Banner 468x60
Banner 180x60
Boa tarde.
Sexta-Feira, 20 de Outubro de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 
 
 
Mignone em disco: que Viva México! (6/11/2012)
Por Irineu Franco Perpetuo

Devo confessar que não visto camisa canarinho nem durante a Copa do Mundo, mas o resquício de Policarpo Quaresma que há em mim fica orgulhoso e assanhado quando algum artista estrangeiro se interessa pela música brasileira - não a sempre tão incensada MPB, mas a “outra”, a impopular, a música brasileira de concerto, aquela para a qual nem os artistas e orquestras daqui dão bola.

Isso me fez desenvolver uma simpatia toda especial pelo Cuarteto Latinoamericano, que infelizmente nunca tive o prazer de ver tocar ao vivo, mas cujos discos ocupam um lugar de honra na minha vasta e arcaica coleção de CDs.

Dos quatro mexicanos que formam o grupo, apenas o violista Javier Montiel não morou no Brasil. Os irmãos Saúl, Arón e Alvaro Bitrán residiram no Rio de Janeiro entre 1966 e 1969 - os dois primeiros foram alunos de Alberto Jaffé, enquanto o último foi pupilo de Nídia Otero.


Cuarteto Latinoamericano [foto: divulgação]

Isso ajuda a explicar a ligação especial que eles têm com a nossa música. Ao longo de dez anos gravaram pelo selo Dorian a integral de quartetos de cordas de Villa-Lobos, e até já tocaram o ciclo completo mais de uma vez. Para além das dificuldades técnicas e musicais, tiveram de se defrontar com a notória dificuldade de acesso ao material, e até já lançaram mão de cópias em xerox.

Nada disso, contudo, diminuiu o entusiasmo do Latinoamericano pela música do Brasil, que eles defendem com um apuro e uma garra invejáveis. Seu Villa-Lobos é de referência, e agora, em 2012, celebrando os trinta anos de existência da formação, o grupo lançou, pelo selo Sono Luminus, "Brasileiro", um disco inteiramente dedicado a Francisco Mignone (1897-1986).

Mignone é um nome tão presente nos livros de História da Música no Brasil quanto ausente de nossas salas de concerto. Os autores louvam sua versatilidade, seu caráter prolífico e a riqueza de invenção melódica que fazem dele um dos principais compositores da geração posterior à de Villa-Lobos. Nem todos os panegíricos dos tratados, contudo, são suficientes para comover nossos intérpretes, orquestras e teatros, que se eximem alegremente de executar suas partituras.

"Brasileiro" traz os dois quartetos de cordas do compositor, de 1957, de idioma francamente nacionalista, bem como os Dois Ensaios para quarteto de cordas (1958) e a Seresta nº 2 (1956) para quarteto de cordas duplo - com a participação especial do La Catrina String Quartet -, além de peças menores.

Tocar e gravar essas obras já faria do Cuarteto Latinoamericano uma exceção, mas o que realmente conquista é o senso de estilo, o empenho e a convicção com que o grupo se entrega ao repertório. Comprar um disco hoje pode parecer uma atitude excêntrica e extemporânea, mas esse álbum do Cuarteto Latinoamericano bem vale a extravagância. Tão cedo você não vai ouvir música brasileira sendo tocada em tão alto nível, e com tamanho compromisso.


[Saiba como adquirir o CD "Brasileiro". Clique aqui.]





Irineu Franco Perpetuo - é jornalista, colaborador do jornal Folha de S. Paulo e correspondente no Brasil da revista Ópera Actual (Barcelona).

Mais Textos

Primeiras impressões sobre a temporada da Osesp Por João Marcos Coelho (29/9/2017)
“Tosca” tem montagem competente no Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (28/9/2017)
Refinamento e inventividade em “Brazilian Landscapes” Por Camila Frésca (28/9/2017)
Um “Nabucco” problemático no Theatro Municipal de São Paulo Por João Luiz Sampaio (26/9/2017)
Na estreia com a Osesp, Leonardo Hilsdorf encanta a Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (22/9/2017)
Festival de Ópera do Theatro da Paz faz bom “Don Giovanni” Por Nelson Rubens Kunze (19/9/2017)
Penderecki e Szymanowski: uma noite musical maior Por Jorge Coli (18/9/2017)
Novo fôlego para a ópera no RS Por Everton Cardoso (8/9/2017)
Wagner de boa qualidade, mas sem lirismo e vigor dramático Por Jorge Coli (4/9/2017)
Finalmente Dudamel “suja” mãos e batuta com a “política” Por João Marcos Coelho (24/8/2017)
Dobradinha “Pulcinella & Arlecchino” tem boa realização no Theatro São Pedro Por Nelson Rubens Kunze (23/8/2017)
O bel canto colorido e expressivo de Javier Camarena Por Irineu Franco Perpetuo (10/8/2017)
Osesp faz belo concerto com programa raro Por Jorge Coli (9/8/2017)
Terceira edição do Festival Vermelhos consolida projeto cultural em Ilhabela Por Camila Frésca (8/8/2017)
Em busca da música Por João Marcos Coelho (28/7/2017)
Neojiba: o exemplo da Bahia para o Brasil Por Irineu Franco Perpetuo (24/7/2017)
Você conhece José Vieira Brandão? Por João Marcos Coelho (12/7/2017)
Campos do Jordão, Salzburg e a economia da cultura Por Nelson Rubens Kunze (12/7/2017)
Rameau em “dreadlocks” Por Jorge Coli (11/7/2017)
Isabelle Faust, Vadim Repin e Julian Rachlin: sobre expectativas, decepções e boas surpresas Por Camila Frésca (5/7/2017)
Encomenda da Osesp mostra Mehmari maduro Por Irineu Franco Perpetuo (3/7/2017)
Fórum apresenta importantes orientações para “endowments” culturais no Brasil Por Nelson Rubens Kunze (10/6/2017)
Filme “Filhos de Bach” marca por sua sensibilidade e delicadeza Por Nelson Rubens Kunze (9/6/2017)
Transformação social e o futuro da música clássica Por Anahi Ravagnani e Leonardo Martinelli (30/5/2017)
Os extras contemporâneos de Isabelle Faust na Sala São Paulo Por João Marcos Coelho (25/5/2017)
Festival Amazonas de Ópera encena ‘Tannhäuser’ e comemora 20ª edição Por Nelson Rubens Kunze (23/5/2017)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Outubro 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4
 

 
São Paulo:

25/10/2017 - Percorso Ensemble

Rio de Janeiro:
28/10/2017 - XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea

Outras Cidades:
21/10/2017 - Curitiba, PR - III Festival de Ópera do Paraná
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046