Quarteto Emerson faz dois recitais na Sala São Paulo

por Redação CONCERTO 12/09/2017

Com mais de trinta anos de atividades ininterruptas, o Quarteto Emerson é hoje um dos mais celebrados conjuntos de câmara do mundo, com apresentações em todos os principais palcos internacionais e uma discografia invejável, reunida no ano passado em uma caixa de 52 CDs da prestigiada gravadora Deutsche Grammophon, prova da versatilidade do conjunto.

O conjunto faz duas apresentações este mês em São Paulo, pela temporada da Cultura Artística, com diferentes repertórios. No dia 12, estão no programa os quartetos nº 3 de Schumann, nº 3 de Bartók e nº 1 de Brahms; já no dia 13, o Emerson interpreta os quartetos nº 17 de Mozart, nº 8 de Shostakovich e nº 14 de Beethoven.

De Mozart a Shostakovich e Bártok, os programas oferecem um olhar sobre a história e a evolução do gênero quarteto de cordas e dialogam com a trajetória do Emerson: o grupo tem gravações de referência das integrais desses autores, ao mesmo tempo em que se dedica a projetos como a colaboração com a soprano Renée Fleming, com quem registraram recentemente uma seleção de Sonetos de Elizabeth Barrett-Browning, de Egon Wellesz.

[Veja mais no Roteiro Musical]