Exposição em São Paulo recupera universo artístico do cineasta Serguei Eisenstein

por Redação CONCERTO 03/04/2023

O Centro Cultural Fiesp recebe o público a partir de quarta-feira para a exposição Serguei Eisenstein e o mundo, com curadoria de Luiz Gustavo Carvalho e Naum Kleiman. A mostra traz cerca de duzentos desenhos do cineasta, além de uma série de exibições de seus filmes. 

Segundo os curadores, os desenhos apresentam a autonomia deste universo gráfico e, ao mesmo tempo, como eram considerados pelo próprio diretor como uma forma de transcrição dos seus pensamentos, são também uma etapa primordial na preparação dos filmes do diretor. 

Os esboços, afirmam – assim como os desenhos de cenários, figurinos e personagens –, transformam a exposição também em um rico observatório sobre o processo criativo do diretor. Na exposição, o diálogo com este conjunto de obras, que é marcado pelo seu aspecto cinemático, é ainda enriquecido através da confrontação com objetos de diversas culturas que influenciaram o artista, provocando ainda um intenso diálogo com excertos dos filmes de Eisenstein, também projetados no espaço expositivo.

“A ideia é propor ao público uma verdadeira imersão no complexo e rico processo criativo do artista, no qual o desenho está presente de maneira perene: das primeiras correspondências enviadas à mãe até as últimas meditações gráficas, que contrastam com as imagens irônicas e cotidianas do diretor”, dizem os curadores. 

Também compõem a mostra um ciclo de palestras sobre diferentes aspectos da obra de Eisenstein – entre ela, uma dedicada à relação com a música de Sergei Prokofiev, com o jornalista e tradutor Irineu Franco Perpetuo; também serão exibidos alguns dos principais filmes do cineasta, além de filmes influenciados por sua estética. 

A mostra fica em cartaz até o dia 4 de junho, de terça a domingo, das 10h às 20h. A entrada é gratuita.

Leia também
Notícias 
Orquestra Ouro Preto lança disco com Gustavo Carvalho e Cristian Budu
Notícias Prepare-se: os destaques da programação da semana
Notícias Plínio Fernandes abre Série de Violão da Cultura Artística

Esboço de 'Ivan, o Terrível', de 1942 [Divulgação]
Esboço de 'Ivan, o Terrível', de 1942 [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.