Banner 180x60
Bom dia.
Segunda-Feira, 23 de Outubro de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 
 
 
Diálogo (18/9/2008)
Por João Luiz Sampaio

"Seria tão lindo se tentássemos superar toda essa política que nos separa, nos dispersa, todas essas burocracias que nos impedem de produzirmos juntos, São Paulo, Manaus, Rio, Belo Horizonte, Salvador, Curitiba, Brasília" (...)

O trecho acima foi retirado de um e-mail, endereçado a algumas pessoas, no qual um diretor brasileiro escrevia algumas considerações sobre ópera em nossas terras. Não conto o santo, mas os milagres de sua mensagem - e da resposta que ela originou por parte de um de nossos mais destacados maestros - merecem registro.

Continua o diretor: "Sei que pareço um pouco romântico, utópico e ingênuo mas estou em estado de graça. Acabo de voltar de 12 dia em Salzburg onde tive o privilégio de  respirar o ar sagrado dos templos da música. Estar 24 horas por dia no meio de amantes da música e da ópera, de fiéis que lembram, comparam, esperam, lutam, choram , brigam, vaiam, sonham e... fazem. De maneira espetacularmente excelente. Claro, existem polêmicas. (...) O fato é que tudo ali é possível - e não somente por terem dinheiro, mas sim por continuar uma história, por terem algo a dizer, a perpetuar e repertoriar, a comparar, a superar... No último dia, o Markus Hinterhauser, diretor musical do festival e figura polêmica e adorada, me disse: 'estou exausto, melancólico, a beira das lágrimas de felicidade e de emoção, satisfeito mas... me falta conhecer o Brasil. Deve ser maravilhoso trabalhar lá'. Meu queixo caiu. Ele deve ter razão. E vamos conseguir."

Responde, então, o maestro: "É muito bom ouvir você falar assim. Sabe que eu sempre acreditei que um dia conseguiremos sim construir nossa identidade? Porque talento não nos falta. Enquanto nossa política cultural ficar na mão de políticos e de gente (até de artistas) que só pensa em mandatos, vamos sofrer sempre esse tipo de problemas. Nós somos um povo 'simpático', mas extremamente não solidário, sem nenhuma noção de cidadania, de consciência coletiva ou de noção do que é uma instituição. Somos um povo egoísta, extremamente individualista. Por isso que nunca conseguimos história, ou tradição. O umbigo está à frente do todo. As pessoas falam de 'minha administração', 'meu teatro', 'minha orquestra', 'quando eu estive lá', 'se eu estivesse lá as coisas seriam diferentes'.  E, por isso, nunca teremos a noção de povo, de grupo, de continuação. Será sempre o fulano, ministro, secretário ou diretor do teatro, e não O Ministério da Cultura, A Secretaria da Cultura ou o Teatro Y .Você assistiu ao festival de Salzburg, não ao festival do Hinterhauser. E essa é a diferença."

A excitação perante a obra de arte, o prazer de ter contato com interpretações diferentes, a chance de desenvolver talentos, a paixão pela ópera; os entraves à produção artística coerente e consistente, o trauma da personalização das iniciativas, por isso mesmo nunca perenes... O diálogo parou por aí. Podia ter continuado. No entanto, em poucas linhas, estava traçado um retrato bastante completo da ópera brasileira. O nome dos santos eu não divulgo por respeito à privacidade das mensagens. Mas que eles mereciam ser mais ouvidos, disso não há dúvida.





João Luiz Sampaio - é editor executivo da Revista CONCERTO e colaborador do jornal O Estado de S. Paulo

Mais Textos

Primeiras impressões sobre a temporada da Osesp Por João Marcos Coelho (29/9/2017)
“Tosca” tem montagem competente no Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (28/9/2017)
Refinamento e inventividade em “Brazilian Landscapes” Por Camila Frésca (28/9/2017)
Um “Nabucco” problemático no Theatro Municipal de São Paulo Por João Luiz Sampaio (26/9/2017)
Na estreia com a Osesp, Leonardo Hilsdorf encanta a Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (22/9/2017)
Festival de Ópera do Theatro da Paz faz bom “Don Giovanni” Por Nelson Rubens Kunze (19/9/2017)
Penderecki e Szymanowski: uma noite musical maior Por Jorge Coli (18/9/2017)
Novo fôlego para a ópera no RS Por Everton Cardoso (8/9/2017)
Wagner de boa qualidade, mas sem lirismo e vigor dramático Por Jorge Coli (4/9/2017)
Finalmente Dudamel “suja” mãos e batuta com a “política” Por João Marcos Coelho (24/8/2017)
Dobradinha “Pulcinella & Arlecchino” tem boa realização no Theatro São Pedro Por Nelson Rubens Kunze (23/8/2017)
O bel canto colorido e expressivo de Javier Camarena Por Irineu Franco Perpetuo (10/8/2017)
Osesp faz belo concerto com programa raro Por Jorge Coli (9/8/2017)
Terceira edição do Festival Vermelhos consolida projeto cultural em Ilhabela Por Camila Frésca (8/8/2017)
Em busca da música Por João Marcos Coelho (28/7/2017)
Neojiba: o exemplo da Bahia para o Brasil Por Irineu Franco Perpetuo (24/7/2017)
Você conhece José Vieira Brandão? Por João Marcos Coelho (12/7/2017)
Campos do Jordão, Salzburg e a economia da cultura Por Nelson Rubens Kunze (12/7/2017)
Rameau em “dreadlocks” Por Jorge Coli (11/7/2017)
Isabelle Faust, Vadim Repin e Julian Rachlin: sobre expectativas, decepções e boas surpresas Por Camila Frésca (5/7/2017)
Encomenda da Osesp mostra Mehmari maduro Por Irineu Franco Perpetuo (3/7/2017)
Fórum apresenta importantes orientações para “endowments” culturais no Brasil Por Nelson Rubens Kunze (10/6/2017)
Filme “Filhos de Bach” marca por sua sensibilidade e delicadeza Por Nelson Rubens Kunze (9/6/2017)
Transformação social e o futuro da música clássica Por Anahi Ravagnani e Leonardo Martinelli (30/5/2017)
Os extras contemporâneos de Isabelle Faust na Sala São Paulo Por João Marcos Coelho (25/5/2017)
Festival Amazonas de Ópera encena ‘Tannhäuser’ e comemora 20ª edição Por Nelson Rubens Kunze (23/5/2017)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Outubro 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4
 

 
São Paulo:

28/10/2017 - Fabio Luz - piano

Rio de Janeiro:
25/10/2017 - Orquestra Petrobras Sinfônica

Outras Cidades:
27/10/2017 - Curitiba, PR - III Festival de Ópera do Paraná
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046