Banner 468x60
Banner 180x60
Boa tarde.
Segunda-Feira, 23 de Outubro de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 
 
 
Osesp: 2014 começando bem (18/3/2014)
Por Irineu Franco Perpetuo

Quem acompanha futebol sabe que, quando um time não anda bem fora das quatro linhas, a melhor resposta deve ser dada em campo. Nesse sentido, foi bastante auspicioso o concerto de abertura da temporada 2014 da Osesp, na Sala São Paulo.

Assim como seria exagero dizer que a orquestra anda em crise, quem olha de perto naquela direção precisa de enorme dose de otimismo para não ver as nuvens negras que pairam sobre a Sala São Paulo.

Textos recentes publicados por João Luiz Sampaio no jornal O Estado de S. Paulo mostram que a pujança orçamentária convive com queda no número de assinantes nos cinco anos após a demissão de John Neschling, em meio a um quadro de insatisfação generalizada dos instrumentistas.

Sampaio sintetiza aquilo que podemos ouvir conversando com qualquer integrante da orquestra: “A perda de músicos é sinal de um contexto de trabalho extenuante; há um medo de que a orquestra perca ‘seu brilho’ por conta do excesso de concertos e a consequente falta de tempo para ensaios – agravada pela necessidade, de alguns artistas, de buscar trabalhos extras para complementar salários tido como defasados; a dificuldade na relação com a direção da orquestra – no ano passado, por exemplo, foi recusado o pedido por ensaios extras durante a turnê europeia feito pelos músicos, que não se sentiam confiantes para subir ao palco”.

Essa última informação do texto de O Estado de S. Paulo – músico querendo trabalhar, chefia não disposta a permitir – pode contrariar as ideias do senso comum sobre vida orquestral, mas só reforçam a analogia com o mundo da bola, onde o talento e a abnegação dos jogadores normalmente têm que driblar as limitações da “cartolagem”.

Talento e abnegação foi o que se viu em uma Sala São Paulo decorada como se fosse abrigar a mais kitsch das cerimônias de casamento. Felizmente libertado das infelizes paráfrases do Hino Nacional e dos maneirismos “crossovers” que ameaçam desviar a orquestra de sua verdadeira vocação, o programa de abertura, sob a regência de Marin Alsop, começou com a Missa Brevis, para coro e três percussionistas, de Leonard Bernstein, na qual brilhou o contratenor e dentista curitibano Paulo Mestre, de afinação precisa, timbre sedutor e fraseado elegante (moradores de Ribeirão Preto poderão conferir seu superlativo talento vocal no final do mês).


Marin Alsop comanda Osesp, com Garrick Ohlsson ao piano [foto: Rodrigo Rosenthal/divulgação]

Em seguida, Alsop convidou o pianista norte-americano Garrick Ohlsson para fazer o “esquenta” de uma parceria que vão repetir em Baltimore, em fevereiro do ano que vem, com a outra orquestra comandada pela maestrina, no Concerto nº 2 de Rachmaninov. Ao que tudo indica, o renomado Ohlsson (que tocou o Terceiro concerto de Rachmaninov com Alsop em Baltimore em 2012) foi aprovado no “test drive”, granjeando apaixonadas ovações graças a domínio técnico, sonoridade generosa e um peculiar apreço pelo “tenuto”.

Na segunda parte, com Alsop regendo de cor, a Osesp fez uma apresentação à altura do rótulo de melhor orquestra do Brasil, com uma sonoridade homogênea e equilibrada, entregando de modo apropriadamente grandiloquente a Sinfonia nº 3 de Saint-Saëns.

Feitas as contas, deu vontade de voltar para a Sala São Paulo para acompanhar o resto da temporada da orquestra. Se a “cartolagem” deixar os músicos trabalharem como gostam, querem e merecem, eles vão dar muita alegria à “torcida” nesse ano de Copa.

Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.





Irineu Franco Perpetuo - é jornalista, colaborador do jornal Folha de S. Paulo e correspondente no Brasil da revista Ópera Actual (Barcelona).

Mais Textos

Primeiras impressões sobre a temporada da Osesp Por João Marcos Coelho (29/9/2017)
“Tosca” tem montagem competente no Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (28/9/2017)
Refinamento e inventividade em “Brazilian Landscapes” Por Camila Frésca (28/9/2017)
Um “Nabucco” problemático no Theatro Municipal de São Paulo Por João Luiz Sampaio (26/9/2017)
Na estreia com a Osesp, Leonardo Hilsdorf encanta a Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (22/9/2017)
Festival de Ópera do Theatro da Paz faz bom “Don Giovanni” Por Nelson Rubens Kunze (19/9/2017)
Penderecki e Szymanowski: uma noite musical maior Por Jorge Coli (18/9/2017)
Novo fôlego para a ópera no RS Por Everton Cardoso (8/9/2017)
Wagner de boa qualidade, mas sem lirismo e vigor dramático Por Jorge Coli (4/9/2017)
Finalmente Dudamel “suja” mãos e batuta com a “política” Por João Marcos Coelho (24/8/2017)
Dobradinha “Pulcinella & Arlecchino” tem boa realização no Theatro São Pedro Por Nelson Rubens Kunze (23/8/2017)
O bel canto colorido e expressivo de Javier Camarena Por Irineu Franco Perpetuo (10/8/2017)
Osesp faz belo concerto com programa raro Por Jorge Coli (9/8/2017)
Terceira edição do Festival Vermelhos consolida projeto cultural em Ilhabela Por Camila Frésca (8/8/2017)
Em busca da música Por João Marcos Coelho (28/7/2017)
Neojiba: o exemplo da Bahia para o Brasil Por Irineu Franco Perpetuo (24/7/2017)
Você conhece José Vieira Brandão? Por João Marcos Coelho (12/7/2017)
Campos do Jordão, Salzburg e a economia da cultura Por Nelson Rubens Kunze (12/7/2017)
Rameau em “dreadlocks” Por Jorge Coli (11/7/2017)
Isabelle Faust, Vadim Repin e Julian Rachlin: sobre expectativas, decepções e boas surpresas Por Camila Frésca (5/7/2017)
Encomenda da Osesp mostra Mehmari maduro Por Irineu Franco Perpetuo (3/7/2017)
Fórum apresenta importantes orientações para “endowments” culturais no Brasil Por Nelson Rubens Kunze (10/6/2017)
Filme “Filhos de Bach” marca por sua sensibilidade e delicadeza Por Nelson Rubens Kunze (9/6/2017)
Transformação social e o futuro da música clássica Por Anahi Ravagnani e Leonardo Martinelli (30/5/2017)
Os extras contemporâneos de Isabelle Faust na Sala São Paulo Por João Marcos Coelho (25/5/2017)
Festival Amazonas de Ópera encena ‘Tannhäuser’ e comemora 20ª edição Por Nelson Rubens Kunze (23/5/2017)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Outubro 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4
 

 
São Paulo:

26/10/2017 - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

Rio de Janeiro:
28/10/2017 - XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea

Outras Cidades:
24/10/2017 - Curitiba, PR - III Festival de Ópera do Paraná
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046