Banner 468x60
Banner 180x60
Bom dia.
Terça-Feira, 30 de Junho de 2015.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 
 
 
Gente nova, música nova (21/7/2008)
Por Leonardo Martinelli

Jovens compositores brasileiros estão dando o que falar na cena internacional, mas você não vai ouvir nada disso por aqui. Nos últimos meses vários destes artistas – todos na faixa dos vinte/trinta anos – foram premiados em concursos internacionais, algo que efetivamente podemos nos orgulhar tendo em vista o altíssimo grau da concorrência.

Em junho Sergio Kafejian foi premiado no concurso do Festival Internacional de Música Eletroacústica e Arte Sonora de Bourges, na França, com a obra "In Harmonica", para violão e sons eletroacústicos. Ainda no mês passado, Rodrigo Lima abocanhou o Prêmio Ibero-Americano Rodolfo Halffter, na Espanha, com a peça "...Quando se muda a paisagem...", para orquestra de câmara. Poucas semanas atrás foi a vez de Felipe Lara, agraciado com Prêmio Staubach, que além de alguns milhares de euros, lhe rendeu também a encomenda de uma nova obra a ser estreada pelo conceituado Arditi String Quartet no mítico festival de verão de Darmstadt, na Alemanha.

Prêmios como estes são apenas a ponta de um iceberg, não só na carreira destes compositores, mas de toda uma geração.

Desde que o ensino composição foi se consolidando em nossas universidades ao longo das últimas décadas, vários talentos têm sido revelados. Mas mais do que simples compositores, é notável o grau de comprometimento que estes jovens artistas têm em trilhar o caminho da "música nova" (afinal, nem toda composição é, de fato, criação). Debruçando-se sobre as mais recentes estéticas, poéticas, técnicas e temáticas, estes jovens têm cada vez mais chamado a atenção do mundo, realizando seus estudos nas melhores escolas do planeta, participando de importantes cursos, tendo suas obras tocadas por conceituados músicos e ganhando concursos. E, é claro, nada disso será escutado por aqui.

Por quê? Bem, a questão é complexa e envolveria muitos "poréns" e "entretantos". Mas de uma forma geral, podemos creditar este fato à imaturidade de nosso pensamento e práticas musicais. Imaturidade de quem as faz, de quem as gerencia, de quem as ouve, de quem as estuda, de quem as ensina, de quem as consome. Esta imaturidade se manifesta não apenas na questão dos jovens compositores e da música moderna, mas também de qualquer outra forma de manifestação musical que se afaste do "gosto imaturo" (afinal, a música antiga e camerística no Brasil também passam por maus bocados por conta desta imaturidade).

As premiações internacionais de Lara, Kafejian e de Lima nos mostram o quanto ainda há para explorar de nossos talentos musicais e que ainda estamos longe – muito longe – de reverter nosso histórico provincianismo estético.




Leonardo Martinelli - é compositor, doutorando em música pela Unesp, professor na Escola de Música de São Paulo e na FASM, além de ser colaborador da Revista e Site CONCERTO.

Mais Textos

Duas vidas dedicadas ao canto Por João Luiz Sampaio (26/6/2015)
O ato de criação na Cortina de Ferro Por João Luiz Sampaio (24/6/2015)
Kissin & “Falstaff” Por Jorge Coli (23/6/2015)
Koellreutter & Katunda Por João Marcos Coelho (18/6/2015)
Israel: ópera como incentivo ao turismo cultural Por Irineu Franco Perpetuo (15/6/2015)
Uma tarde com Ida Miccolis Por João Luiz Sampaio (8/6/2015)
Dois formidáveis “Eugene Onegin” Por Jorge Coli (2/6/2015)
Crise e ajustes (e uma defesa das OSs) Por Nelson Rubens Kunze (26/5/2015)
Os 150 anos de Carl Nielsen e algumas considerações sobre música brasileira Por Camila Frésca (26/5/2015)
Dois amores Por Jorge Coli (18/5/2015)
Música e cinema Por Jorge Coli (15/5/2015)
O triste fim da Camerata Aberta Por João Marcos Coelho (12/5/2015)
Yoram David, Nikita Boriso-Glebsky e designers Por Jorge Coli (12/5/2015)
“Poranduba” tem boa produção do Theatro São Pedro Por Nelson Rubens Kunze (4/5/2015)
Osmo Vänskä: o homem certo no lugar certo Por Irineu Franco Perpetuo (4/5/2015)
“Um homem só” e “Ainadamar” no Municipal de São Paulo Por Jorge Coli (3/5/2015)
“Fidelio”, no Rio, entre o vazio e o exagero Por João Luiz Sampaio (30/4/2015)
Conferência MultiOrquestra 2015 – Dia 3 Por João Luiz Sampaio (30/4/2015)
Conferência MultiOrquestra 2015 – Dia 2 Por João Luiz Sampaio (29/4/2015)
Conferência MultiOrquestra 2015 – Dia 1 Por João Luiz Sampaio (28/4/2015)
Óperas do Theatro Municipal revelam diversidade do gênero Por Nelson Rubens Kunze (27/4/2015)
Dia do Índio, música e dominação Por Camila Frésca (20/4/2015)
Bach no século XXI Por João Marcos Coelho (16/4/2015)
Angela Hewitt: Bach para o terceiro milênio Por Irineu Franco Perpetuo (8/4/2015)
Ótimo concerto abre temporada comemorativa do Quarteto de Cordas da Cidade Por Nelson Rubens Kunze (7/4/2015)
Municipal, São Pedro, Osesp e mais Por Jorge Coli (24/3/2015)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Junho 2015 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4
 

 
São Paulo:

30/6/2015 - Quinteto de Sopros da Osesp

Rio de Janeiro:
30/6/2015 - Conjunto Música Antiga da UFF

Outras Cidades:
30/6/2015 - Porto Alegre, RS - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2015 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046