Banner 468x60
Banner 180x60
Bom dia.
Terça-Feira, 22 de Maio de 2018.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 

 
 
 
(Re)Nasce um importante espaço para a música de câmara de São Paulo (7/12/2012)
Por Camila Frésca

Na noite da última quarta-feira, dia 5, a cidade de São Paulo recebeu de volta um importante marco cultural: a sala de audições do Conservatório Dramático e Musical. A instituição antecedeu a criação do Teatro Municipal e foi responsável por formar importantes compositores, regentes e virtuoses da cidade no início do século XX. Inaugurado em 1906, por ele passaram, como alunos ou professores, gente do quilate de Mário de Andrade, Francisco Mignone e Camargo Guarnieri. Em seu período áureo, o Conservatório chegou a ter 1.400 alunos e recebeu artistas como Pietro Mascagni, Alberto Nepomuceno e Villa-Lobos. Mas o curso do tempo não foi indelével: após a década de 1940, a escola iniciou um processo de decadência artística e pedagógica, acompanhada de uma gradual deterioração de seu prédio. Na década de 1980, houve uma primeira tentativa de revitalização, não totalmente concluída. Com sérios problemas estruturais e de gestão, o Dramático foi desapropriado pela prefeitura em 2006, ano de seu centenário.

A colaboração intensa que houve entre a escola e o Teatro Municipal, nos primeiros anos de vida de ambos, foi retomada agora, já que o prédio é um dos que integram o complexo da Praça das Artes, espaço que vai servir para os ensaios dos corpos estáveis do Municipal e abrigar arquivos históricos. (Com aproximadamente 28.500 m², localiza-se no quarteirão atrás do teatro, formado pelas ruas Conselheiro Crispiniano, Formosa, Avenida São João e Praça Ramos de Azevedo.)


Salão do Conservatório Dramático e Musical [foto: divulgação / Sylvia Masini]

Com a casa lotada, o concerto de inauguração reuniu alguns dos melhores músicos de São Paulo, como o violonista Fabio Zanon, a soprano Adélia Issa e o Quarteto de Cordas da Cidade. O repertório, com peças breves mas não ligeiras, se iniciou com Sertão no estio, de Villa-Lobos. Seguiu com Stravinsky, Hans Werner Henze e Francisco Mignone. As três últimas peças encerraram a noite em alto nível: o Sexteto místico de Villa-Lobos, Introdução e allegro, de Ravel, e o Choros nº 7, “Settimino”, de Villa-Lobos, numa linda leitura.

O restauro do Conservatório e de sua sala de audições devolve a São Paulo um espaço para a música de câmara valiosíssimo: além de preencher a lacuna de locais desse tipo, o faz com uma ótima qualidade acústica. Haverá ainda outros eventos de lançamento, mas é importante que o Municipal – e a Fundação que agora passa a o gerir – invista numa programação regular de concertos, consolidando o espaço como a mais nova e atraente sala de câmara da cidade.





Camila Frésca - é jornalista e doutoranda em musicologia pela ECA-USP. É autora do livro "Uma extraordinária revelação de arte: Flausino Vale e o violino brasileiro" (Annablume, 2010).

Mais Textos

Suisse Romande: Master class na Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (15/5/2018)
Um matrimônio espirituoso, vivo e musical Por Jorge Coli (8/5/2018)
“Fausto” é novo marco artístico do Festival Amazonas de Ópera Por Nelson Rubens Kunze (7/5/2018)
Clássico em terreno popular: o encantador recital de Cristian Budu na série “Tupinambach” Por Camila Frésca (3/5/2018)
Um "Faust" digno dos grandes teatros internacionais Por Jorge Coli (2/5/2018)
Verdi futurista aterrissa no Theatro Municipal do Rio Por Nelson Rubens Kunze (30/4/2018)
Cristian, Jamil e OER empolgam o Municipal lotado Por Irineu Franco Perpetuo (30/4/2018)
Ótima "Traviata" estreia em Belo Horizonte Por Nelson Rubens Kunze (27/4/2018)
A Camerata Romeu e a reinvenção da música Por João Marcos Coelho (26/4/2018)
Primeira escuta: Ronaldo Miranda estreia obra com a Osesp Por Nelson Rubens Kunze (25/4/2018)
Oito olhos azuis e muita música Por Jorge Coli (19/4/2018)
‘Missa’ de Bernstein é destaque no Theatro Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (10/4/2018)
“O Corego” e os primórdios da representação operística Por Camila Frésca (6/4/2018)
Natalie Dessay: uma expressão que transcende as palavras Por Irineu Franco Perpetuo (5/4/2018)
Os Músicos de Capella fazem primorosa ‘Paixão’ de Bach Por Nelson Rubens Kunze (29/3/2018)
A música não mente Por João Marcos Coelho (27/3/2018)
Enfim, uma sede para a Ospa! Por Nelson Rubens Kunze (26/3/2018)
A Osesp, Villa-Lobos e o “voo de galinha” Por João Marcos Coelho (23/3/2018)
Jan Lisiecki: para uma temporada de austeridade, um pianista nada austero Por Irineu Franco Perpetuo (14/3/2018)
“Lo Schiavo” em Campinas: encantamento e melancolia Por Jorge Coli (12/3/2018)
Villa-Lobos, a Semana de Arte Moderna e o Brasil Por Camila Frésca (8/3/2018)
“Sexta” de Mahler coroa trabalho artístico do Instituto Baccarelli Por Nelson Rubens Kunze (5/3/2018)
Hvorostovsky e um “Rigoletto” excepcional Por Jorge Coli (26/2/2018)
10 anos de Filarmônica de Minas Gerais: muito a comemorar Por Nelson Rubens Kunze (26/2/2018)
Ópera de Dubai e Louvre Abu Dhabi: arquitetura e conceito – parte 2 Por Camila Frésca (22/1/2018)
Ópera de Dubai e Louvre Abu Dhabi: arquitetura e conceito – parte 1 Por Camila Frésca (22/1/2018)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Maio 2018 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2
 

 
São Paulo:

22/5/2018 - Zoran Dukic - violão (CANCELADO)

Rio de Janeiro:
26/5/2018 - XIII RioHarpFestival

Outras Cidades:
23/5/2018 - Recife, PE - Orquestra Sinfônica do Recife
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2018 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046