Banner 180x60
Bom dia.
Quinta-Feira, 19 de Outubro de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 
 
 
Nelson Freire em HD: sublime (17/7/2013)
Por Irineu Franco Perpetuo

Você já deve ter lido algo a esse respeito na edição de junho da Revista CONCERTO, em texto de Jeremy Nicholas para a revista inglesa Gramophone. Porém, tudo que é dito apenas uma vez permanece inédito, como dizia Nelson Rodrigues. Assim, não custa nada repetir aqui: acaba de sair no mercado internacional um vídeo com Nelson Freire que é um escândalo.

Lionel Bringuier & Nelson Freire live at the Royal Albert Hall (Bel Air Classiques) documenta uma apresentação ao vivo, na edição de 2010 do BBC Proms, de Londres. No repertório, um dos cavalos de batalha do pianista: o Concerto nº 2 em fá menor, de Chopin. Eu comprei em blu ray, mas o produto também está disponível em DVD.

Em seu recente livro Les Grandes Pianistes du XX Siècle (Buchet Chastel, 2013), o crítico francês Alain Lompech, no capítulo dedicado a ele, afirma que “nem iconoclasta, nem acadêmico, Freire toca de modo natural, sem esforço, sem sublinhar com um traço vermelho o que deve ser escutado em uma obra”.


 Nelson Freire [foto: divulgação]

Não estamos falando aqui de frieza nem de “trava”, evidentemente, e sim de uma musicalidade refinada e elegante que dispensa qualquer traço de afetação. Freire não faz “caras e bocas”, e prescinde de arroubos que nos demonstrem que está tocando de modo sublime: o discurso sonoro fala por si – e não fala pouco.

Já ao final do primeiro movimento, o público prorrompe em aplausos. Sinal do excesso de “leigos” na plateia? Sinceramente, não sei. Talvez os tais “leigos” fossem os mais profundos conhecedores do teclado – pois, aqui em casa, deu-me vontade de também sair batendo palmas.

Por outro lado, qualquer desejo de fazer barulho, movimentar-se ou, simplesmente, respirar, acaba sendo suspenso pelo segundo movimento da obra, em que Freire mostra dotes de prestidigitador, evocando um mundo sonoro rico em cores e poesia, e fazendo o tempo ao seu redor parar.

Ah, tem bis, sim, e é exatamente aquele que você estava esperando: a melodia da ópera Orfeu e Eurídice, de Gluck, na transcrição de Giovanni Sgambati.

O disco é complementado com outras peças, do repertório francês. Começa com a abertura Le Corsaire de Berlioz e traz ainda a Sinfonia nº 3 de Albert Roussel e a segunda suíte de Daphnis et Chloé, de Ravel.

Porém, devo confessar que, embora não faltem méritos à Filarmônica da BBC e ao jovem regente francês Lionel Bringuier (que completa 27 anos em setembro próximo), fico obsessivamente repetindo o Chopin, o tempo todo, para desfrutar plenamente o privilégio de apreciar o maior pianista brasileiro de todos os tempos em HD, capturado no auge de sua forma, e executando, com extrema maturidade, um repertório que vem depurando a longo de décadas .

Pelo que me disseram, Freire gravou o mesmo concerto com Bringuier em Colônia, para um disco a ser completado com obras de Chopin para piano solo. E, no ano que vem, deve registrar com o maestro Riccardo Chailly e a Orquestra Gewandhaus, de Leipzig, a integral dos concertos para piano de Beethoven.

Enquanto essas novidades não chegam, já reservei meu ingresso para 4 de agosto, na Sala São Paulo, quando ele deve interpretar o concerto de Schumann com a OSB, regida por Roberto Minczuk. Não sou de dar palpite na vida dos outros, mas acho que você deveria fazer o mesmo. 





Irineu Franco Perpetuo - é jornalista, colaborador do jornal Folha de S. Paulo e correspondente no Brasil da revista Ópera Actual (Barcelona).

Mais Textos

Primeiras impressões sobre a temporada da Osesp Por João Marcos Coelho (29/9/2017)
“Tosca” tem montagem competente no Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (28/9/2017)
Refinamento e inventividade em “Brazilian Landscapes” Por Camila Frésca (28/9/2017)
Um “Nabucco” problemático no Theatro Municipal de São Paulo Por João Luiz Sampaio (26/9/2017)
Na estreia com a Osesp, Leonardo Hilsdorf encanta a Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (22/9/2017)
Festival de Ópera do Theatro da Paz faz bom “Don Giovanni” Por Nelson Rubens Kunze (19/9/2017)
Penderecki e Szymanowski: uma noite musical maior Por Jorge Coli (18/9/2017)
Novo fôlego para a ópera no RS Por Everton Cardoso (8/9/2017)
Wagner de boa qualidade, mas sem lirismo e vigor dramático Por Jorge Coli (4/9/2017)
Finalmente Dudamel “suja” mãos e batuta com a “política” Por João Marcos Coelho (24/8/2017)
Dobradinha “Pulcinella & Arlecchino” tem boa realização no Theatro São Pedro Por Nelson Rubens Kunze (23/8/2017)
O bel canto colorido e expressivo de Javier Camarena Por Irineu Franco Perpetuo (10/8/2017)
Osesp faz belo concerto com programa raro Por Jorge Coli (9/8/2017)
Terceira edição do Festival Vermelhos consolida projeto cultural em Ilhabela Por Camila Frésca (8/8/2017)
Em busca da música Por João Marcos Coelho (28/7/2017)
Neojiba: o exemplo da Bahia para o Brasil Por Irineu Franco Perpetuo (24/7/2017)
Você conhece José Vieira Brandão? Por João Marcos Coelho (12/7/2017)
Campos do Jordão, Salzburg e a economia da cultura Por Nelson Rubens Kunze (12/7/2017)
Rameau em “dreadlocks” Por Jorge Coli (11/7/2017)
Isabelle Faust, Vadim Repin e Julian Rachlin: sobre expectativas, decepções e boas surpresas Por Camila Frésca (5/7/2017)
Encomenda da Osesp mostra Mehmari maduro Por Irineu Franco Perpetuo (3/7/2017)
Fórum apresenta importantes orientações para “endowments” culturais no Brasil Por Nelson Rubens Kunze (10/6/2017)
Filme “Filhos de Bach” marca por sua sensibilidade e delicadeza Por Nelson Rubens Kunze (9/6/2017)
Transformação social e o futuro da música clássica Por Anahi Ravagnani e Leonardo Martinelli (30/5/2017)
Os extras contemporâneos de Isabelle Faust na Sala São Paulo Por João Marcos Coelho (25/5/2017)
Festival Amazonas de Ópera encena ‘Tannhäuser’ e comemora 20ª edição Por Nelson Rubens Kunze (23/5/2017)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Outubro 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4
 

 
São Paulo:

19/10/2017 - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e Coro da Osesp

Rio de Janeiro:
23/10/2017 - XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea

Outras Cidades:
26/10/2017 - Aracaju, SE - Orquestra Sinfônica de Sergipe
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046