Banner 468x60
Banner 180x60
Bom dia.
Terça-Feira, 17 de Outubro de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 
 
 
Campos do Jordão: grandes concertos, batutas em crise (10/8/2010)
Por Irineu Franco Perpetuo

Neste ano, não foi preciso enfrentar o novo-riquismo esnobe de Campos do Jordão para testemunhar a elevada qualidade do Festival Internacional de Inverno. Vários de seus concertos aconteceram na Sala São Paulo, trazendo à capital uma programação imaginativa e variada.

Já comentei aqui a histórica estreia do duo Maria João Pires-Antonio Meneses. Vale a pena destacar, ainda, o altíssimo nível da Akademie für Alte Musik, de Berlim, bem como o interessantíssimo concerto de música contemporânea dirigido por Eduardo Leandro, em que bolsistas de percussão do festival realizaram uma leitura excepcional de Peaux, de Xenakis, e uma caprichada orquestra de professores do evento emoldurou uma leitura fulgurante do concerto para piano de Ligeti, no qual brilhou, como solista, o talento amadurecido de Paulo Álvares, demonstrando completo domínio técnico e da linguagem do autor.

O que não era possível prever era que o festival servisse, ainda, para expor de maneira mais candente a crise que os músicos das principais orquestras paulistanas vivem com seus regentes. Tem sido impossível conversar com integrantes da Osesp e da Sinfônica Municipal e não ouvir queixas envolvendo Yan Pascal Tortelier e Rodrigo de Carvalho.


Yan Pascal Tortelier e Rodrigo de Carvalho [Fotos: divulgação]

A Osesp, é bom que se diga, não vive mais os tempos de paranoia orwelliana, em que a ameça de degola pairava sobre cada membro da orquestra que ousasse discordar de seus rumos. Os músicos têm utilizado a recém-adquirida liberdade de expressão para manifestar de maneira pública (e até em redes sociais como o Facebook) a vontade de mudança por lá. Ao que parece, Tortelier era visto como a melhor das soluções provisórias, mas está bem longe de constituir o nome dos sonhos dos musicistas para construir a nova ordem pós-Neschling.

No Municipal, os ânimos parecem ainda mais acirrados. Toda insatisfação de uma orquestra que era tida como a segunda do Brasil, mas que vem sendo paulatinamente desprestigiada e desvalorizada nos últimos anos, explodiu no colo de Rodrigo de Carvalho.

Por estarem em situação trabalhista mais precária que seus colegas da Osesp, os integrantes da Sinfônica Municipal são bem mais cautelosos; eles temem retaliações, como o cancelamento de seus contratos e até a extinção da orquestra. Contudo, em conversas reservadas, a impressão que os músicos passam é de que não há mais nada que Carvalho possa fazer para mudar a situação: a má vontade para com ele é generalizada.

Pois a difícil arte da regência não é um ofício puramente musical: para além do aspecto artístico, envolve não poucas questões políticas, tanto da grande política - a relação com gestores culturais, secretários de cultura, etc -, quanto da pequena política do dia-a-dia - o trato com os subordinados e colegas de trabalho.

Se as grandes orquestras paulistanas fossem clubes de futebol, dir-se-ia que seus regentes estão “prestigiados”. E quem acompanha o mundo da bola sabe que, se, por um lado, uma sequência de bons resultados pode salvar o emprego de um treinador que está com a corda no pescoço, por outro, quando a relação com os jogadores está desgastada, mesmo técnicos que já venceram a Copa do Mundo acabam perdendo os cargos. É esperar para ver.





Irineu Franco Perpetuo - é jornalista, colaborador do jornal Folha de S. Paulo e correspondente no Brasil da revista Ópera Actual (Barcelona).

Mais Textos

Primeiras impressões sobre a temporada da Osesp Por João Marcos Coelho (29/9/2017)
“Tosca” tem montagem competente no Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (28/9/2017)
Refinamento e inventividade em “Brazilian Landscapes” Por Camila Frésca (28/9/2017)
Um “Nabucco” problemático no Theatro Municipal de São Paulo Por João Luiz Sampaio (26/9/2017)
Na estreia com a Osesp, Leonardo Hilsdorf encanta a Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (22/9/2017)
Festival de Ópera do Theatro da Paz faz bom “Don Giovanni” Por Nelson Rubens Kunze (19/9/2017)
Penderecki e Szymanowski: uma noite musical maior Por Jorge Coli (18/9/2017)
Novo fôlego para a ópera no RS Por Everton Cardoso (8/9/2017)
Wagner de boa qualidade, mas sem lirismo e vigor dramático Por Jorge Coli (4/9/2017)
Finalmente Dudamel “suja” mãos e batuta com a “política” Por João Marcos Coelho (24/8/2017)
Dobradinha “Pulcinella & Arlecchino” tem boa realização no Theatro São Pedro Por Nelson Rubens Kunze (23/8/2017)
O bel canto colorido e expressivo de Javier Camarena Por Irineu Franco Perpetuo (10/8/2017)
Osesp faz belo concerto com programa raro Por Jorge Coli (9/8/2017)
Terceira edição do Festival Vermelhos consolida projeto cultural em Ilhabela Por Camila Frésca (8/8/2017)
Em busca da música Por João Marcos Coelho (28/7/2017)
Neojiba: o exemplo da Bahia para o Brasil Por Irineu Franco Perpetuo (24/7/2017)
Você conhece José Vieira Brandão? Por João Marcos Coelho (12/7/2017)
Campos do Jordão, Salzburg e a economia da cultura Por Nelson Rubens Kunze (12/7/2017)
Rameau em “dreadlocks” Por Jorge Coli (11/7/2017)
Isabelle Faust, Vadim Repin e Julian Rachlin: sobre expectativas, decepções e boas surpresas Por Camila Frésca (5/7/2017)
Encomenda da Osesp mostra Mehmari maduro Por Irineu Franco Perpetuo (3/7/2017)
Fórum apresenta importantes orientações para “endowments” culturais no Brasil Por Nelson Rubens Kunze (10/6/2017)
Filme “Filhos de Bach” marca por sua sensibilidade e delicadeza Por Nelson Rubens Kunze (9/6/2017)
Transformação social e o futuro da música clássica Por Anahi Ravagnani e Leonardo Martinelli (30/5/2017)
Os extras contemporâneos de Isabelle Faust na Sala São Paulo Por João Marcos Coelho (25/5/2017)
Festival Amazonas de Ópera encena ‘Tannhäuser’ e comemora 20ª edição Por Nelson Rubens Kunze (23/5/2017)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Outubro 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4
 

 
São Paulo:

27/10/2017 - Antonio Meneses - violoncelo

Rio de Janeiro:
29/10/2017 - XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea

Outras Cidades:
26/10/2017 - Aracaju, SE - Orquestra Sinfônica de Sergipe
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046