Banner 180x60
Boa tarde.
Segunda-Feira, 23 de Outubro de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 
 
 
Na esteira dos instrumentos: madeiras para poucos! (24/6/2013)
Por Camila Frésca

Já faz tempo que os instrumentos antigos de cordas sofrem um aumento exponencial de valor. Agora, parece que essa galopada de valores atingiu outro componente da cadeia: as madeiras ‘vintage’ para a construção de novos instrumentos têm atingido valores cada vez mais elevados.

René Alfred Morel era considerado um dos maiores restauradores de violinos raros. Seu estúdio em Nova York era frequentado por gente como Itzhak Perlman, Pinchas Zukerman e Yo-Yo Ma, que confiavam a ele qualquer ajuste ou restauração em seus preciosos instrumentos. No final de 2011, aos 79 anos, Morel faleceu em decorrência de um câncer. Por conta disso, em março desse ano, um leilão da empresa Tarisio vendeu madeiras da coleção de René Morel. O lote 240 chamou especial atenção: era composto por dois pedaços de madeira destinados a fazer fundos (o tampo traseiro) de violoncelo e datados de cerca de 1920. Mas não foi a qualidade excepcional do produto que despertou o maior interesse, e sim o preço de venda: estimava-se que elas atingissem entre 250 e 400 dólares, mas foram arrematadas por incríveis 21 mil dólares!


Madeiras da coleção de René Morel vendidas no leilão da Tarisio [fotos: divulgação]

Logo começou-se a especular quem as teria comprado e por que atingira tal valor. Quem arrematou as peças foi Christophe Landon, um renomado luthier e negociante de instrumentos, também situado em Nova York. Sua explicação foi simples: “Coloco todo o dinheiro que posso na compra de excelentes madeiras porque quero fazer os melhores instrumentos possíveis.”

Claro que o preço astronômico logo acendeu a discussão do valor de uma boa madeira “vintage”, tanto em termos musicais quanto financeiros. Outro ponto levantado foi quanto desse valor devia-se às qualidades intrínsecas da madeira e quanto era devido a sua proveniência e reputação. Para Landon, o valor crescente dessas madeiras se justifica pelo fato de que “restam muito pouco delas”. Mas seu colega, o também luthier Sam Zygmuntowicz, lembra que o simples fato de uma madeira ser antiga não significa que seja necessariamente de boa qualidade. “Algumas madeiras antigas que ainda não foram usadas podem simplesmente ter sido dispensadas por outros luthiers porque havia problemas com elas. É como com os violinos: um bom instrumento novo é melhor que um medíocre antigo”.


Violoncelo de Christopher Landon, cópia de um Goffriller, feito em 2006  [foto: divulgação]

À guisa de curiosidade: 1. parece que um violino feito por Christophe Landon não sai por menos do que 60 mil dólares. 2. O leilão da Tarisio tinha peças de outras coleções, e entre elas estavam lotes de pau-brasil – ou, na linguagem da luteria internacional, “pernambuco”. Essas peças, com mais de 60 anos de idade, foram especialmente disputadas, pois essa madeira brasileira é unanimidade na fabricação de arcos e, por estar em extinção, é relativamente difícil de ser obtida legalmente.

Leia mais sobre esse assunto na edição de julho da Revista CONCERTO, que logo mais estará circulando.


Clássicos Editorial Ltda. © 2013 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.





Camila Frésca - é jornalista e doutoranda em musicologia pela ECA-USP. É autora do livro "Uma extraordinária revelação de arte: Flausino Vale e o violino brasileiro" (Annablume, 2010).

Mais Textos

Primeiras impressões sobre a temporada da Osesp Por João Marcos Coelho (29/9/2017)
“Tosca” tem montagem competente no Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (28/9/2017)
Refinamento e inventividade em “Brazilian Landscapes” Por Camila Frésca (28/9/2017)
Um “Nabucco” problemático no Theatro Municipal de São Paulo Por João Luiz Sampaio (26/9/2017)
Na estreia com a Osesp, Leonardo Hilsdorf encanta a Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (22/9/2017)
Festival de Ópera do Theatro da Paz faz bom “Don Giovanni” Por Nelson Rubens Kunze (19/9/2017)
Penderecki e Szymanowski: uma noite musical maior Por Jorge Coli (18/9/2017)
Novo fôlego para a ópera no RS Por Everton Cardoso (8/9/2017)
Wagner de boa qualidade, mas sem lirismo e vigor dramático Por Jorge Coli (4/9/2017)
Finalmente Dudamel “suja” mãos e batuta com a “política” Por João Marcos Coelho (24/8/2017)
Dobradinha “Pulcinella & Arlecchino” tem boa realização no Theatro São Pedro Por Nelson Rubens Kunze (23/8/2017)
O bel canto colorido e expressivo de Javier Camarena Por Irineu Franco Perpetuo (10/8/2017)
Osesp faz belo concerto com programa raro Por Jorge Coli (9/8/2017)
Terceira edição do Festival Vermelhos consolida projeto cultural em Ilhabela Por Camila Frésca (8/8/2017)
Em busca da música Por João Marcos Coelho (28/7/2017)
Neojiba: o exemplo da Bahia para o Brasil Por Irineu Franco Perpetuo (24/7/2017)
Você conhece José Vieira Brandão? Por João Marcos Coelho (12/7/2017)
Campos do Jordão, Salzburg e a economia da cultura Por Nelson Rubens Kunze (12/7/2017)
Rameau em “dreadlocks” Por Jorge Coli (11/7/2017)
Isabelle Faust, Vadim Repin e Julian Rachlin: sobre expectativas, decepções e boas surpresas Por Camila Frésca (5/7/2017)
Encomenda da Osesp mostra Mehmari maduro Por Irineu Franco Perpetuo (3/7/2017)
Fórum apresenta importantes orientações para “endowments” culturais no Brasil Por Nelson Rubens Kunze (10/6/2017)
Filme “Filhos de Bach” marca por sua sensibilidade e delicadeza Por Nelson Rubens Kunze (9/6/2017)
Transformação social e o futuro da música clássica Por Anahi Ravagnani e Leonardo Martinelli (30/5/2017)
Os extras contemporâneos de Isabelle Faust na Sala São Paulo Por João Marcos Coelho (25/5/2017)
Festival Amazonas de Ópera encena ‘Tannhäuser’ e comemora 20ª edição Por Nelson Rubens Kunze (23/5/2017)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Outubro 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4
 

 
São Paulo:

27/10/2017 - Antonio Meneses - violoncelo

Rio de Janeiro:
26/10/2017 - XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea

Outras Cidades:
28/10/2017 - Araras, SP - Ópera La Traviata, de Verdi
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046