Banner 468x60
Banner 180x60
Bom dia.
Terça-Feira, 19 de Junho de 2018.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 

 
 
 
Tinetti e Monteiro: pianistas e professores em CD (20/5/2013)
Por Irineu Franco Perpetuo

Que tenha tanta gente de São Paulo aparecendo entre os jovens talentos do piano brasileiro não é obra do acaso – mas tampouco tem a ver com esdrúxulas teorias de supremacia bandeirante, ou com a qualidade das águas dos rios Tietê e Pinheiros.

A razão é das mais prosaicas: a Pauliceia desfruta da sorte de abrigar alguns dos mais talentosos formadores de talentos pianísticos do Brasil. Lançamentos recentes do selo Lami, da USP, ilustram que, além de pedagogos infalíveis, Gilberto Tinetti e Eduardo Monteiro fornecem o melhor dos exemplos à juventude por meio da solidez e seriedade de seu fazer musical.

Em Pianíssimo, programa que comanda desde 1986 na Cultura FM, Tinetti é apresentado como “pianista e professor”. Poderia, sem falsa modéstia, reivindicar o título de decano do piano paulista. Lecionou na USP entre 1980 e 2002 e, aos 81 anos, continua não apenas ativo, como relevante.


Gilberto Tinetti e Eduardo Monteiro [fotos: divulgação]

A finesse da fase “madura” de Tinetti resplandece no primeiro dos dois CDs dedicados a ele, Homenagem a Gilberto Tinetti Vol. 1, no qual seu teclado se junta ao clarinete de Luis Affonso Montanha e aos membros do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo no Trio para clarineta, violoncelo e piano, Op.114, de Brahms, e no Quinteto para piano e cordas, op. 84, de Elgar – vigoroso e algo negligenciado documento do Romantismo tardio, que esta gravação dá vontade de ouvir com maior frequência.

Se o primeiro disco mostra a faceta de Tinetti como consciente e atento músico de câmara, o segundo nos remete a estágios anteriores de sua carreira, como advogado da música de dois dos maiores compositores brasileiros do século XX.

Em precioso documento de 1970, ele demonstra um pianismo exuberante e extrovertido no Concerto nº 4 para piano e orquestra de Villa-Lobos, com a Orquestra Filarmônica da ORTF, sob regência de Jean Fournet. O disco é complementado por um registro de 1960, no qual ele nos faz esquecer o por vezes ingrato som pianístico da Rádio MEC daquela época em uma saborosa e idiomática leitura das Quatro sonatinas de Camargo Guarnieri.

Quando Tinetti se aposentou da universidade, em 2002, a USP foi buscar no Rio de Janeiro um substituto à sua altura. Eduardo Monteiro, 46, tornou-se doutor em musicologia pela Universidade de Paris IV – Sorbonne, em 2000, defendendo uma erudita e iluminadora tese sobre Henrique Oswald (1852-1931), que muito valeria a pena ser publicada em livro.

Enquanto isso não acontece, Monteiro demonstra sua enorme familiaridade com o refinado idioma do compositor no CD Música de Câmara - Henrique Oswald, em que interpreta algumas de suas obras de câmara com os membros do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

Com fluente e esclarecedor texto de encarte assinado pelo próprio Monteiro, o disco traz algumas miniaturas deliciosas de ouvir, mas seu maior atrativo, evidentemente, são as obras de fôlego: o Quinteto para piano e cordas Op. 18 e o Quarteto para piano e cordas Op. 26.

Esse último recebe uma execução especialmente matizada, que coloca em relevo as sutilezas e encantos de nosso primeiro grande mestre da música de câmara – um compositor que o Brasil precisa finalmente assumir como seu, como o pianista e professor Eduardo Monteiro nos demonstra em sua eloquente aula de piano em formato de CD.


Clássicos Editorial Ltda. © 2013 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.





Irineu Franco Perpetuo - é jornalista, colaborador do jornal Folha de S. Paulo e correspondente no Brasil da revista Ópera Actual (Barcelona).

Mais Textos

Julia Lezhneva: Triunfo barroco na Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (12/6/2018)
Movimento Violão, 15 anos de atividades eternizadas num lançamento de fôlego Por Camila Frésca (4/6/2018)
Dois elencos, duas Traviatas Por Jorge Coli (28/5/2018)
Uma grande surpresa e um grande concerto para piano Por João Marcos Coelho (25/5/2018)
Suisse Romande: Master class na Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (15/5/2018)
Um matrimônio espirituoso, vivo e musical Por Jorge Coli (8/5/2018)
“Fausto” é novo marco artístico do Festival Amazonas de Ópera Por Nelson Rubens Kunze (7/5/2018)
Clássico em terreno popular: o encantador recital de Cristian Budu na série “Tupinambach” Por Camila Frésca (3/5/2018)
Um "Faust" digno dos grandes teatros internacionais Por Jorge Coli (2/5/2018)
Cristian, Jamil e OER empolgam o Municipal lotado Por Irineu Franco Perpetuo (30/4/2018)
Verdi futurista aterrissa no Theatro Municipal do Rio Por Nelson Rubens Kunze (30/4/2018)
Ótima "Traviata" estreia em Belo Horizonte Por Nelson Rubens Kunze (27/4/2018)
A Camerata Romeu e a reinvenção da música Por João Marcos Coelho (26/4/2018)
Primeira escuta: Ronaldo Miranda estreia obra com a Osesp Por Nelson Rubens Kunze (25/4/2018)
Oito olhos azuis e muita música Por Jorge Coli (19/4/2018)
‘Missa’ de Bernstein é destaque no Theatro Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (10/4/2018)
“O Corego” e os primórdios da representação operística Por Camila Frésca (6/4/2018)
Natalie Dessay: uma expressão que transcende as palavras Por Irineu Franco Perpetuo (5/4/2018)
Os Músicos de Capella fazem primorosa ‘Paixão’ de Bach Por Nelson Rubens Kunze (29/3/2018)
A música não mente Por João Marcos Coelho (27/3/2018)
Enfim, uma sede para a Ospa! Por Nelson Rubens Kunze (26/3/2018)
A Osesp, Villa-Lobos e o “voo de galinha” Por João Marcos Coelho (23/3/2018)
Jan Lisiecki: para uma temporada de austeridade, um pianista nada austero Por Irineu Franco Perpetuo (14/3/2018)
“Lo Schiavo” em Campinas: encantamento e melancolia Por Jorge Coli (12/3/2018)
Villa-Lobos, a Semana de Arte Moderna e o Brasil Por Camila Frésca (8/3/2018)
“Sexta” de Mahler coroa trabalho artístico do Instituto Baccarelli Por Nelson Rubens Kunze (5/3/2018)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Junho 2018 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
 

 
São Paulo:

19/6/2018 - Grupos de Sopros e Piano da Escola Municipal de Música

Rio de Janeiro:
19/6/2018 - Maur Trio

Outras Cidades:
20/6/2018 - Natal, RN - Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2018 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046