Banner 180x60
Boa tarde.
Quarta-Feira, 18 de Outubro de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 
 
 
Piano presente: música contemporânea sem concessões (21/8/2013)
Por Irineu Franco Perpetuo

Na Bíblia do piano, o Velho Testamento é o Cravo Bem-Temperado, de Bach; o Novo, as sonatas de Beethoven. Rapazes de antebraços musculosos e manoplas avantajadas devem empreender proezas atléticas em Liszt e Rachmainov, enquanto moçoilas de mãozinhas delicadas estão destinadas às sutilezas de Mozart e Chopin. Ah: se nascido no Brasil, o tecladista pode cumprir tabela com uma ou outra miniatura de Villa-Lobos ou Nazareth.

Uma passada de olhos pelos programas de recitais pianísticos induz a pensar que essa é a mentalidade hegemônica dentre os artistas que se aventuram, entre nós, pelo mundo preto e branco das teclas. Não deixa, assim, de representar uma renovadora e colorida lufada de ar o CD Piano Presente, no qual o selo Sesc – cujas escolhas ousadas e inteligentes deveriam ser objeto de reflexão junto às instituições encarregadas de fazer e pensar a música no Brasil – nos brinda com um variegado panorama da produção contemporânea brasileira, por Joana Holanda.

Confesso que, antes do disco, não a conhecia nem de nome. Foi, assim, com o espírito totalmente desarmado que me lancei em sua jornada por nove peças de criadores brasileiros de diferentes gerações, estilos e poéticas.

Proposto por mãos femininas, o percurso vai de mulher a mulher, começando com a “mãe fundadora” Marisa Rezende (n. 1944) e seus Contrastes, urdidos em torno de dois conjuntos de alturas, e concluindo com a radicalidade de Tatiana Catanzaro (n. 1976) e os avassaladores fragmentos sonoros de seu (tomo fôlego antes de escrever) Kristalklavierexplosonsschattensplitter.

No meio do caminho, há muita coisa interessante a explorar, da visceralidade do Estudo II, de Marcílio Onofre (n. 1982), à (relativa) placidez do Pampa I, de Rogério Constante (n. 1974), passando por Sora, de Gabriel Penido (n. 1987), Iri, de Rogério Vasconcelos (n. 1962), Calisto, de Carlos Walter Soares (n. 1970), Contours...distances, de Alexandre Lunsqui (n. 1969), e pelas sonoridades inusitadas conjuradas por Bruno Ruviaro (n. 1976) em Instantânea.



Joana Holanda [foto: divulgação]

Ao abordar musicas que escapam aos clichês tradicionais da escrita para o instrumento, Holanda demonstra dominar um variado repertório de recursos pianísticos, dos quais lança mão para caracterizar, de modo peculiar e único, cada um dos peculiares e únicos mundos sonoros dos diferentes compositores.

Para evitar reclamações, advirto de antemão aos desavisados que não se trata de um disco de “escuta fácil”, “acessível”, cheio de “melodias cantáveis”, que se disponha a ser “música ambiente”. Se você não estiver habituado a essa linguagem, algumas obras vão soar de modo tão surpreendente que você pode até se perguntar se aquele instrumento que está tocando é mesmo um piano. Sem concessões, Piano Presente não traz música “de fundo”, e sim, “de frente”, para ser ouvida de forma concentrada e atenta por quem está à caça de sonoridades que traduzam, sintetizem, decodifiquem e desconstruam esse complexo, vibrante e contraditório Brasil do século XXI.



Clássicos Editorial Ltda. © 2013 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.





Irineu Franco Perpetuo - é jornalista, colaborador do jornal Folha de S. Paulo e correspondente no Brasil da revista Ópera Actual (Barcelona).

Mais Textos

Primeiras impressões sobre a temporada da Osesp Por João Marcos Coelho (29/9/2017)
“Tosca” tem montagem competente no Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (28/9/2017)
Refinamento e inventividade em “Brazilian Landscapes” Por Camila Frésca (28/9/2017)
Um “Nabucco” problemático no Theatro Municipal de São Paulo Por João Luiz Sampaio (26/9/2017)
Na estreia com a Osesp, Leonardo Hilsdorf encanta a Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (22/9/2017)
Festival de Ópera do Theatro da Paz faz bom “Don Giovanni” Por Nelson Rubens Kunze (19/9/2017)
Penderecki e Szymanowski: uma noite musical maior Por Jorge Coli (18/9/2017)
Novo fôlego para a ópera no RS Por Everton Cardoso (8/9/2017)
Wagner de boa qualidade, mas sem lirismo e vigor dramático Por Jorge Coli (4/9/2017)
Finalmente Dudamel “suja” mãos e batuta com a “política” Por João Marcos Coelho (24/8/2017)
Dobradinha “Pulcinella & Arlecchino” tem boa realização no Theatro São Pedro Por Nelson Rubens Kunze (23/8/2017)
O bel canto colorido e expressivo de Javier Camarena Por Irineu Franco Perpetuo (10/8/2017)
Osesp faz belo concerto com programa raro Por Jorge Coli (9/8/2017)
Terceira edição do Festival Vermelhos consolida projeto cultural em Ilhabela Por Camila Frésca (8/8/2017)
Em busca da música Por João Marcos Coelho (28/7/2017)
Neojiba: o exemplo da Bahia para o Brasil Por Irineu Franco Perpetuo (24/7/2017)
Você conhece José Vieira Brandão? Por João Marcos Coelho (12/7/2017)
Campos do Jordão, Salzburg e a economia da cultura Por Nelson Rubens Kunze (12/7/2017)
Rameau em “dreadlocks” Por Jorge Coli (11/7/2017)
Isabelle Faust, Vadim Repin e Julian Rachlin: sobre expectativas, decepções e boas surpresas Por Camila Frésca (5/7/2017)
Encomenda da Osesp mostra Mehmari maduro Por Irineu Franco Perpetuo (3/7/2017)
Fórum apresenta importantes orientações para “endowments” culturais no Brasil Por Nelson Rubens Kunze (10/6/2017)
Filme “Filhos de Bach” marca por sua sensibilidade e delicadeza Por Nelson Rubens Kunze (9/6/2017)
Transformação social e o futuro da música clássica Por Anahi Ravagnani e Leonardo Martinelli (30/5/2017)
Os extras contemporâneos de Isabelle Faust na Sala São Paulo Por João Marcos Coelho (25/5/2017)
Festival Amazonas de Ópera encena ‘Tannhäuser’ e comemora 20ª edição Por Nelson Rubens Kunze (23/5/2017)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Outubro 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4
 

 
São Paulo:

25/10/2017 - Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo

Rio de Janeiro:
27/10/2017 - XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea

Outras Cidades:
31/10/2017 - Manaus, AM - Orquestra de Câmara do Amazonas e Sound Lab Trio
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046