Banner 468x60
Banner 180x60
Boa noite.
Sexta-Feira, 31 de Outubro de 2014.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   

 
 
 
Gente nova, música nova (21/7/2008)
Por Leonardo Martinelli

Jovens compositores brasileiros estão dando o que falar na cena internacional, mas você não vai ouvir nada disso por aqui. Nos últimos meses vários destes artistas – todos na faixa dos vinte/trinta anos – foram premiados em concursos internacionais, algo que efetivamente podemos nos orgulhar tendo em vista o altíssimo grau da concorrência.

Em junho Sergio Kafejian foi premiado no concurso do Festival Internacional de Música Eletroacústica e Arte Sonora de Bourges, na França, com a obra "In Harmonica", para violão e sons eletroacústicos. Ainda no mês passado, Rodrigo Lima abocanhou o Prêmio Ibero-Americano Rodolfo Halffter, na Espanha, com a peça "...Quando se muda a paisagem...", para orquestra de câmara. Poucas semanas atrás foi a vez de Felipe Lara, agraciado com Prêmio Staubach, que além de alguns milhares de euros, lhe rendeu também a encomenda de uma nova obra a ser estreada pelo conceituado Arditi String Quartet no mítico festival de verão de Darmstadt, na Alemanha.

Prêmios como estes são apenas a ponta de um iceberg, não só na carreira destes compositores, mas de toda uma geração.

Desde que o ensino composição foi se consolidando em nossas universidades ao longo das últimas décadas, vários talentos têm sido revelados. Mas mais do que simples compositores, é notável o grau de comprometimento que estes jovens artistas têm em trilhar o caminho da "música nova" (afinal, nem toda composição é, de fato, criação). Debruçando-se sobre as mais recentes estéticas, poéticas, técnicas e temáticas, estes jovens têm cada vez mais chamado a atenção do mundo, realizando seus estudos nas melhores escolas do planeta, participando de importantes cursos, tendo suas obras tocadas por conceituados músicos e ganhando concursos. E, é claro, nada disso será escutado por aqui.

Por quê? Bem, a questão é complexa e envolveria muitos "poréns" e "entretantos". Mas de uma forma geral, podemos creditar este fato à imaturidade de nosso pensamento e práticas musicais. Imaturidade de quem as faz, de quem as gerencia, de quem as ouve, de quem as estuda, de quem as ensina, de quem as consome. Esta imaturidade se manifesta não apenas na questão dos jovens compositores e da música moderna, mas também de qualquer outra forma de manifestação musical que se afaste do "gosto imaturo" (afinal, a música antiga e camerística no Brasil também passam por maus bocados por conta desta imaturidade).

As premiações internacionais de Lara, Kafejian e de Lima nos mostram o quanto ainda há para explorar de nossos talentos musicais e que ainda estamos longe – muito longe – de reverter nosso histórico provincianismo estético.




Leonardo Martinelli - é compositor, doutorando em música pela Unesp, professor na Escola de Música de São Paulo e na FASM, além de ser colaborador da Revista e Site CONCERTO.

Mais Textos

A ópera em São Paulo, entre dois teatros Por João Luiz Sampaio (30/10/2014)
O bom e o menos bom de “Cavalleria” e “Pagliacci” Por Jorge Coli (27/10/2014)
Palácio das Artes encena “Rigoletto”, de Verdi Por Nelson Rubens Kunze (27/10/2014)
Concerto marca lançamento de obras de Olivier Toni e celebra a trajetória do maestro Por Camila Frésca (22/10/2014)
Desapega, desapega... Por João Marcos Coelho (21/10/2014)
André Heller-Lopes fala sobre “Rigoletto” Por João Luiz Sampaio (16/10/2014)
“Artémis” recuperada Por Guilherme Goldberg (13/10/2014)
Tagliaferro: melhor em CD do que no YouTube Por Irineu Franco Perpetuo (8/10/2014)
A Lady Macbeth de Anna Netrebko e um concerto de Max Bruch Por João Luiz Sampaio (6/10/2014)
Músicos Sem Fronteiras: reabilitando vidas por meio da música Por Camila Frésca (2/10/2014)
Fiquem de olho nesta jovem tribo eletroacústica Por João Marcos Coelho (1/10/2014)
Festival de Ópera do Theatro da Paz encena “Otello”, de Verdi Por Nelson Rubens Kunze (30/9/2014)
A história da Osesp refletida em seus spallas Por Camila Frésca (29/9/2014)
Estátua Por Jorge Coli (26/9/2014)
Dois momentos: Pão de queijo & Flechas Por Jorge Coli (24/9/2014)
Duas princesas Por Jorge Coli (22/9/2014)
O Reverendo Nelson e a incrível Philharmonia Por Irineu Franco Perpetuo (16/9/2014)
Orquestra e solistas brilham na “Salomé” do Theatro Municipal de SP Por Nelson Rubens Kunze (9/9/2014)
Caminhando pela terra de Hector Berlioz Por João Luiz Sampaio (1/9/2014)
Seminário aborda gestão cultural e transparência das Organizações Sociais Por Nelson Rubens Kunze (1/9/2014)
Ernesto Nazareth brilha nas oito cordas do violão de Nicolas de Souza Barros Por Camila Frésca (29/8/2014)
O prazer d(n)os livros e uma vergonhosa semelhança Por João Marcos Coelho (25/8/2014)
Diário de Salzburgo 2014 – Parte 5 Por Irineu Franco Perpetuo (22/8/2014)
Diário de Salzburgo 2014 – Parte 4 Por Irineu Franco Perpetuo (21/8/2014)
Diário de Salzburgo 2014 – Parte 3 Por Irineu Franco Perpetuo (20/8/2014)
Diário de Salzburgo 2014 – Parte 2 Por Irineu Franco Perpetuo (19/8/2014)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Outubro 2014 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1
 

 
São Paulo:

31/10/2014 - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

Rio de Janeiro:
31/10/2014 - Encontro de Corais

Outras Cidades:
31/10/2014 - Curitiba, PR - Camerata Antiqua de Curitiba
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046