Banner 468x60
Banner 180x60
Boa noite.
Sexta-Feira, 22 de Junho de 2018.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 

 
 
 
Da “democratização” e “facilitação” da cultura (19/5/2014)
Por João Marcos Coelho

Um projeto incentivado pelo Ministério da Cultura está “facilitando” Machado de Assis, substituindo palavras menos frequentes e também frases, visando popularizar a obra do autor de Dom Casmurro (veja aqui). Há semanas o assunto vem sendo debatido e bombardeado de todo jeito, na grande imprensa e nas mídias sociais. Afinal, substituir “sagacidade” por “esperteza” em Machado é uma baita sacanagem com o escritor.

A autora deve ter pensado no cretino “ator” global (existe isso?!?!?) Caio Castro, que confessou não gostar de teatro nem de literatura (“Só leio pra ficar antenado quando alguém perguntar”).


Um projeto incentivado pelo MinC está “facilitando” Machado de Assis [imagem: divulgação]

Em todo caso, este tipo de 171 (estelionato) cultural é indiscutível quando se lida com literatura. Já na música, a questão fica mais ambígua. Ou não? A escritora Lya Luft, na Veja desta semana, transporta o tema, no artigo “Aula de mediocridade”, para a música clássica: “É impossível uma pessoa simples ouvir e apreciar um concerto de música clássica? Engano. Pode não conhecer a biografia do compositor, o uso dos instrumentos, a elaboração das partituras, mas a música a atingirá porque os simples têm emoções, delicadeza, sentimento e gosto pelo belo (...). Não é preciso conhecer teoria para enxergar beleza, harmonia ou qualquer sugestão de um objeto de arte: a arte pode ser democrática sem ser distorcida ou facilitada.”

Nosso mundo pós-moderno anda cada vez mais assolado pela confusão entre “democratização” e “facilitação” da arte. Democratizar a música de invenção é colocá-la ao alcance dos ouvidos dos que normalmente não teriam acesso às exclusivas salas de concerto com ingressos de R$ 50 a 500. O tema é espinhoso e tem muitas implicações. Fica claro, de um lado, que houve “esperteza” (aqui a palavra é esperteza, não sagacidade) dos que “operaram” o texto de Machado para torná-lo menos difícil para as massas.

Na música, isso acontece com os compositores que seguem o critério de José Mauro Gnaspini, um dos curadores da Virada Cultural recém-concluída: ela “é feita para agradar ao público, não aos músicos”. A chiadeira dos músicos aconteceu porque não houve lugar, entre os 1.000 eventos com custo global de R$ 13 milhões gastos num fim-de-semana, para a música instrumental. De novo, a ideia populista descarada de dar ao povo o que ele gosta, ou melhor, acha que gosta, porque não tem nenhuma possibilidade de escolha a não ser curtir o que lhe empurram goela e ouvidos abaixo as mídias de massa.

Que tal pensar em investir estes milhões numa programação que dure o ano inteiro e faça algum sentido além de “agradar ao público”? A gritaria atual em torno do projeto “literário” acontece porque mexeram com um dos grandes ícones, senão o maior, da literatura brasileira. Já a coitada da música é “operada” quase o tempo todo e ninguém sequer se dá conta disso.

Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página





João Marcos Coelho - é jornalista e crítico musical, colaborador do jornal O Estado de S. Paulo e apresentador do programa "O que há de novo", da Rádio Cultura FM; é coordenador da área de música contemporânea da CPFL Cultura.

Mais Textos

Auf Wiedersehen, Sir Rattle Por Leonardo Martinelli (22/6/2018)
Com Richard Strauss, ópera segue bem em 2018 no Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (19/6/2018)
Julia Lezhneva: Triunfo barroco na Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (12/6/2018)
Movimento Violão, 15 anos de atividades eternizadas num lançamento de fôlego Por Camila Frésca (4/6/2018)
Dois elencos, duas Traviatas Por Jorge Coli (28/5/2018)
Uma grande surpresa e um grande concerto para piano Por João Marcos Coelho (25/5/2018)
Suisse Romande: Master class na Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (15/5/2018)
Um matrimônio espirituoso, vivo e musical Por Jorge Coli (8/5/2018)
“Fausto” é novo marco artístico do Festival Amazonas de Ópera Por Nelson Rubens Kunze (7/5/2018)
Clássico em terreno popular: o encantador recital de Cristian Budu na série “Tupinambach” Por Camila Frésca (3/5/2018)
Um "Faust" digno dos grandes teatros internacionais Por Jorge Coli (2/5/2018)
Cristian, Jamil e OER empolgam o Municipal lotado Por Irineu Franco Perpetuo (30/4/2018)
Verdi futurista aterrissa no Theatro Municipal do Rio Por Nelson Rubens Kunze (30/4/2018)
Ótima "Traviata" estreia em Belo Horizonte Por Nelson Rubens Kunze (27/4/2018)
A Camerata Romeu e a reinvenção da música Por João Marcos Coelho (26/4/2018)
Primeira escuta: Ronaldo Miranda estreia obra com a Osesp Por Nelson Rubens Kunze (25/4/2018)
Oito olhos azuis e muita música Por Jorge Coli (19/4/2018)
‘Missa’ de Bernstein é destaque no Theatro Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (10/4/2018)
“O Corego” e os primórdios da representação operística Por Camila Frésca (6/4/2018)
Natalie Dessay: uma expressão que transcende as palavras Por Irineu Franco Perpetuo (5/4/2018)
Os Músicos de Capella fazem primorosa ‘Paixão’ de Bach Por Nelson Rubens Kunze (29/3/2018)
A música não mente Por João Marcos Coelho (27/3/2018)
Enfim, uma sede para a Ospa! Por Nelson Rubens Kunze (26/3/2018)
A Osesp, Villa-Lobos e o “voo de galinha” Por João Marcos Coelho (23/3/2018)
Jan Lisiecki: para uma temporada de austeridade, um pianista nada austero Por Irineu Franco Perpetuo (14/3/2018)
“Lo Schiavo” em Campinas: encantamento e melancolia Por Jorge Coli (12/3/2018)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Junho 2018 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
 

 
São Paulo:

26/6/2018 - Geneva Camerata e Pieter Wispelwey - violoncelo

Rio de Janeiro:
22/6/2018 - Ópera A flauta mágica, de Mozart

Outras Cidades:
23/6/2018 - Sorocaba, SP - Operilda na Orquestra Amazônica
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2018 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046