Banner 180x60
Boa noite.
Terça-Feira, 12 de Dezembro de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 

 

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 

 
 
 
She’s coming (30/8/2011)
Por Leonardo Martinelli

Talvez sem querer, Marin Alsop acabou por se tornar uma das principais atrações desta temporada clássica brasileira. A razão é clara: ano que vem ela assume oficialmente a regência da Osesp, sucedendo Yan Pascal Tortelier em seu mandato tampão. Em junho passado ela realizou com a orquestra paulista as primeiras apresentações após o anúncio oficial de sua indicação, e tal como noticiado na matéria de capa da edição de agosto da Revista CONCERTO, acompanhamos com interesse como a “maestra”, seus futuros músicos e seu público reagiram neste início de noivado.

Semana passada Alsop voltou a reger a Osesp, agora com um repertório diferenciado (anteriormente havia regido apenas Mahler), e a expectativa que pairava no ar era de como este futuro casamento poderia reagir. Tanto para quem foi à Sala São Paulo quanto para quem conferiu a histórica transmissão ao vivo da récita de sábado pela internet, percebeu que há muitas coisas que jogam a favor dessas bodas musicais.


Marin Alsop [foto: divulgação]

Na primeira parte do concerto, Alsop conduziu muito bem a Osesp para acompanhar o violinista francês Renaud Capuçon no Concerto Op. 35 de Erich Korngold. Em geral, solistas “stand up” tendem a sofrer no palco da Sala São Paulo, onde facilmente solos de violinos, sopros e cantores são engolidos pela massa orquestral, que os devora por detrás. Alsop soube achar o equilíbrio certo entre as diferentes forças em jogo, fazendo do palco terreno fértil para a empolgante arte de Capuçon. Detentor de uma sonoridade vibrante, Capuçon soube aproveitar a escrita peculiar de Korngold, com suas notas longas no agudo como precioso veículo de expressão. Seu bis, uma versão da célebre melodia do bailado de Orfeu e Eurídice, de Gluck, foi um verdadeiro tratado da arte dos vibratos.

Se o papel desempenhado por Alsop para garantir uma bela execução do Concerto foi por si admirável, com os quatro movimentos da Sinfonia nº 5 de Prokofiev a regente norte-americana mostrou porque é uma pessoa a quem se pode confiar a guarda de uma orquestra de excelência.

Regendo de cor, Alsop atuou com competência no balanço da torrente de ideias musicais que brotam dos diversos naipes da orquestra, conduzindo a orquestra de forma decisiva e inspirada no mosaico sonoro que caracteriza a escrita de Prokofiev nesta obra. Com confiança, soube levar a Osesp nas nuances de tempos e foi generosa em deixar brilhar os solos individuais que brotam da partitura, com destaque para a bela atuação do clarinetista Sergio Burgani.

Com a sua futura orquestra, Alsop irá gravar nos próximos anos a integral das sinfonias de Prokofiev, e pelo que foi apresentado nesta última semana de agosto, o ciclo tem tudo para se tornar uma nova referência. Apertem os cintos, que a maestra está chegando...





Leonardo Martinelli - é compositor e jornalista. Foi editor-assistente da Revista CONCERTO entre 2009 e 2013, e atualmente é diretor de formação da Fundação Theatro Municipal de São Paulo.

Mais Textos

A goleada da Argentina (e nem precisaram do Messi) Por Nelson Rubens Kunze (8/12/2017)
Uma grande e despretensiosa sátira Por João Luiz Sampaio (8/12/2017)
Museu virtual reúne milhares de instrumentos de coleções britânicas Por Camila Frésca (4/12/2017)
Karnal, a Osesp e o governador Por Nelson Rubens Kunze (24/11/2017)
Quem não trafega nas redes sociais se trumbica Por João Marcos Coelho (24/11/2017)
Budu e Hilsdorf: nasce um duo Por Irineu Franco Perpetuo (14/11/2017)
Três óperas Por Jorge Coli (7/11/2017)
Convocação de OSs para Emesp, Guri e Conservatório de Tatuí reforça torniquete financeiro do governo Por Nelson Rubens Kunze (3/11/2017)
Para onde nos levará a onda de censura no país? Por João Marcos Coelho (31/10/2017)
Os quartetos de cordas e a reavaliação da obra de Villa-Lobos Por Camila Frésca (30/10/2017)
O Brahms profundo e espontâneo de Nelson Freire Por Irineu Franco Perpetuo (25/10/2017)
Primeiras impressões sobre a temporada da Osesp Por João Marcos Coelho (29/9/2017)
“Tosca” tem montagem competente no Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (28/9/2017)
Refinamento e inventividade em “Brazilian Landscapes” Por Camila Frésca (28/9/2017)
Um “Nabucco” problemático no Theatro Municipal de São Paulo Por João Luiz Sampaio (26/9/2017)
Na estreia com a Osesp, Leonardo Hilsdorf encanta a Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (22/9/2017)
Festival de Ópera do Theatro da Paz faz bom “Don Giovanni” Por Nelson Rubens Kunze (19/9/2017)
Penderecki e Szymanowski: uma noite musical maior Por Jorge Coli (18/9/2017)
Novo fôlego para a ópera no RS Por Everton Cardoso (8/9/2017)
Wagner de boa qualidade, mas sem lirismo e vigor dramático Por Jorge Coli (4/9/2017)
Finalmente Dudamel “suja” mãos e batuta com a “política” Por João Marcos Coelho (24/8/2017)
Dobradinha “Pulcinella & Arlecchino” tem boa realização no Theatro São Pedro Por Nelson Rubens Kunze (23/8/2017)
O bel canto colorido e expressivo de Javier Camarena Por Irineu Franco Perpetuo (10/8/2017)
Osesp faz belo concerto com programa raro Por Jorge Coli (9/8/2017)
Terceira edição do Festival Vermelhos consolida projeto cultural em Ilhabela Por Camila Frésca (8/8/2017)
Em busca da música Por João Marcos Coelho (28/7/2017)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Dezembro 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6
 

 
São Paulo:

16/12/2017 - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Coro Acadêmico da Osesp e Coro da Osesp

Rio de Janeiro:
17/12/2017 - Orquestra, Coro e Solistas da Cia. Bachiana Brasileira

Outras Cidades:
14/12/2017 - João Pessoa, PB - XX Virtuosi - Festival Internacional de Música de Pernambuco
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046