Banner 468x60
Banner 180x60
Boa tarde.
Sexta-Feira, 19 de Dezembro de 2014.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 
 
 
Gente nova, música nova (21/7/2008)
Por Leonardo Martinelli

Jovens compositores brasileiros estão dando o que falar na cena internacional, mas você não vai ouvir nada disso por aqui. Nos últimos meses vários destes artistas – todos na faixa dos vinte/trinta anos – foram premiados em concursos internacionais, algo que efetivamente podemos nos orgulhar tendo em vista o altíssimo grau da concorrência.

Em junho Sergio Kafejian foi premiado no concurso do Festival Internacional de Música Eletroacústica e Arte Sonora de Bourges, na França, com a obra "In Harmonica", para violão e sons eletroacústicos. Ainda no mês passado, Rodrigo Lima abocanhou o Prêmio Ibero-Americano Rodolfo Halffter, na Espanha, com a peça "...Quando se muda a paisagem...", para orquestra de câmara. Poucas semanas atrás foi a vez de Felipe Lara, agraciado com Prêmio Staubach, que além de alguns milhares de euros, lhe rendeu também a encomenda de uma nova obra a ser estreada pelo conceituado Arditi String Quartet no mítico festival de verão de Darmstadt, na Alemanha.

Prêmios como estes são apenas a ponta de um iceberg, não só na carreira destes compositores, mas de toda uma geração.

Desde que o ensino composição foi se consolidando em nossas universidades ao longo das últimas décadas, vários talentos têm sido revelados. Mas mais do que simples compositores, é notável o grau de comprometimento que estes jovens artistas têm em trilhar o caminho da "música nova" (afinal, nem toda composição é, de fato, criação). Debruçando-se sobre as mais recentes estéticas, poéticas, técnicas e temáticas, estes jovens têm cada vez mais chamado a atenção do mundo, realizando seus estudos nas melhores escolas do planeta, participando de importantes cursos, tendo suas obras tocadas por conceituados músicos e ganhando concursos. E, é claro, nada disso será escutado por aqui.

Por quê? Bem, a questão é complexa e envolveria muitos "poréns" e "entretantos". Mas de uma forma geral, podemos creditar este fato à imaturidade de nosso pensamento e práticas musicais. Imaturidade de quem as faz, de quem as gerencia, de quem as ouve, de quem as estuda, de quem as ensina, de quem as consome. Esta imaturidade se manifesta não apenas na questão dos jovens compositores e da música moderna, mas também de qualquer outra forma de manifestação musical que se afaste do "gosto imaturo" (afinal, a música antiga e camerística no Brasil também passam por maus bocados por conta desta imaturidade).

As premiações internacionais de Lara, Kafejian e de Lima nos mostram o quanto ainda há para explorar de nossos talentos musicais e que ainda estamos longe – muito longe – de reverter nosso histórico provincianismo estético.




Leonardo Martinelli - é compositor, doutorando em música pela Unesp, professor na Escola de Música de São Paulo e na FASM, além de ser colaborador da Revista e Site CONCERTO.

Mais Textos

Segredos (terríveis e/ou divertidos) Por João Marcos Coelho (17/12/2014)
Domínio russo no Concurso BNDES de Piano Por Irineu Franco Perpetuo (8/12/2014)
“Tosca”, de Puccini, fecha grande ano do Municipal Por Nelson Rubens Kunze (3/12/2014)
A sala de volta Por João Luiz Sampaio (1/12/2014)
Boa produção de “As bodas de Fígaro” encerra temporada do Theatro São Pedro Por Nelson Rubens Kunze (28/11/2014)
Um jogo de luzes e sombras Por João Luiz Sampaio (26/11/2014)
Claudia Toni fala sobre o Festival Sesc de Música de Câmara Por Camila Frésca (25/11/2014)
Dois renovadores da música brasileira – uma entrevista com Lutero Rodrigues Por Maurício Ayer (24/11/2014)
O fabuloso “Diário de Chiara” Por João Marcos Coelho (21/11/2014)
Excelência barroca Por Nelson Rubens Kunze (12/11/2014)
Jovens músicos e bailarinos mostram seu talento no Theatro Municipal de São Paulo Por Camila Frésca (12/11/2014)
Elixir da juventude Por Jorge Coli (11/11/2014)
Naxos: casa da música brasileira Por Irineu Franco Perpetuo (10/11/2014)
Prazeres futuros Por Jorge Coli (4/11/2014)
A ópera em São Paulo, entre dois teatros Por João Luiz Sampaio (30/10/2014)
O bom e o menos bom de “Cavalleria” e “Pagliacci” Por Jorge Coli (27/10/2014)
Palácio das Artes encena “Rigoletto”, de Verdi Por Nelson Rubens Kunze (27/10/2014)
Concerto marca lançamento de obras de Olivier Toni e celebra a trajetória do maestro Por Camila Frésca (22/10/2014)
Desapega, desapega... Por João Marcos Coelho (21/10/2014)
André Heller-Lopes fala sobre “Rigoletto” Por João Luiz Sampaio (16/10/2014)
“Artémis” recuperada Por Guilherme Goldberg (13/10/2014)
Tagliaferro: melhor em CD do que no YouTube Por Irineu Franco Perpetuo (8/10/2014)
A Lady Macbeth de Anna Netrebko e um concerto de Max Bruch Por João Luiz Sampaio (6/10/2014)
Músicos Sem Fronteiras: reabilitando vidas por meio da música Por Camila Frésca (2/10/2014)
Fiquem de olho nesta jovem tribo eletroacústica Por João Marcos Coelho (1/10/2014)
Festival de Ópera do Theatro da Paz encena “Otello”, de Verdi Por Nelson Rubens Kunze (30/9/2014)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Dezembro 2014 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3
 

 
São Paulo:

21/12/2014 - Balé O quebra-nozes, de Tchaikovsky

Rio de Janeiro:
22/12/2014 - Orquestra Sinfônica Heliópolis e Orquestra Petrobras Sinfônica

Outras Cidades:
19/12/2014 - Aracaju, SE - Orquestra Sinfônica de Sergipe
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046