Banner 468x60
Banner 180x60
Boa tarde.
Terça-Feira, 17 de Outubro de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 
 
 
“Don Pasquale”: um caminho para o São Pedro? (9/9/2010)
Por Irineu Franco Perpetuo

Cantores dando bis em cena aberta, orquestra orgulhosa e satisfeita, público feliz a não mais poder: temos que reconhecer o óbvio triunfo obtido pela montagem de Don Pasquale, de Donizetti, no final do mês passado, no Teatro São Pedro.

Um triunfo ainda mais significativo se levarmos em conta que o São Pedro, nos últimos anos, tem sido o palco de alguns dos mais tristes "micos" operísticos paulistanos. Exceções, é claro, houve (a mais honrosa das quais, não custa lembrar, foi O Homem que confundiu sua mulher com um chapéu, no já distante 2006); contudo, a regra no belíssimo teatro da Barra Funda tem sido montagens a oscilar entre o ridículo involuntário, o constrangimento desnecessário e a mais pura vergonha alheia.


Douglas Hahn, Saulo Javan e Rosana Lamosa em cena da ópera Don Pasquale [Foto: divulgação/Adriano Escanhuela]

No Don Pasquale, felizmente, não teve nada disso. A inteligência de Enzo Dara, que soube apostar na minuciosa direção de cantores para construir as situações cômicas requeridas pelo libreto, permitiu a todos esquecer a pobreza franciscana e a feiura atávica da cenografia.

A jovem orquestra, que havia começado o ano desempenhando sofrivelmente em um repertório visivelmente acima de suas forças, começa a encontrar sua sonoridade, sob a regência fluente e conhecedora do estilo de Vito Clemente.

E os cantores se mostraram perfeitamente à vontade em suas partes – seria injusto fazer qualquer destaque individual no equilibrado, carismático e brilhante quarteto formado por Saulo Javan (Don Pasquale), Douglas Hahn (Malatesta), Fernando Portari (Ernesto) e Rosana Lamosa (Norina).

Se as derrotas, pelo que dizem, ensinam, não me parece que seria ocioso tentar extrair carga pedagógica também dos triunfos. E refletir se Don Pasquale não sinaliza um caminho para a ainda errática programação do São Pedro. Porque não faz o mínimo sentido o teatro tentar competir com o Municipal de São Paulo, ou mesmo preencher a gigantesca lacuna deixada pela vergonhosa ausência da casa em nossa programação operística.


Fernando Portari, na ópera Don Pasquale [Foto: divulgação/Adriano Escanhuela]

O São Pedro é menor, tem uma orquestra jovem, coro semiamador e orçamento reduzido. Não devem caber por lá, portanto, delírios de tentar levar à cena óperas que peçam efetivo instrumental gigantesco, nem que requeiram aparato cênico luxuriante.

Isso exclui muita coisa do repertório, mas também deixa abertas portas interessantíssimas. Há todo o século XVIII a ser explorado (Mozart inclusive!), além de inúmeros e deliciosos títulos do bel canto e sofisticadas óperas de câmara do século XX.

Essa ampla faixa do repertório, além de agradar o público, pode oferecer excelentes oportunidades de trabalho aos cantores locais, cuja vocalidade leve rende muito mais nesse tipo de espetáculo do que nos títulos veristas e wagnerianos em que por vezes são equivocadamente escalados.

Se adotada essa linha, um sucesso como Don Pasquale tem tudo para se tornar não a mais clamorosa das exceções, mas a mais gloriosa das regras. Vale a pena torcer.





Irineu Franco Perpetuo - é jornalista, colaborador do jornal Folha de S. Paulo e correspondente no Brasil da revista Ópera Actual (Barcelona).

Mais Textos

Primeiras impressões sobre a temporada da Osesp Por João Marcos Coelho (29/9/2017)
“Tosca” tem montagem competente no Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (28/9/2017)
Refinamento e inventividade em “Brazilian Landscapes” Por Camila Frésca (28/9/2017)
Um “Nabucco” problemático no Theatro Municipal de São Paulo Por João Luiz Sampaio (26/9/2017)
Na estreia com a Osesp, Leonardo Hilsdorf encanta a Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (22/9/2017)
Festival de Ópera do Theatro da Paz faz bom “Don Giovanni” Por Nelson Rubens Kunze (19/9/2017)
Penderecki e Szymanowski: uma noite musical maior Por Jorge Coli (18/9/2017)
Novo fôlego para a ópera no RS Por Everton Cardoso (8/9/2017)
Wagner de boa qualidade, mas sem lirismo e vigor dramático Por Jorge Coli (4/9/2017)
Finalmente Dudamel “suja” mãos e batuta com a “política” Por João Marcos Coelho (24/8/2017)
Dobradinha “Pulcinella & Arlecchino” tem boa realização no Theatro São Pedro Por Nelson Rubens Kunze (23/8/2017)
O bel canto colorido e expressivo de Javier Camarena Por Irineu Franco Perpetuo (10/8/2017)
Osesp faz belo concerto com programa raro Por Jorge Coli (9/8/2017)
Terceira edição do Festival Vermelhos consolida projeto cultural em Ilhabela Por Camila Frésca (8/8/2017)
Em busca da música Por João Marcos Coelho (28/7/2017)
Neojiba: o exemplo da Bahia para o Brasil Por Irineu Franco Perpetuo (24/7/2017)
Você conhece José Vieira Brandão? Por João Marcos Coelho (12/7/2017)
Campos do Jordão, Salzburg e a economia da cultura Por Nelson Rubens Kunze (12/7/2017)
Rameau em “dreadlocks” Por Jorge Coli (11/7/2017)
Isabelle Faust, Vadim Repin e Julian Rachlin: sobre expectativas, decepções e boas surpresas Por Camila Frésca (5/7/2017)
Encomenda da Osesp mostra Mehmari maduro Por Irineu Franco Perpetuo (3/7/2017)
Fórum apresenta importantes orientações para “endowments” culturais no Brasil Por Nelson Rubens Kunze (10/6/2017)
Filme “Filhos de Bach” marca por sua sensibilidade e delicadeza Por Nelson Rubens Kunze (9/6/2017)
Transformação social e o futuro da música clássica Por Anahi Ravagnani e Leonardo Martinelli (30/5/2017)
Os extras contemporâneos de Isabelle Faust na Sala São Paulo Por João Marcos Coelho (25/5/2017)
Festival Amazonas de Ópera encena ‘Tannhäuser’ e comemora 20ª edição Por Nelson Rubens Kunze (23/5/2017)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Outubro 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4
 

 
São Paulo:

20/10/2017 - Orquestra Barroca Emesp

Rio de Janeiro:
24/10/2017 - XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea

Outras Cidades:
28/10/2017 - Curitiba, PR - III Festival de Ópera do Paraná
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046