Banner 468x60
Banner 180x60
Bom dia.
Terça-Feira, 2 de Setembro de 2014.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   

 
 
 
Opes mostra boa produção semiencenada de “O amor das três laranjas”, de Prokofiev (28/11/2011)
Por Nelson Rubens Kunze

A história é um tanto absurda: com a ajuda de Truffaldino, o Rei de Trèfles promove um festival de animações para fazer o Príncipe rir e assim curá-lo de sua depressão hipocondríaca. Nada dá certo, até que a bruxa Fata Morgana – que na verdade só está ali conspirando contra o Rei para que o Príncipe não ria – toma um tombo hilário, despertando finalmente o riso do príncipe (um ha-ha-ha-ha em ritmo de quinta sinfonia de Beethoven). Zangada, Morgana lança a maldição e o Príncipe se torna presa da paixão por três laranjas. A partir daí o surrealismo só cresce: junto com Truffaldino, o Príncipe parte em busca das três laranjas enfrentando diversos desafios – entre eles o de vencer a cozinheira (cantada por um baixo), que defende sua cozinha com uma enorme e temida colher de cobre. No fim, tudo se resolve, o Príncipe se junta à linda Princesa e os malvados – Morgana, sua criada Sméraldine e o primeiro ministro – acabam, num passe de mágica, desaparecendo do reino.

O próprio compositor Serguei Prokofiev (1891-1953) preparou o libretto de sua ópera O amor das três laranjas a partir de uma adaptação feita para o teatro pelo italiano Carlo Gozzi (em meados do século XVIII), por sua vez baseado em uma peça inspirada na commedia del’arte e escrita por Giambattista Basile no século anterior. A música, que contém uma famosa marcha no segundo ato, é envolvente e acompanha as situações de diversão e crítica com o mesmo espírito do enredo. A ópera estreou em 1921, em Chicago nos Estados Unidos, sob direção do próprio compositor.

Foi muito boa a realização artística de O amor das três laranjas apresentada ontem (27 de novembro), no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, pela Orquestra Petrobras Sinfônica (Opes), com direção musical e regência do maestro Isaac Karabtchevsky. A direção cênica de Alberto Renault, a coreografia de Marcia Milhazes e os figurinos e adereços de Isabela Capeto contribuíram para o convincente resultado, em que os cantores se movimentavam no proscênio com o Coro Sinfônico do Rio de Janeiro (direção de Julio Moretzsohn) na parte de trás da orquestra. O equilibrado elenco de 16 vozes solistas – escolhido em audições que proporcionaram importante oportunidade para jovens talentos – foi composto integralmente por brasileiros. Foi um prazer ver o ouvir o príncipe Marcos Paulo com seu travesseiro, o animado Sergio Weintraub como Truffaldino, o histrionismo de Pepes do Vale como cozinheira e as maldades de Fata Morgana (Gabriela Rossi) e sua criada Sméraldine (Luciana Costa e Silva). Mas seria injusto não citar os outros cantores, que em conjunto formaram um elenco bom e homogêneo: Luisa Francesconi (Princesa Clarisse), Carlos Eduardo Marcos (Rei), Homero Velho (primeiro ministro), Vinicius Atique (Pantelon), Leonardo Páscoa (mágico Tchelio), Carolina Faria, Carla Odorizzi e Lina Mendes (as três laranjas), Daniel Soren (Farfarello), Ivan Jorgensen Malta e Manuel Alvarez Abreu.

Essa é a terceira ópera que a Petrobras Sinfônica realiza dentro desse conceito – títulos raros em versões semiencenadas (nos anos anteriores fizeram O anão de Zemlinsky e O caso Makropulos de Janácek). É um diferencial que já marca o trabalho dessa orquestra. Em 2012 o projeto ainda ganha um destaque adicional, já que fará a estreia mundial da ópera Piedade, de João Guilherme Ripper, comissionada pela própria Opes.

Boas ideias que merecem divulgação e incentivo!

[Nelson Rubens Kunze viajou ao Rio de Janeiro e assistiu à O amor das três laranjas a convite da Opes.]





Nelson Rubens Kunze - é diretor-editor da Revista CONCERTO

Mais Textos

Caminhando pela terra de Hector Berlioz Por João Luiz Sampaio (1/9/2014)
Ernesto Nazareth brilha nas oito cordas do violão de Nicolas de Souza Barros Por Camila Frésca (29/8/2014)
O prazer d(n)os livros e uma vergonhosa semelhança Por João Marcos Coelho (25/8/2014)
Diário de Salzburgo 2014 – Parte 5 Por Irineu Franco Perpetuo (22/8/2014)
Diário de Salzburgo 2014 – Parte 4 Por Irineu Franco Perpetuo (21/8/2014)
Diário de Salzburgo 2014 – Parte 3 Por Irineu Franco Perpetuo (20/8/2014)
Diário de Salzburgo 2014 – Parte 2 Por Irineu Franco Perpetuo (19/8/2014)
“Las horas vacías” no Theatro São Pedro de São Paulo Por Jorge Coli (18/8/2014)
Diário de Salzburgo 2014 – Parte 1 Por Irineu Franco Perpetuo (18/8/2014)
“Mefistofele” abre 13ª edição do Festival de Ópera do Theatro da Paz Por Nelson Rubens Kunze (7/8/2014)
A magia da música cigana no violino de Ayran Nicodemo Por Camila Frésca (5/8/2014)
Um brinde aos Sísifos brasileiros Por João Marcos Coelho (29/7/2014)
Dois momentos: Cia. Minaz e Osesp Por Jorge Coli (28/7/2014)
Cosmopolitismo ou jequice? Por João Luiz Sampaio (24/7/2014)
Mais um jovem talento em busca de seu sonho Por Camila Frésca (21/7/2014)
Obrigado, Lorin Maazel Por Irineu Franco Perpetuo (14/7/2014)
Villa-Lobos, Glauco Velásquez e Alberto Nepomuceno na pauta da música brasileira Por Camila Frésca (3/7/2014)
“Candide”, de Leonard Bernstein, pela Osesp Por Lauro Machado Coelho (1/7/2014)
Dois momentos: Theatro São Pedro e Municipal de São Paulo Por Jorge Coli (30/6/2014)
Mirem-se no exemplo de Alan Gilbert e a Filarmônica de NY Por João Marcos Coelho (20/6/2014)
Novos sons para o trombone brasileiro Por Camila Frésca (17/6/2014)
Passado, presente e futuro na ópera brasileira Por João Luiz Sampaio (13/6/2014)
O Cavaleiro Gluck no Theatro São Pedro Por Jorge Coli (3/6/2014)
Malheiro no São Pedro: agora vai? Por Irineu Franco Perpetuo (2/6/2014)
Grande produção de “Carmen” estreia no Theatro Municipal Por Nelson Rubens Kunze (31/5/2014)
Em sua 18ª edição, FAO segue protagonista da cena lírica nacional Por Nelson Rubens Kunze (29/5/2014)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Setembro 2014 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4
 

 
São Paulo:

18/9/2014 - Momix Dance Theater

Rio de Janeiro:
23/9/2014 - III Semana Internacional de Música de Câmara do Rio de Janeiro

Outras Cidades:
16/9/2014 - Belo Horizonte, MG - Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046