Banner 468x60
Banner 180x60
Bom dia.
Domingo, 22 de Janeiro de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes



 
 
 
Sinfonia em preto-e-branco (15/2/2012)
Por Leonardo Martinelli

Em plena era do cinema 3D, não deixa de surpreender o sucesso que o filme O Artista está fazendo, pois além de uma excelente audiência mundo afora, esta produção francesa concorre a nada menos que 10 prêmios do Oscar deste ano.

Ambientado numa Hollywood dos anos vinte, quando astros do cinema mudo faziam bater forte o coração de mocinhas apaixonadas, O Artista realiza um virtuoso exercício de metalinguagem ao retratar o cotidiano destas produções e, principalmente, a vida do fictício “galã-mudo” George Valentin, soberbamente interpretado por Jean Dujardin. Com a inexorável aproximação da era do cinema sonoro em seu encalço, Valentin irá conhecer a ruína financeira ao mesmo tempo que conhece o amor e dedicação da bela Pappy Miller (Bérénice Bejo, outra inspirada atuação deste filme), jovem atriz que surge junto com os alto-falantes das salas de exibição e inadvertidamente acaba lhe roubando seu lugar no estrelato.


Cena do filme O Artista [foto: divulgação]

Ao longo de seus cem minutos de duração, testemunhamos em matizes de cinzas os encontros e desencontros de nosso casal protagonista, cujas ideias e diálogos ficamos sabendo apenas por meio das legendas de tela inteira que esporadicamente se imprimem na tela, resgatando a antiga dinâmica narrativa do cinema mudo.

Sem diálogos ou sonoplastia, fica então mais evidente que este emocionante filme conta com um terceiro protagonista: a música. Neste caso, coube ao compositor francês Ludovic Bource conferir importante atuação no filme por meio de sua partitura.

Até então desconhecido no ramo (em seu currículo há poucos e, em bom português, insignificantes trabalhos na área), Bource recebeu um verdadeiro bilhete de loteria em termos de música para cinema. A importância do som e da música no cinema é evidente, apesar de nem sempre espectadores desatentos se aperceberam que muito da emoção que um filme eventualmente lhe causa vem mais do que está ouvindo do que pelo o que está sendo visto. Porém, na poética do cinema mudo, cabe à música o peso de garantir e reforçar toda carga dramática e sentimental que as imagens potencialmente trazem. E isto de forma praticamente ininterrupta!

Mas da mesma forma que, enquanto filme, O Artista não se reduz a um mero exercício técnico-estilístico de refazer, nos dias atuais, um filme aos moldes da década de 1920, a condição de metalinguagem é estendida à sua partitura.

Utilizando o vocabulário das diversas escritas orquestrais da época em que o filme está ambientado, Bource nos conduz e um verdadeiro passeio estilístico, ora em Mahler, ora em Strauss, ora nos Impressionistas franceses, sempre regado a generosas doses de jazz. Aqui e acolá surge trechos de música não original (tal como Estancia, de Alberto Ginastera), o que em nada diminui a maestria de de Bource no trabalho de condução musical deste singular e originalíssimo roteiro, verdadeira sinfonia em preto-e-branco cuja escuta se sustenta mesmo sem a parte visual na tela.





Leonardo Martinelli - é compositor e jornalista. Foi editor-assistente da Revista CONCERTO entre 2009 e 2013, e atualmente é diretor de formação da Fundação Theatro Municipal de São Paulo.

Mais Textos

Nação civilizada (ou seria incivilizada?) Por Nelson Rubens Kunze (18/1/2017)
Diário de viagem Por Jorge Coli (16/1/2017)
Para conhecer Claudio Santoro Por Irineu Franco Perpetuo (23/12/2016)
Feliz Ano Novo? Por Nelson Rubens Kunze (23/12/2016)
Fim da Oficina de Curitiba: populismo da pior espécie Por João Marcos Coelho (20/12/2016)
Um retrato do Painel Funarte de Ensino Coletivo Por Camila Frésca (19/12/2016)
Aleyson Scopel faz ótima apresentação no Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (16/12/2016)
Em Porto Alegre, uma “Carmina Burana” para lembrar Por Everton Cardoso (15/12/2016)
“Fosca”, de Carlos Gomes, ganha enfim uma estupenda apresentação contemporânea Por Jorge Coli (14/12/2016)
A grande oportunidade do Theatro Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (5/12/2016)
Pego no contrapé, o fenômeno Golijov curte um estranho silêncio criativo Por João Marcos Coelho (1/12/2016)
Gergiev ressuscita partitura perdida de Stravinsky Por Irineu Franco Perpetuo (28/11/2016)
Bons e novos ventos com o Trio Capitu Por Camila Frésca (9/11/2016)
Notas cariocas Por Jorge Coli (7/11/2016)
Cultura sobrestada (a crise e os cortes na cultura) Por Nelson Rubens Kunze (3/11/2016)
Nepomuceno, o internacionalista Por João Marcos Coelho (31/10/2016)
Theatro Municipal do Rio de Janeiro festeja Carlos Gomes Por Nelson Rubens Kunze (26/10/2016)
Projeto Carlos Gomes: um site para o compositor Por Irineu Franco Perpetuo (25/10/2016)
Quando há ópera, não fique em casa! Por Jorge Coli (18/10/2016)
Arrebatadora “Elektra” estreia no Theatro Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (12/10/2016)
Festival de Ópera do Theatro da Paz encena “Turandot”, de Puccini Por Nelson Rubens Kunze (26/9/2016)
O brilho da Osesp nas mãos de Nathalie Stutzmann Por Camila Frésca (26/9/2016)
“Medeia” é ótima realização da Bienal de Ópera Atual Por Nelson Rubens Kunze (19/9/2016)
John Neschling, o processo Por Nelson Rubens Kunze (16/9/2016)
Festival Vermelhos: música na natureza Por Nelson Rubens Kunze (13/9/2016)
Dois belos programas em São Paulo Por Jorge Coli (13/9/2016)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Janeiro 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4
 

 
São Paulo:

23/1/2017 - 4º Festival de Verão da Escola Municipal de Música

Rio de Janeiro:
27/1/2017 - Clarice Assad - piano e André Muato - violão

Outras Cidades:
27/1/2017 - Tiradentes, MG - Elisa Freixo - órgão e convidados
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046