Banner 468x60
Banner 180x60
Bom dia.
Terça-Feira, 24 de Outubro de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 
 
 
Um Bach 100% independente (28/7/2008)
Por Irineu Franco Perpetuo

Eu sou do tempo em que o adjetivo "independente", em música, trazia consigo uma forte carga de amadorismo e marginalidade. O disco "faça isso mesmo" era coisa de punks que jamais haviam superado a adolescência; música "de verdade", gravada com qualidade, só era possível realizar dentro dos limites da todo-poderosa indústria fonográfica.

Hoje, felizmente, o quadro é bem outro. A erosão do monopólio da indústria fonográfica só dói mesmo no bolso dos magnatas do disco. O aceleradíssimo avanço tecnológico das últimas décadas, acompanhado por vertiginosa baixa no preço dos equipamentos, democratizou decisivamente o registro de fonogramas. Não é mais preciso estar atrelado a uma grande companhia para conseguir fazer boas gravações.

Todo mês, nas páginas da Revista CONCERTO, a gente tem a chance de acompanhar os benefícios que essa revolução tecnológica traz para a música erudita. Nas páginas finais da revista, sempre tem um artista novo, colocando à venda o disco independente com o qual divulga seu trabalho.

É evidente que há oscilações de qualidade entre CD e CD. Mas fiquei feliz em encontrar, recentemente, uma comprovação de que, nas condições mais "alternativas" e independentes, é possível produzir discos de padrão internacional, tanto técnico quanto artístico.

Estou falando do maravilhoso CD com as três primeiras suítes para violoncelo solo de Johann Sebastian Bach, que o grego radicado no Brasil Dimos Goudaroulis resolveu gravar com um instrumento de época, a partir do manuscrito da viúva do compositor, Anna Magdalena Bach.

Como não há cópia autógrafa das peças, as suítes andaram abertas a todo tipo de interpretação – a partir de quatro manuscritos do século XVIII (o de Anna Magdalena, o do organista Johann Peter Kellner, e dois anônimos) já foram feitas mais de 90 edições das partituras desde a primeira, em 1824.

Dotado de uma desconcertante diversidade de articulações e arcadas, o manuscrito de Anna Magdalena Bach jamais havia chegado ao disco, até que Dimos usou toda essa diversidade como ponto de partida para construir um discurso musical rico, sólido e coerente. Não, você nunca ouviu as suítes tocadas desse jeito – e, se gostar desse repertório, vai precisar ouvir essa gravação, mesmo que tenha outros registros das peças (como o disco histórico de Anner Bylsma, o primeiro a utilizar violoncelo de época, ou o maduro CD duplo de Antonio Meneses).

Em que condições foi feito esse disco? Dimos pegou seu violoncelo barroco e levou à casa de um amigo, o compositor e multiinstrumentista André Mehmari. Lá, na Serra da Cantareira, entre equipamentos de última geração, Mehmari captou, com calor, ambiência e realismo, a sonoridade encantadora do violoncelo de Dimos. E o resultado foi um disco adulto, consistente, profissional – e 100% independente, completamente desatrelado dos humores da indústria fonográfica e seus enigmáticos executivos e diretores de marketing.

Serviço:
Bach – 3 Suítes para Violoncelo
Por Dimos Goudaroulis
Lançamento Tratore. Nacional. R$ 26,80.
Veja mais detalhes aqui.





Irineu Franco Perpetuo - é jornalista, colaborador do jornal Folha de S. Paulo e correspondente no Brasil da revista Ópera Actual (Barcelona).

Mais Textos

Primeiras impressões sobre a temporada da Osesp Por João Marcos Coelho (29/9/2017)
“Tosca” tem montagem competente no Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (28/9/2017)
Refinamento e inventividade em “Brazilian Landscapes” Por Camila Frésca (28/9/2017)
Um “Nabucco” problemático no Theatro Municipal de São Paulo Por João Luiz Sampaio (26/9/2017)
Na estreia com a Osesp, Leonardo Hilsdorf encanta a Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (22/9/2017)
Festival de Ópera do Theatro da Paz faz bom “Don Giovanni” Por Nelson Rubens Kunze (19/9/2017)
Penderecki e Szymanowski: uma noite musical maior Por Jorge Coli (18/9/2017)
Novo fôlego para a ópera no RS Por Everton Cardoso (8/9/2017)
Wagner de boa qualidade, mas sem lirismo e vigor dramático Por Jorge Coli (4/9/2017)
Finalmente Dudamel “suja” mãos e batuta com a “política” Por João Marcos Coelho (24/8/2017)
Dobradinha “Pulcinella & Arlecchino” tem boa realização no Theatro São Pedro Por Nelson Rubens Kunze (23/8/2017)
O bel canto colorido e expressivo de Javier Camarena Por Irineu Franco Perpetuo (10/8/2017)
Osesp faz belo concerto com programa raro Por Jorge Coli (9/8/2017)
Terceira edição do Festival Vermelhos consolida projeto cultural em Ilhabela Por Camila Frésca (8/8/2017)
Em busca da música Por João Marcos Coelho (28/7/2017)
Neojiba: o exemplo da Bahia para o Brasil Por Irineu Franco Perpetuo (24/7/2017)
Você conhece José Vieira Brandão? Por João Marcos Coelho (12/7/2017)
Campos do Jordão, Salzburg e a economia da cultura Por Nelson Rubens Kunze (12/7/2017)
Rameau em “dreadlocks” Por Jorge Coli (11/7/2017)
Isabelle Faust, Vadim Repin e Julian Rachlin: sobre expectativas, decepções e boas surpresas Por Camila Frésca (5/7/2017)
Encomenda da Osesp mostra Mehmari maduro Por Irineu Franco Perpetuo (3/7/2017)
Fórum apresenta importantes orientações para “endowments” culturais no Brasil Por Nelson Rubens Kunze (10/6/2017)
Filme “Filhos de Bach” marca por sua sensibilidade e delicadeza Por Nelson Rubens Kunze (9/6/2017)
Transformação social e o futuro da música clássica Por Anahi Ravagnani e Leonardo Martinelli (30/5/2017)
Os extras contemporâneos de Isabelle Faust na Sala São Paulo Por João Marcos Coelho (25/5/2017)
Festival Amazonas de Ópera encena ‘Tannhäuser’ e comemora 20ª edição Por Nelson Rubens Kunze (23/5/2017)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Outubro 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4
 

 
São Paulo:

28/10/2017 - Daniel Grajew - piano

Rio de Janeiro:
26/10/2017 - XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea

Outras Cidades:
31/10/2017 - Porto Alegre, RS - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046