernandez, e o Danzon nº 2, de Arturo Marquez.

Também no Castro Alves, no dia 20 à noite, sobem ao palco a Orquestra Juvenil da Bahia, a Orquestra Castro Alves, Coros Infantil e Juvenil do Neojiba e a Orquestra Infantil da Bahia para um programa que tem como destaque seleções da cantata Carmina burana, de Carl Orff, além de trechos de sinfonias de Beethoven e Tchaikovsky, entre outros compositores.

E, no dia 21, acontece, na concha acústica da Praça Dois de Julho, um concerto especial, com a participação de crianças, adolescentes e jovens de todos os núcleos do Neojiba sediados em Salvador. A direção cênica é de André Simões.

[Veja mais no Roteiro Musical]