Banner 468x60
Banner 180x60
Boa tarde.
Quarta-Feira, 30 de Julho de 2014.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   

 
 
 
Gente nova, música nova (21/7/2008)
Por Leonardo Martinelli

Jovens compositores brasileiros estão dando o que falar na cena internacional, mas você não vai ouvir nada disso por aqui. Nos últimos meses vários destes artistas – todos na faixa dos vinte/trinta anos – foram premiados em concursos internacionais, algo que efetivamente podemos nos orgulhar tendo em vista o altíssimo grau da concorrência.

Em junho Sergio Kafejian foi premiado no concurso do Festival Internacional de Música Eletroacústica e Arte Sonora de Bourges, na França, com a obra "In Harmonica", para violão e sons eletroacústicos. Ainda no mês passado, Rodrigo Lima abocanhou o Prêmio Ibero-Americano Rodolfo Halffter, na Espanha, com a peça "...Quando se muda a paisagem...", para orquestra de câmara. Poucas semanas atrás foi a vez de Felipe Lara, agraciado com Prêmio Staubach, que além de alguns milhares de euros, lhe rendeu também a encomenda de uma nova obra a ser estreada pelo conceituado Arditi String Quartet no mítico festival de verão de Darmstadt, na Alemanha.

Prêmios como estes são apenas a ponta de um iceberg, não só na carreira destes compositores, mas de toda uma geração.

Desde que o ensino composição foi se consolidando em nossas universidades ao longo das últimas décadas, vários talentos têm sido revelados. Mas mais do que simples compositores, é notável o grau de comprometimento que estes jovens artistas têm em trilhar o caminho da "música nova" (afinal, nem toda composição é, de fato, criação). Debruçando-se sobre as mais recentes estéticas, poéticas, técnicas e temáticas, estes jovens têm cada vez mais chamado a atenção do mundo, realizando seus estudos nas melhores escolas do planeta, participando de importantes cursos, tendo suas obras tocadas por conceituados músicos e ganhando concursos. E, é claro, nada disso será escutado por aqui.

Por quê? Bem, a questão é complexa e envolveria muitos "poréns" e "entretantos". Mas de uma forma geral, podemos creditar este fato à imaturidade de nosso pensamento e práticas musicais. Imaturidade de quem as faz, de quem as gerencia, de quem as ouve, de quem as estuda, de quem as ensina, de quem as consome. Esta imaturidade se manifesta não apenas na questão dos jovens compositores e da música moderna, mas também de qualquer outra forma de manifestação musical que se afaste do "gosto imaturo" (afinal, a música antiga e camerística no Brasil também passam por maus bocados por conta desta imaturidade).

As premiações internacionais de Lara, Kafejian e de Lima nos mostram o quanto ainda há para explorar de nossos talentos musicais e que ainda estamos longe – muito longe – de reverter nosso histórico provincianismo estético.




Leonardo Martinelli - é compositor, doutorando em música pela Unesp, professor na Escola de Música de São Paulo e na FASM, além de ser colaborador da Revista e Site CONCERTO.

Mais Textos

Um brinde aos Sísifos brasileiros Por João Marcos Coelho (29/7/2014)
Dois momentos: Cia. Minaz e Osesp Por Jorge Coli (28/7/2014)
Cosmopolitismo ou jequice? Por João Luiz Sampaio (24/7/2014)
Mais um jovem talento em busca de seu sonho Por Camila Frésca (21/7/2014)
Obrigado, Lorin Maazel Por Irineu Franco Perpetuo (14/7/2014)
Villa-Lobos, Glauco Velásquez e Alberto Nepomuceno na pauta da música brasileira Por Camila Frésca (3/7/2014)
“Candide”, de Leonard Bernstein, pela Osesp Por Lauro Machado Coelho (1/7/2014)
Dois momentos: Theatro São Pedro e Municipal de São Paulo Por Jorge Coli (30/6/2014)
Mirem-se no exemplo de Alan Gilbert e a Filarmônica de NY Por João Marcos Coelho (20/6/2014)
Novos sons para o trombone brasileiro Por Camila Frésca (17/6/2014)
Passado, presente e futuro na ópera brasileira Por João Luiz Sampaio (13/6/2014)
O Cavaleiro Gluck no Theatro São Pedro Por Jorge Coli (3/6/2014)
Malheiro no São Pedro: agora vai? Por Irineu Franco Perpetuo (2/6/2014)
Grande produção de “Carmen” estreia no Theatro Municipal Por Nelson Rubens Kunze (31/5/2014)
Em sua 18ª edição, FAO segue protagonista da cena lírica nacional Por Nelson Rubens Kunze (29/5/2014)
Vamos ajudar um jovem talento brasileiro? Por Camila Frésca (28/5/2014)
“Ifigênia em Táuris” homenageia 300 anos de Gluck Por Nelson Rubens Kunze (27/5/2014)
Críticos, sopranos, teatros... afinal, de quem é a culpa? Por João Luiz Sampaio (21/5/2014)
Da “democratização” e “facilitação” da cultura Por João Marcos Coelho (19/5/2014)
Vencedores & vencidos na vida musical Por João Marcos Coelho (14/5/2014)
Daniel Hope: craque do violino e do tablet Por Irineu Franco Perpetuo (7/5/2014)
MultiOrquestra: discutindo o futuro das orquestras e de nossa vida musical Por Camila Frésca (5/5/2014)
Finge daí, que eu finjo daqui (e dane-se o público, uai!) Por João Marcos Coelho (25/4/2014)
Redescobrindo Marcelo Tupinambá Por Camila Frésca (24/4/2014)
Filarmônica de Goiás tem destacada temporada e prepara OS Por Nelson Rubens Kunze (23/4/2014)
Rachmaninov de Nelson Freire triunfa em São Petersburgo Por Irineu Franco Perpetuo (23/4/2014)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Julho 2014 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2
 

 
São Paulo:

31/7/2014 - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

Rio de Janeiro:
30/7/2014 - Ópera As bodas de Fígaro, de Mozart

Outras Cidades:
31/7/2014 - Campinas, SP - Duo Assad
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046