Banner 468x60
Banner 180x60
Bom dia.
Terça-Feira, 24 de Abril de 2018.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 

 
 
 
A temporada da Filarmônica de Minas Gerais (e algumas reflexões) (27/9/2012)
Por Nelson Rubens Kunze

A Filarmônica de Minas Gerais acaba de anunciar uma ótima temporada para o ano que vem. A orquestra, criada em 2008 e dirigida pelo maestro Fabio Mechetti, apresentará 24 concertos (divididos em duas séries de 12), que terão a participação de artistas como os maestros John Neschling, Roberto Minczuk e Rossen Milanov, os violinistas Chloë Hanslip e Ray Chen, os violoncelistas Antonio Meneses e Daniel Müller-Schott, e de pianistas como Vladimir Feltsman, Anna Vinnitskaya e Lilya Zilberstein, para citar apenas alguns. A temporada celebrará os 200 anos de Wagner (em um concerto que terá o primeiro ato de A Valquíria) e os 200 anos de Verdi (com a Messa de Requiem), e lembrará os 100 anos de nascimento de Britten (apresentando seu Concerto para piano nº 1) e os 100 anos da Sagração da primavera de Stravinsky. [Clique aqui para ler mais.]

Em uma realidade dominada por uma indústria cultural muitas vezes superficial e voltada ao entretenimento, cabe ao estado zelar pela manutenção de manifestações artísticas autorais ou de valor histórico. Assim como é dever público garantir uma educação universal de qualidade, um estado moderno e civilizado não pode prescindir de museus, teatro, música clássica, cinema, ópera, literatura... É em todo esse vasto manancial das artes e da cultura humanista que se encontram os caminhos para a solução dos grandes desafios enfrentados pela sociedade contemporânea.

 
Maestro Fabio Mechetti rege a Filarmônica de Minas Gerais [foto: divulgação]

São poucos os estados e as cidades brasileiras que reconhecem o valor da cultura, e que de fato assumem essa responsabilidade. No caso da música clássica, o estado de São Paulo foi pioneiro, desde quando Mario Covas, em um abrangente projeto urbanístico, investiu na construção da Sala São Paulo e na reformulação da Osesp, então sob a liderança do maestro John Neschling. Depois, foi o estado de Minas Gerais que enfrentou suas carências culturais clássicas ao criar a Filarmônica de Minas Gerais.

É nesse contexto, também, que ganha importância a defesa da excelência expressa pelo maestro Fabio Mechetti no catálogo de apresentação da nova temporada da Filarmônica de Minas Gerais. Excelência não significa elitização (digo eu), até por que a Filarmônica também tem cumprido exemplarmente sua função de difusão e popularização abrangente da música clássica em concertos ao ar livre e a preços populares. Excelência significa, isso sim, repertórios criteriosos (com música brasileira e contemporânea), exigência na performance e respeito ao público. E reconhecimento do mérito, tão vilipendiado em nosso país!


Estação da Cultura, futura sede da Filarmônica de Minas Gerais [ilustração: divulgação]

Criada há apenas 5 anos, a Filarmônica é mantida pelo estado de Minas Gerais por meio de uma Oscip, o Instituto Cultural Filarmônica, que é uma entidade privada que obedece a um contrato de gestão com o governo. Foi esse modelo que permitiu que, nesse brevíssimo tempo, se estabelecesse esse organismo cultural profissionalizado, que já repercute fora das fronteiras mineiras. O passo seguinte, e determinante!, é a construção da nova Sala de Concertos da Estação da Cultura, com inauguração prevista para 2014, e que a partir de 2015 sediará as temporadas da Filarmônica de Minas Gerais. [Clique aqui para ler mais.]

Dizem que mineiro trabalha em silêncio. Lá na Filarmônica de Minas Gerais eles trabalham fazendo música. Oxalá o governo de Minas Gerais reforce cada vez mais seu apoio e investimento nesse que já é um dos mais significativos projetos culturais clássicos de nossa época. Já estamos aguardando, ansiosos, pela nova Sala de Concerto da Estação da Cultura!





Nelson Rubens Kunze - é diretor-editor da Revista CONCERTO

Mais Textos

Oito olhos azuis e muita música Por Jorge Coli (19/4/2018)
‘Missa’ de Bernstein é destaque no Theatro Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (10/4/2018)
“O Corego” e os primórdios da representação operística Por Camila Frésca (6/4/2018)
Natalie Dessay: uma expressão que transcende as palavras Por Irineu Franco Perpetuo (5/4/2018)
Os Músicos de Capella fazem primorosa ‘Paixão’ de Bach Por Nelson Rubens Kunze (29/3/2018)
A música não mente Por João Marcos Coelho (27/3/2018)
Enfim, uma sede para a Ospa! Por Nelson Rubens Kunze (26/3/2018)
A Osesp, Villa-Lobos e o “voo de galinha” Por João Marcos Coelho (23/3/2018)
Jan Lisiecki: para uma temporada de austeridade, um pianista nada austero Por Irineu Franco Perpetuo (14/3/2018)
“Lo Schiavo” em Campinas: encantamento e melancolia Por Jorge Coli (12/3/2018)
Villa-Lobos, a Semana de Arte Moderna e o Brasil Por Camila Frésca (8/3/2018)
“Sexta” de Mahler coroa trabalho artístico do Instituto Baccarelli Por Nelson Rubens Kunze (5/3/2018)
Hvorostovsky e um “Rigoletto” excepcional Por Jorge Coli (26/2/2018)
10 anos de Filarmônica de Minas Gerais: muito a comemorar Por Nelson Rubens Kunze (26/2/2018)
Ópera de Dubai e Louvre Abu Dhabi: arquitetura e conceito – parte 2 Por Camila Frésca (22/1/2018)
Ópera de Dubai e Louvre Abu Dhabi: arquitetura e conceito – parte 1 Por Camila Frésca (22/1/2018)
Relativizações, realidades e transformações: um olhar sobre “A flauta mágica” do Theatro Municipal Por João Luiz Sampaio (23/12/2017)
A produção é boa, mas faltou mágica na “Flauta” do Municipal Por Nelson Rubens Kunze (23/12/2017)
O prazer de ouvir Neymar Dias – muito bachiano e muito brasileiro Por Irineu Franco Perpetuo (20/12/2017)
Uma temporada inclusiva, feita com inteligência Por João Marcos Coelho (19/12/2017)
Uma grande e despretensiosa sátira Por João Luiz Sampaio (8/12/2017)
A goleada da Argentina (e nem precisaram do Messi) Por Nelson Rubens Kunze (8/12/2017)
Museu virtual reúne milhares de instrumentos de coleções britânicas Por Camila Frésca (4/12/2017)
Karnal, a Osesp e o governador Por Nelson Rubens Kunze (24/11/2017)
Quem não trafega nas redes sociais se trumbica Por João Marcos Coelho (24/11/2017)
Budu e Hilsdorf: nasce um duo Por Irineu Franco Perpetuo (14/11/2017)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Abril 2018 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5
 

 
São Paulo:

29/4/2018 - Orquestra Experimental de Repertório

Rio de Janeiro:
29/4/2018 - Ópera Um Baile de Máscaras, de Verdi

Outras Cidades:
28/4/2018 - Manaus, AM - XXI Festival Amazonas de Ópera
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2018 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046