Banner 468x60
Banner 180x60
Boa noite.
Terça-Feira, 19 de Junho de 2018.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 

 
 
 
Cosmopolitismo ou jequice? (24/7/2014)
Por João Luiz Sampaio

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo fará em agosto uma turnê por cinco capitais do país. À frente do grupo, estará a maestrina Marin Alsop, que vai reger um programa composto pela Alvorada de Lo schiavo, de Carlos Gomes; o Concerto para piano e orquestra de Grieg; e a Sinfonia nº 5 de Tchaikovsky.

No Grieg, o solista será o pianista russo Dmitry Mayboroda, de 21 anos. É um talento indiscutível da nova geração – e o público brasileiro já teve chance de confirmar isso em pessoa, em 2012, quando ele foi solista da Orquestra Experimental de Repertório em São Paulo e Campos do Jordão, interpretando a Rapsódia sobre um tema de Paganini, de Rachmaninov.

No ano passado, ele foi também um dos finalistas do Concurso Clara Haskil, um dos mais importantes do mundo, outro testemunho de sua qualidade. Ficou em segundo lugar. O primeiro? Foi para um brasileiro, Cristian Budu, ex-aluno de Eduardo Monteiro em São Paulo, de onde partiu para se aperfeiçoar em Boston, nos EUA – Irineu Franco Perpetuo escreveu sobre ele aqui mesmo no Site CONCERTO na ocasião de sua vitória na Suíça.


Mayboroda e Budu em ensaios do Clara Haskil de 2013, na Suíça [fotos: Céline Michel/divulgação]

Mais de uma vez ouvi, nos últimos tempos, uma pergunta franca por parte de pessoas que acompanham a temporada musical paulistana: por que a Osesp resolveu levar o cara que perdeu para Budu – e não o próprio – em sua turnê? De passagem pelo Festival de Inverno de Campos do Jordão no último sábado, repassei a pergunta à Fundação Osesp. E a resposta chegou ontem, por e-mail: o concurso foi realizado no segundo semestre do ano passado; e Mayboroda já havia sido contratado dois anos antes para a turnê.

Resolvido? Apenas em parte. Não se discute, de forma alguma, a importância e necessidade de ter solistas de diversas partes do mundo nas temporadas de nossas orquestras. E é louvável que, há dois anos, a Fundação Osesp tenha demonstrado interesse em trazer para cá um jovem promissor, que começava a despontar no cenário. Prestar atenção ao que se passa lá fora, em especial entre os talentos que surgem, é obrigação de quem programa nossas orquestras, claro. Mas será que olhamos aqui para dentro com a mesma atenção e curiosidade?

A sensação é de que não. E não dá para colocar essa responsabilidade apenas sobre a Osesp. Afinal, para citar mais um exemplo, foi preciso que o violinista Luiz Filíp passasse a integrar o naipe de primeiros-violinos da Filarmônica de Berlim para que chamasse atenção de nossas orquestras – em agosto, ele vai se apresentar com algumas delas país afora.

Na divisão entre solistas brasileiros e estrangeiros, no final das contas, a cota nacional costuma ser preenchida com nomes consagrados, já celebrados mundo afora. E não se busca nas pequenas séries de concertos, nas universidades ou nos conservatórios talentos excepcionais em condição de atuar em nossos principais palcos. É mais fácil, afinal, esperar que, contra todas as adversidades, eles ganhem o mundo e por lá sejam chancelados.

Às vezes, o cosmopolitismo esconde a mesma jequice de sempre...

Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.





João Luiz Sampaio - é editor executivo da Revista CONCERTO e colaborador do jornal O Estado de S. Paulo

Mais Textos

Com Richard Strauss, ópera segue bem em 2018 no Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (19/6/2018)
Julia Lezhneva: Triunfo barroco na Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (12/6/2018)
Movimento Violão, 15 anos de atividades eternizadas num lançamento de fôlego Por Camila Frésca (4/6/2018)
Dois elencos, duas Traviatas Por Jorge Coli (28/5/2018)
Uma grande surpresa e um grande concerto para piano Por João Marcos Coelho (25/5/2018)
Suisse Romande: Master class na Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (15/5/2018)
Um matrimônio espirituoso, vivo e musical Por Jorge Coli (8/5/2018)
“Fausto” é novo marco artístico do Festival Amazonas de Ópera Por Nelson Rubens Kunze (7/5/2018)
Clássico em terreno popular: o encantador recital de Cristian Budu na série “Tupinambach” Por Camila Frésca (3/5/2018)
Um "Faust" digno dos grandes teatros internacionais Por Jorge Coli (2/5/2018)
Verdi futurista aterrissa no Theatro Municipal do Rio Por Nelson Rubens Kunze (30/4/2018)
Cristian, Jamil e OER empolgam o Municipal lotado Por Irineu Franco Perpetuo (30/4/2018)
Ótima "Traviata" estreia em Belo Horizonte Por Nelson Rubens Kunze (27/4/2018)
A Camerata Romeu e a reinvenção da música Por João Marcos Coelho (26/4/2018)
Primeira escuta: Ronaldo Miranda estreia obra com a Osesp Por Nelson Rubens Kunze (25/4/2018)
Oito olhos azuis e muita música Por Jorge Coli (19/4/2018)
‘Missa’ de Bernstein é destaque no Theatro Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (10/4/2018)
“O Corego” e os primórdios da representação operística Por Camila Frésca (6/4/2018)
Natalie Dessay: uma expressão que transcende as palavras Por Irineu Franco Perpetuo (5/4/2018)
Os Músicos de Capella fazem primorosa ‘Paixão’ de Bach Por Nelson Rubens Kunze (29/3/2018)
A música não mente Por João Marcos Coelho (27/3/2018)
Enfim, uma sede para a Ospa! Por Nelson Rubens Kunze (26/3/2018)
A Osesp, Villa-Lobos e o “voo de galinha” Por João Marcos Coelho (23/3/2018)
Jan Lisiecki: para uma temporada de austeridade, um pianista nada austero Por Irineu Franco Perpetuo (14/3/2018)
“Lo Schiavo” em Campinas: encantamento e melancolia Por Jorge Coli (12/3/2018)
Villa-Lobos, a Semana de Arte Moderna e o Brasil Por Camila Frésca (8/3/2018)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Junho 2018 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
 

 
São Paulo:

19/6/2018 - Trio Musikar

Rio de Janeiro:
19/6/2018 - Maur Trio

Outras Cidades:
20/6/2018 - Natal, RN - Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2018 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046