Banner 180x60
Boa noite.
Quinta-Feira, 8 de Dezembro de 2016.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 


Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 
 
 
Gente nova, música nova (21/7/2008)
Por Leonardo Martinelli

Jovens compositores brasileiros estão dando o que falar na cena internacional, mas você não vai ouvir nada disso por aqui. Nos últimos meses vários destes artistas – todos na faixa dos vinte/trinta anos – foram premiados em concursos internacionais, algo que efetivamente podemos nos orgulhar tendo em vista o altíssimo grau da concorrência.

Em junho Sergio Kafejian foi premiado no concurso do Festival Internacional de Música Eletroacústica e Arte Sonora de Bourges, na França, com a obra "In Harmonica", para violão e sons eletroacústicos. Ainda no mês passado, Rodrigo Lima abocanhou o Prêmio Ibero-Americano Rodolfo Halffter, na Espanha, com a peça "...Quando se muda a paisagem...", para orquestra de câmara. Poucas semanas atrás foi a vez de Felipe Lara, agraciado com Prêmio Staubach, que além de alguns milhares de euros, lhe rendeu também a encomenda de uma nova obra a ser estreada pelo conceituado Arditi String Quartet no mítico festival de verão de Darmstadt, na Alemanha.

Prêmios como estes são apenas a ponta de um iceberg, não só na carreira destes compositores, mas de toda uma geração.

Desde que o ensino composição foi se consolidando em nossas universidades ao longo das últimas décadas, vários talentos têm sido revelados. Mas mais do que simples compositores, é notável o grau de comprometimento que estes jovens artistas têm em trilhar o caminho da "música nova" (afinal, nem toda composição é, de fato, criação). Debruçando-se sobre as mais recentes estéticas, poéticas, técnicas e temáticas, estes jovens têm cada vez mais chamado a atenção do mundo, realizando seus estudos nas melhores escolas do planeta, participando de importantes cursos, tendo suas obras tocadas por conceituados músicos e ganhando concursos. E, é claro, nada disso será escutado por aqui.

Por quê? Bem, a questão é complexa e envolveria muitos "poréns" e "entretantos". Mas de uma forma geral, podemos creditar este fato à imaturidade de nosso pensamento e práticas musicais. Imaturidade de quem as faz, de quem as gerencia, de quem as ouve, de quem as estuda, de quem as ensina, de quem as consome. Esta imaturidade se manifesta não apenas na questão dos jovens compositores e da música moderna, mas também de qualquer outra forma de manifestação musical que se afaste do "gosto imaturo" (afinal, a música antiga e camerística no Brasil também passam por maus bocados por conta desta imaturidade).

As premiações internacionais de Lara, Kafejian e de Lima nos mostram o quanto ainda há para explorar de nossos talentos musicais e que ainda estamos longe – muito longe – de reverter nosso histórico provincianismo estético.




Leonardo Martinelli - é compositor e jornalista. Foi editor-assistente da Revista CONCERTO entre 2009 e 2013, e atualmente é diretor de formação da Fundação Theatro Municipal de São Paulo.

Mais Textos

A grande oportunidade do Theatro Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (5/12/2016)
Pego no contrapé, o fenômeno Golijov curte um estranho silêncio criativo Por João Marcos Coelho (1/12/2016)
Gergiev ressuscita partitura perdida de Stravinsky Por Irineu Franco Perpetuo (28/11/2016)
Bons e novos ventos com o Trio Capitu Por Camila Frésca (9/11/2016)
Notas cariocas Por Jorge Coli (7/11/2016)
Cultura sobrestada (a crise e os cortes na cultura) Por Nelson Rubens Kunze (3/11/2016)
Nepomuceno, o internacionalista Por João Marcos Coelho (31/10/2016)
Theatro Municipal do Rio de Janeiro festeja Carlos Gomes Por Nelson Rubens Kunze (26/10/2016)
Projeto Carlos Gomes: um site para o compositor Por Irineu Franco Perpetuo (25/10/2016)
Quando há ópera, não fique em casa! Por Jorge Coli (18/10/2016)
Arrebatadora “Elektra” estreia no Theatro Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (12/10/2016)
Festival de Ópera do Theatro da Paz encena “Turandot”, de Puccini Por Nelson Rubens Kunze (26/9/2016)
O brilho da Osesp nas mãos de Nathalie Stutzmann Por Camila Frésca (26/9/2016)
“Medeia” é ótima realização da Bienal de Ópera Atual Por Nelson Rubens Kunze (19/9/2016)
John Neschling, o processo Por Nelson Rubens Kunze (16/9/2016)
Festival Vermelhos: música na natureza Por Nelson Rubens Kunze (13/9/2016)
Dois belos programas em São Paulo Por Jorge Coli (13/9/2016)
Fabio Zanon convence no violão e na batuta Por Irineu Franco Perpetuo (5/9/2016)
E vamos ao... musical! Por Nelson Rubens Kunze (3/9/2016)
Porto Alegre tem “Don Pasquale” em montagem divertida e eficaz Por Everton Cardoso (2/9/2016)
Quando uma ópera não é só uma ópera Por João Luiz Sampaio (31/8/2016)
Que “Brasil” mostramos ao mundo nos Jogos? Por João Marcos Coelho (25/8/2016)
O grande “Anão” Por Jorge Coli (24/8/2016)
Orquestra Jovem e Cristian Budu em noite brilhante Por Camila Frésca (23/8/2016)
Ópera “O anão” não acompanha nível do Theatro São Pedro Por Nelson Rubens Kunze (23/8/2016)
Osesp faz magnífico concerto com Stenz e Álvares Por Jorge Coli (22/8/2016)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Dezembro 2016 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
 

 
São Paulo:

18/12/2016 - Coral Paulistano Mário de Andrade

Rio de Janeiro:
23/12/2016 - Balé O quebra-nozes, de Tchaikovsky

Outras Cidades:
15/12/2016 - Recife, PE - XIX Virtuosi - Festival Internacional de Música de Pernambuco
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2016 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046