Banner 468x60
Banner 180x60
Boa tarde.
Quinta-Feira, 29 de Junho de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 
 
 
Sinfonia em preto-e-branco (15/2/2012)
Por Leonardo Martinelli

Em plena era do cinema 3D, não deixa de surpreender o sucesso que o filme O Artista está fazendo, pois além de uma excelente audiência mundo afora, esta produção francesa concorre a nada menos que 10 prêmios do Oscar deste ano.

Ambientado numa Hollywood dos anos vinte, quando astros do cinema mudo faziam bater forte o coração de mocinhas apaixonadas, O Artista realiza um virtuoso exercício de metalinguagem ao retratar o cotidiano destas produções e, principalmente, a vida do fictício “galã-mudo” George Valentin, soberbamente interpretado por Jean Dujardin. Com a inexorável aproximação da era do cinema sonoro em seu encalço, Valentin irá conhecer a ruína financeira ao mesmo tempo que conhece o amor e dedicação da bela Pappy Miller (Bérénice Bejo, outra inspirada atuação deste filme), jovem atriz que surge junto com os alto-falantes das salas de exibição e inadvertidamente acaba lhe roubando seu lugar no estrelato.


Cena do filme O Artista [foto: divulgação]

Ao longo de seus cem minutos de duração, testemunhamos em matizes de cinzas os encontros e desencontros de nosso casal protagonista, cujas ideias e diálogos ficamos sabendo apenas por meio das legendas de tela inteira que esporadicamente se imprimem na tela, resgatando a antiga dinâmica narrativa do cinema mudo.

Sem diálogos ou sonoplastia, fica então mais evidente que este emocionante filme conta com um terceiro protagonista: a música. Neste caso, coube ao compositor francês Ludovic Bource conferir importante atuação no filme por meio de sua partitura.

Até então desconhecido no ramo (em seu currículo há poucos e, em bom português, insignificantes trabalhos na área), Bource recebeu um verdadeiro bilhete de loteria em termos de música para cinema. A importância do som e da música no cinema é evidente, apesar de nem sempre espectadores desatentos se aperceberam que muito da emoção que um filme eventualmente lhe causa vem mais do que está ouvindo do que pelo o que está sendo visto. Porém, na poética do cinema mudo, cabe à música o peso de garantir e reforçar toda carga dramática e sentimental que as imagens potencialmente trazem. E isto de forma praticamente ininterrupta!

Mas da mesma forma que, enquanto filme, O Artista não se reduz a um mero exercício técnico-estilístico de refazer, nos dias atuais, um filme aos moldes da década de 1920, a condição de metalinguagem é estendida à sua partitura.

Utilizando o vocabulário das diversas escritas orquestrais da época em que o filme está ambientado, Bource nos conduz e um verdadeiro passeio estilístico, ora em Mahler, ora em Strauss, ora nos Impressionistas franceses, sempre regado a generosas doses de jazz. Aqui e acolá surge trechos de música não original (tal como Estancia, de Alberto Ginastera), o que em nada diminui a maestria de de Bource no trabalho de condução musical deste singular e originalíssimo roteiro, verdadeira sinfonia em preto-e-branco cuja escuta se sustenta mesmo sem a parte visual na tela.





Leonardo Martinelli - é compositor e jornalista. Foi editor-assistente da Revista CONCERTO entre 2009 e 2013, e atualmente é diretor de formação da Fundação Theatro Municipal de São Paulo.

Mais Textos

Fórum apresenta importantes orientações para “endowments” culturais no Brasil Por Nelson Rubens Kunze (10/6/2017)
Filme “Filhos de Bach” marca por sua sensibilidade e delicadeza Por Nelson Rubens Kunze (9/6/2017)
Transformação social e o futuro da música clássica Por Anahi Ravagnani e Leonardo Martinelli (30/5/2017)
Os extras contemporâneos de Isabelle Faust na Sala São Paulo Por João Marcos Coelho (25/5/2017)
Festival Amazonas de Ópera encena ‘Tannhäuser’ e comemora 20ª edição Por Nelson Rubens Kunze (23/5/2017)
Noites memoráveis com Isabelle Faust e Alexander Melnikov Por Camila Frésca (18/5/2017)
Com Faust e Volmer, a Osesp chega à excelência Por Irineu Franco Perpetuo (16/5/2017)
Foi um esplendor, mas... Por Jorge Coli (16/5/2017)
Perdas e danos (Santa Marcelina incorpora Theatro São Pedro) Por Nelson Rubens Kunze (9/5/2017)
Pesquisa do Projeto Guri mostra resultados importantes Por Camila Frésca (3/5/2017)
Diana Damrau, uma artista de mais de 50 tons Por Irineu Franco Perpetuo (2/5/2017)
E Cristian Budu, finalmente, tocou com a Osesp! Por Irineu Franco Perpetuo (21/4/2017)
Olivier Toni Por João Marcos Coelho (20/4/2017)
“Uirapuru”, de Villa-Lobos: algumas considerações no centenário da obra Por Camila Frésca (12/4/2017)
Nasce uma estrela Por Jorge Coli (11/4/2017)
A festa do Concurso Maria Callas: competência e amor à música Por Jorge Coli (4/4/2017)
Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta “Jenufa”, de Janácek Por Nelson Rubens Kunze (4/4/2017)
“Risco” é vibrante imagem artística da cidade de São Paulo Por Jorge Coli (29/3/2017)
Quanto custa uma orquestra sinfônica? Por Nelson Rubens Kunze (28/3/2017)
De palmeiras e pinheirinhos nórdicos Por João Marcos Coelho (24/3/2017)
Opes abre temporada clássica no Theatro Municipal do Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (23/3/2017)
Sombra de sombra – a estreia da ópera “O espelho” Por João Luiz Sampaio (22/3/2017)
Helder Parente, talento infinito Por Rosana Lanzelotte (21/3/2017)
Trio Villani-Côrtes faz uma ótima estreia com “Três tons brasileiros” Por Camila Frésca (14/3/2017)
O valor da música (e a responsabilidade do Estado) Por Nelson Rubens Kunze (5/3/2017)
Um Brasil diferente ainda é possível Por João Marcos Coelho (22/2/2017)
Em clima de festa, Theatro Municipal de São Paulo abre ano com bom concerto Por Nelson Rubens Kunze (22/2/2017)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Junho 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1
 

 
São Paulo:

30/6/2017 - Orquestra de Câmara da ECA/USP - OCAM (CANCELADO)

Rio de Janeiro:
29/6/2017 - Ensemble San Carlino (Itália)

Outras Cidades:
30/6/2017 - Curitiba, PR - Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba e Florilegium Musicum
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046