Banner 468x60
Banner 180x60
Boa noite.
Quarta-Feira, 18 de Outubro de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 
 
 
(Re)Nasce um importante espaço para a música de câmara de São Paulo (7/12/2012)
Por Camila Frésca

Na noite da última quarta-feira, dia 5, a cidade de São Paulo recebeu de volta um importante marco cultural: a sala de audições do Conservatório Dramático e Musical. A instituição antecedeu a criação do Teatro Municipal e foi responsável por formar importantes compositores, regentes e virtuoses da cidade no início do século XX. Inaugurado em 1906, por ele passaram, como alunos ou professores, gente do quilate de Mário de Andrade, Francisco Mignone e Camargo Guarnieri. Em seu período áureo, o Conservatório chegou a ter 1.400 alunos e recebeu artistas como Pietro Mascagni, Alberto Nepomuceno e Villa-Lobos. Mas o curso do tempo não foi indelével: após a década de 1940, a escola iniciou um processo de decadência artística e pedagógica, acompanhada de uma gradual deterioração de seu prédio. Na década de 1980, houve uma primeira tentativa de revitalização, não totalmente concluída. Com sérios problemas estruturais e de gestão, o Dramático foi desapropriado pela prefeitura em 2006, ano de seu centenário.

A colaboração intensa que houve entre a escola e o Teatro Municipal, nos primeiros anos de vida de ambos, foi retomada agora, já que o prédio é um dos que integram o complexo da Praça das Artes, espaço que vai servir para os ensaios dos corpos estáveis do Municipal e abrigar arquivos históricos. (Com aproximadamente 28.500 m², localiza-se no quarteirão atrás do teatro, formado pelas ruas Conselheiro Crispiniano, Formosa, Avenida São João e Praça Ramos de Azevedo.)


Salão do Conservatório Dramático e Musical [foto: divulgação / Sylvia Masini]

Com a casa lotada, o concerto de inauguração reuniu alguns dos melhores músicos de São Paulo, como o violonista Fabio Zanon, a soprano Adélia Issa e o Quarteto de Cordas da Cidade. O repertório, com peças breves mas não ligeiras, se iniciou com Sertão no estio, de Villa-Lobos. Seguiu com Stravinsky, Hans Werner Henze e Francisco Mignone. As três últimas peças encerraram a noite em alto nível: o Sexteto místico de Villa-Lobos, Introdução e allegro, de Ravel, e o Choros nº 7, “Settimino”, de Villa-Lobos, numa linda leitura.

O restauro do Conservatório e de sua sala de audições devolve a São Paulo um espaço para a música de câmara valiosíssimo: além de preencher a lacuna de locais desse tipo, o faz com uma ótima qualidade acústica. Haverá ainda outros eventos de lançamento, mas é importante que o Municipal – e a Fundação que agora passa a o gerir – invista numa programação regular de concertos, consolidando o espaço como a mais nova e atraente sala de câmara da cidade.





Camila Frésca - é jornalista e doutoranda em musicologia pela ECA-USP. É autora do livro "Uma extraordinária revelação de arte: Flausino Vale e o violino brasileiro" (Annablume, 2010).

Mais Textos

Primeiras impressões sobre a temporada da Osesp Por João Marcos Coelho (29/9/2017)
“Tosca” tem montagem competente no Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (28/9/2017)
Refinamento e inventividade em “Brazilian Landscapes” Por Camila Frésca (28/9/2017)
Um “Nabucco” problemático no Theatro Municipal de São Paulo Por João Luiz Sampaio (26/9/2017)
Na estreia com a Osesp, Leonardo Hilsdorf encanta a Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (22/9/2017)
Festival de Ópera do Theatro da Paz faz bom “Don Giovanni” Por Nelson Rubens Kunze (19/9/2017)
Penderecki e Szymanowski: uma noite musical maior Por Jorge Coli (18/9/2017)
Novo fôlego para a ópera no RS Por Everton Cardoso (8/9/2017)
Wagner de boa qualidade, mas sem lirismo e vigor dramático Por Jorge Coli (4/9/2017)
Finalmente Dudamel “suja” mãos e batuta com a “política” Por João Marcos Coelho (24/8/2017)
Dobradinha “Pulcinella & Arlecchino” tem boa realização no Theatro São Pedro Por Nelson Rubens Kunze (23/8/2017)
O bel canto colorido e expressivo de Javier Camarena Por Irineu Franco Perpetuo (10/8/2017)
Osesp faz belo concerto com programa raro Por Jorge Coli (9/8/2017)
Terceira edição do Festival Vermelhos consolida projeto cultural em Ilhabela Por Camila Frésca (8/8/2017)
Em busca da música Por João Marcos Coelho (28/7/2017)
Neojiba: o exemplo da Bahia para o Brasil Por Irineu Franco Perpetuo (24/7/2017)
Você conhece José Vieira Brandão? Por João Marcos Coelho (12/7/2017)
Campos do Jordão, Salzburg e a economia da cultura Por Nelson Rubens Kunze (12/7/2017)
Rameau em “dreadlocks” Por Jorge Coli (11/7/2017)
Isabelle Faust, Vadim Repin e Julian Rachlin: sobre expectativas, decepções e boas surpresas Por Camila Frésca (5/7/2017)
Encomenda da Osesp mostra Mehmari maduro Por Irineu Franco Perpetuo (3/7/2017)
Fórum apresenta importantes orientações para “endowments” culturais no Brasil Por Nelson Rubens Kunze (10/6/2017)
Filme “Filhos de Bach” marca por sua sensibilidade e delicadeza Por Nelson Rubens Kunze (9/6/2017)
Transformação social e o futuro da música clássica Por Anahi Ravagnani e Leonardo Martinelli (30/5/2017)
Os extras contemporâneos de Isabelle Faust na Sala São Paulo Por João Marcos Coelho (25/5/2017)
Festival Amazonas de Ópera encena ‘Tannhäuser’ e comemora 20ª edição Por Nelson Rubens Kunze (23/5/2017)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Outubro 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4
 

 
São Paulo:

20/10/2017 - Orquestra Barroca Emesp

Rio de Janeiro:
27/10/2017 - XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea

Outras Cidades:
20/10/2017 - Jacareí, SP - Ópera La Traviata, de Verdi
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046