Banner 180x60
Boa tarde.
Terça-Feira, 17 de Outubro de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 
 
 
Imaginem que capa de CD ainda pode provocar polêmica (16/8/2011)
Por João Marcos Coelho

Atualmente, ninguém mais dá bola para o CD como suporte físico da música, certo? Errado – e isso não é ranço de velho passadista não. O CD ainda é capaz de provocar polêmica, mesmo antes de seu lançamento. O CD “WT 9/11” do selo Nonesuch, com obras do compositor minimalista Steve Reich interpretadas pelo conhecido Kronos Quartet, com lançamento marcado no próximo dia 20 de setembro, está dando o que falar nos Estados Unidos.

A capa original, como vocês podem ver abaixo, reproduz uma foto manipulada dos atentados terroristas às torres gêmeas de Nova York de 11 de setembro 2001. Reich escreveu a peça no momento em que o mundo prepara-se para lembrar e fazer um balanço do terrível evento ocorrido exatamente dez anos atrás.


Capa polêmica do CD de Steve Reich.

Só que, logo depois de divulgada na internet – no site da gravadora e também na Amazon, para pré-venda –, a capa foi xingada, esculachada e qualificada como de mau gosto, entre milhares de manifestações virtuais. Um internauta lamentou que “ele não tenha conseguido captar e trazer para a música o grito de alguém caindo do centésimo andar das torres gêmeas”. Outro acusa o compositor de sequer estar na cidade naquele dia fatídico. Um terceiro lembra que a própria Nonesuch já recusou, anos atrás, a proposta de John Zorn (outro compositor experimental de Manhattan) de colocar uma cabeça decepada, à la Salomé de Richard Strauss, na capa de um de seus CDs. Causou furor também o tratamento gráfico da foto original, com adição de cinzas e cores mais sombrias – aquela era uma manhã de sol – só para elevar ainda mais a dramaticidade do evento.


Foto que está sendo exibida no site da Nonesuch e na Amazon, para pré-venda do CD.

A onda de polêmica alcançou uma enorme repercussão, a ponto de o próprio Steve Reich vir a público semana passada para anunciar que mudará a capa do CD (a capa original sumiu; agora, o site da Amazon traz uma foto do compositor com os membros do Kronos). “Pessoas que nunca tinham ouvido a música amplificaram a controvérsia”, escreveu Reich no site da Nonesuch. “Quando WTC 9/11 foi interpretada pela primeira vez pelo Kronos Quartet semanas atrás, a reação do público e da crítica foi respeitosa e emocionada. Pareceu-me errado a capa do CD provocar uma audição totalmente equivocada da música.”

A obra, para três quartetos de cordas – no concerto de estreia em Nova York dois foram gravados e simultaneamente reproduzidos com a performance ao vivo do Kronos Quartet –, inclui ainda vozes gravadas nas chamadas telefônicas feitas na manhã do dia 11 de setembro de 2001, assim como entrevistas feitas anos depois com nova-iorquinos de algum modo ligados ou que viveram de perto os acontecimentos daquela manhã.

O CD também traz o grupo So Percussion interpretando o Mallet Quartet, de 2009, e o compositor liderando um grupo de músicos executando seu Dance Patterns, de 2002. Ainda não é possível ouvir nenhum trecho de WTC 9/11, mas dá para curtir os comentários do violinista David Harrington, do Kronos, no YouTube
.





João Marcos Coelho - é jornalista e crítico musical, colaborador do jornal O Estado de S. Paulo e apresentador do programa "O que há de novo", da Rádio Cultura FM; é coordenador da área de música contemporânea da CPFL Cultura.

Mais Textos

Primeiras impressões sobre a temporada da Osesp Por João Marcos Coelho (29/9/2017)
“Tosca” tem montagem competente no Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (28/9/2017)
Refinamento e inventividade em “Brazilian Landscapes” Por Camila Frésca (28/9/2017)
Um “Nabucco” problemático no Theatro Municipal de São Paulo Por João Luiz Sampaio (26/9/2017)
Na estreia com a Osesp, Leonardo Hilsdorf encanta a Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (22/9/2017)
Festival de Ópera do Theatro da Paz faz bom “Don Giovanni” Por Nelson Rubens Kunze (19/9/2017)
Penderecki e Szymanowski: uma noite musical maior Por Jorge Coli (18/9/2017)
Novo fôlego para a ópera no RS Por Everton Cardoso (8/9/2017)
Wagner de boa qualidade, mas sem lirismo e vigor dramático Por Jorge Coli (4/9/2017)
Finalmente Dudamel “suja” mãos e batuta com a “política” Por João Marcos Coelho (24/8/2017)
Dobradinha “Pulcinella & Arlecchino” tem boa realização no Theatro São Pedro Por Nelson Rubens Kunze (23/8/2017)
O bel canto colorido e expressivo de Javier Camarena Por Irineu Franco Perpetuo (10/8/2017)
Osesp faz belo concerto com programa raro Por Jorge Coli (9/8/2017)
Terceira edição do Festival Vermelhos consolida projeto cultural em Ilhabela Por Camila Frésca (8/8/2017)
Em busca da música Por João Marcos Coelho (28/7/2017)
Neojiba: o exemplo da Bahia para o Brasil Por Irineu Franco Perpetuo (24/7/2017)
Você conhece José Vieira Brandão? Por João Marcos Coelho (12/7/2017)
Campos do Jordão, Salzburg e a economia da cultura Por Nelson Rubens Kunze (12/7/2017)
Rameau em “dreadlocks” Por Jorge Coli (11/7/2017)
Isabelle Faust, Vadim Repin e Julian Rachlin: sobre expectativas, decepções e boas surpresas Por Camila Frésca (5/7/2017)
Encomenda da Osesp mostra Mehmari maduro Por Irineu Franco Perpetuo (3/7/2017)
Fórum apresenta importantes orientações para “endowments” culturais no Brasil Por Nelson Rubens Kunze (10/6/2017)
Filme “Filhos de Bach” marca por sua sensibilidade e delicadeza Por Nelson Rubens Kunze (9/6/2017)
Transformação social e o futuro da música clássica Por Anahi Ravagnani e Leonardo Martinelli (30/5/2017)
Os extras contemporâneos de Isabelle Faust na Sala São Paulo Por João Marcos Coelho (25/5/2017)
Festival Amazonas de Ópera encena ‘Tannhäuser’ e comemora 20ª edição Por Nelson Rubens Kunze (23/5/2017)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Outubro 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4
 

 
São Paulo:

28/10/2017 - Banda Sinfônica Jovem do Estado

Rio de Janeiro:
26/10/2017 - XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea

Outras Cidades:
24/10/2017 - Curitiba, PR - III Festival de Ópera do Paraná
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046