Banner 468x60
Banner 180x60
Boa tarde.
Terça-Feira, 24 de Maio de 2016.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes






 
 
 
Gente nova, música nova (21/7/2008)
Por Leonardo Martinelli

Jovens compositores brasileiros estão dando o que falar na cena internacional, mas você não vai ouvir nada disso por aqui. Nos últimos meses vários destes artistas – todos na faixa dos vinte/trinta anos – foram premiados em concursos internacionais, algo que efetivamente podemos nos orgulhar tendo em vista o altíssimo grau da concorrência.

Em junho Sergio Kafejian foi premiado no concurso do Festival Internacional de Música Eletroacústica e Arte Sonora de Bourges, na França, com a obra "In Harmonica", para violão e sons eletroacústicos. Ainda no mês passado, Rodrigo Lima abocanhou o Prêmio Ibero-Americano Rodolfo Halffter, na Espanha, com a peça "...Quando se muda a paisagem...", para orquestra de câmara. Poucas semanas atrás foi a vez de Felipe Lara, agraciado com Prêmio Staubach, que além de alguns milhares de euros, lhe rendeu também a encomenda de uma nova obra a ser estreada pelo conceituado Arditi String Quartet no mítico festival de verão de Darmstadt, na Alemanha.

Prêmios como estes são apenas a ponta de um iceberg, não só na carreira destes compositores, mas de toda uma geração.

Desde que o ensino composição foi se consolidando em nossas universidades ao longo das últimas décadas, vários talentos têm sido revelados. Mas mais do que simples compositores, é notável o grau de comprometimento que estes jovens artistas têm em trilhar o caminho da "música nova" (afinal, nem toda composição é, de fato, criação). Debruçando-se sobre as mais recentes estéticas, poéticas, técnicas e temáticas, estes jovens têm cada vez mais chamado a atenção do mundo, realizando seus estudos nas melhores escolas do planeta, participando de importantes cursos, tendo suas obras tocadas por conceituados músicos e ganhando concursos. E, é claro, nada disso será escutado por aqui.

Por quê? Bem, a questão é complexa e envolveria muitos "poréns" e "entretantos". Mas de uma forma geral, podemos creditar este fato à imaturidade de nosso pensamento e práticas musicais. Imaturidade de quem as faz, de quem as gerencia, de quem as ouve, de quem as estuda, de quem as ensina, de quem as consome. Esta imaturidade se manifesta não apenas na questão dos jovens compositores e da música moderna, mas também de qualquer outra forma de manifestação musical que se afaste do "gosto imaturo" (afinal, a música antiga e camerística no Brasil também passam por maus bocados por conta desta imaturidade).

As premiações internacionais de Lara, Kafejian e de Lima nos mostram o quanto ainda há para explorar de nossos talentos musicais e que ainda estamos longe – muito longe – de reverter nosso histórico provincianismo estético.




Leonardo Martinelli - é compositor e jornalista. Foi editor-assistente da Revista CONCERTO entre 2009 e 2013, e atualmente é diretor de formação da Fundação Theatro Municipal de São Paulo.

Mais Textos

Lívio Tragtenberg trabalha em Frankfurt com músicos refugiados Por João Marcos Coelho (23/5/2016)
Bragança Paulista ganha série de música clássica Por Nelson Rubens Kunze (13/5/2016)
Conferência MultiOrquestra 2016 – Dia 3 Por João Luiz Sampaio (13/5/2016)
Conferência MultiOrquestra 2016 – Dia 2 Por João Luiz Sampaio (12/5/2016)
Conferência MultiOrquestra – o primeiro debate e um comentário Por João Luiz Sampaio (11/5/2016)
Sinfônica Heliópolis abre temporada com “Quarta” de Gustav Mahler Por Nelson Rubens Kunze (6/5/2016)
Terras sem Sombra Por Camila Frésca (27/4/2016)
Pelo direito de aplaudir quando quisermos Por João Marcos Coelho (25/4/2016)
Paul Lewis: vigor físico e intelectual Por Irineu Franco Perpetuo (20/4/2016)
Theatro São Pedro apresenta "Adriana Lecouvreur", de Cilea Por Jorge Coli (13/4/2016)
Nelson Goerner e o xodó sinfônico de São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (4/4/2016)
Auto da fé (parte 2): Alma Brasileira Por John Neschling (27/3/2016)
Auto da fé Por John Neschling (26/3/2016)
Bom concerto abre temporada 2016 da Orquestra Petrobras Sinfônica Por Nelson Rubens Kunze (19/3/2016)
Uma ode a Monk Por João Marcos Coelho (16/3/2016)
Espírito vienense e alma russa Por Jorge Coli (15/3/2016)
Eliane Coelho e Gustavo Carvalho: um duo para seguir de perto Por Irineu Franco Perpetuo (14/3/2016)
Uma conversa com Valery Gergiev Por João Luiz Sampaio (9/3/2016)
O sucesso de Dom Quixote Por Jorge Coli (8/3/2016)
“L’amico Fritz”, no Theatro São Pedro Por Jorge Coli (25/2/2016)
Felipe Lara: o brasileiro que encantou o Ensemble Intercontemporain Por Irineu Franco Perpetuo (22/2/2016)
Um começo promissor Por Jorge Coli (16/2/2016)
Tudo pelo público Por João Marcos Coelho (15/2/2016)
Festa com música Por Jorge Coli (5/2/2016)
Festival Sesc é um dos grandes eventos clássicos do sul do país Por Camila Frésca (27/1/2016)
Novos desafios e paradigmas na gestão de instituições musicais Por Nelson Rubens Kunze (12/1/2016)
Oficina de Música de Curitiba promove ótima edição Por Nelson Rubens Kunze (12/1/2016)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Maio 2016 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4
 

 
São Paulo:

26/5/2016 - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

Rio de Janeiro:
31/5/2016 - IX RioHarpFestival

Outras Cidades:
25/5/2016 - Recife, PE - Orquestra Sinfônica do Recife
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2016 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046