Osesp abre ano com “Sinfonia nº 2”, de Villa-Lobos

por Redação CONCERTO 22/02/2017

Antes do início oficial de sua temporada, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo faz duas apresentações nesta semana, sob o comando do maestro Isaac Karabtchevsky. Os concertos são dedicados às sinfonias de Villa-Lobos, que o grupo está gravando para o selo Naxos. Desta vez, a atração é a Sinfonia nº 2 – Ascensão. Os concertos têm preços populares.

A sinfonia traz a data de 1917, mas foi estreada apenas em 1944, o que sugere, como afirma o violonista Fabio Zanon em texto no site da orquestra, que o compositor deve ter feito uma série de alterações na partitura ou mesmo completado a obra em algum momento entre as duas datas. “Qualquer que seja a hipótese correta, o ouvinte ficaria indeciso entre a surpresa por uma obra em que Villa-Lobos já se apresenta tão ele-mesmo, ou por sua capacidade de replicar, na maturidade, seu próprio estilo de iniciante”, escreve.

O projeto de gravação das sinfonias de Villa-Lobos é um dos marcos do momento atual da Osesp (que também tem se dedicado, sob regência de sua diretora musical Marin Alsop, ao registro das sinfonias de Prokofiev). Os demais discos da série já ganharam críticas elogiosas em todo o mundo e receberam reconhecimentos como o do Prêmio da Música Brasileira.

[Clique aqui para mais detalhes do Roteiro Musical.]