Banner 468x60
Banner 180x60
Bom dia.
Sexta-Feira, 15 de Dezembro de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 

 

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 

 
 
 
Excelência barroca (12/11/2014)
Por Nelson Rubens Kunze

Pode parecer arriscado montar um programa unicamente com obras de Vivaldi (muito repetitivo, dirão alguns), mas quem já se deteve na obra do padre ruivo italiano sabe de sua incrível produção, que vai da ópera à música sacra, com paralelos, em seu tempo, provavelmente apenas em Bach e Händel. E foram apenas obras de Vivaldi que compuseram o programa do concerto do Ensemble Artaserse com o contratenor francês Philippe Jaroussky, ontem (dia 11), na Sala São Paulo: na primeira parte o lindíssimo Stabat Mater RV 621 e o moteto Longe mala, umbrae terrores RV629, antecedidos dos concertos RC 120 e RV 123, respectivamente. E na segunda parte, árias de óperas separadas pelo Concerto para dois violinos RV 522. 


Philippe Jaroussky veio ao Brasil em promoção da Cultura Artística [foto: Simon Fowler/divulgação]

O Ensemble Artaserse é sensacional! Composto por cerca de 15 músicos – cordas, teorba e cravo – o grupo exibe grande virtuosismo instrumental, refinamento tímbrico, equilíbrio entre os naipes e, como se não bastasse, um musicalidade rara. Uma cuidada interpretação historicamente informada – com atenção especial a dinâmicas e articulações – e um extraordinário senso de conjunto resultaram em uma leitura emocionante. Depois da abertura instrumental do Concerto em dó menor RV 120 era difícil imaginar que seria possível exceder aquela performance artística irretocável.

Mas Philippe Jaroussky é um fenômeno à parte. Seu carisma e natural musicalidade atingem o âmago da música, deixando seu raro registro de contratenor em segundo plano, como mero meio de comunicação. Tecnicamente, o cantor é brilhante. Além de uma perfeita emissão vocal e absoluto domínio na sustentação de notas longas, com parcimoniosos vibratos, Jaroussky logra coloraturas impressionantes, sem jamais perder a sentido musical e estilístico. Absolutamente integrado ao conjunto Artaserse, do qual também é fundador, o artista ofereceu interpretações de altíssimo gabarito.

Se você gosta de música – e especialmente gosta de música barroca – não perca a repetição do concerto, amanhã (dia 13), quinta-feira, às 21 horas, novamente na Sala São Paulo. Trata-se, sem dúvida, de um dos melhores espetáculos apresentados na cidade nos últimos tempos.

[As apresentações de Philippe Jaroussky podem ser avaliadas no Ouvinte Crítico. Participe!]

Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.





Nelson Rubens Kunze - é diretor-editor da Revista CONCERTO

Mais Textos

A goleada da Argentina (e nem precisaram do Messi) Por Nelson Rubens Kunze (8/12/2017)
Uma grande e despretensiosa sátira Por João Luiz Sampaio (8/12/2017)
Museu virtual reúne milhares de instrumentos de coleções britânicas Por Camila Frésca (4/12/2017)
Karnal, a Osesp e o governador Por Nelson Rubens Kunze (24/11/2017)
Quem não trafega nas redes sociais se trumbica Por João Marcos Coelho (24/11/2017)
Budu e Hilsdorf: nasce um duo Por Irineu Franco Perpetuo (14/11/2017)
Três óperas Por Jorge Coli (7/11/2017)
Convocação de OSs para Emesp, Guri e Conservatório de Tatuí reforça torniquete financeiro do governo Por Nelson Rubens Kunze (3/11/2017)
Para onde nos levará a onda de censura no país? Por João Marcos Coelho (31/10/2017)
Os quartetos de cordas e a reavaliação da obra de Villa-Lobos Por Camila Frésca (30/10/2017)
O Brahms profundo e espontâneo de Nelson Freire Por Irineu Franco Perpetuo (25/10/2017)
Primeiras impressões sobre a temporada da Osesp Por João Marcos Coelho (29/9/2017)
“Tosca” tem montagem competente no Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (28/9/2017)
Refinamento e inventividade em “Brazilian Landscapes” Por Camila Frésca (28/9/2017)
Um “Nabucco” problemático no Theatro Municipal de São Paulo Por João Luiz Sampaio (26/9/2017)
Na estreia com a Osesp, Leonardo Hilsdorf encanta a Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (22/9/2017)
Festival de Ópera do Theatro da Paz faz bom “Don Giovanni” Por Nelson Rubens Kunze (19/9/2017)
Penderecki e Szymanowski: uma noite musical maior Por Jorge Coli (18/9/2017)
Novo fôlego para a ópera no RS Por Everton Cardoso (8/9/2017)
Wagner de boa qualidade, mas sem lirismo e vigor dramático Por Jorge Coli (4/9/2017)
Finalmente Dudamel “suja” mãos e batuta com a “política” Por João Marcos Coelho (24/8/2017)
Dobradinha “Pulcinella & Arlecchino” tem boa realização no Theatro São Pedro Por Nelson Rubens Kunze (23/8/2017)
O bel canto colorido e expressivo de Javier Camarena Por Irineu Franco Perpetuo (10/8/2017)
Osesp faz belo concerto com programa raro Por Jorge Coli (9/8/2017)
Terceira edição do Festival Vermelhos consolida projeto cultural em Ilhabela Por Camila Frésca (8/8/2017)
Em busca da música Por João Marcos Coelho (28/7/2017)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Dezembro 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6
 

 
São Paulo:

16/12/2017 - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Coro Acadêmico da Osesp e Coro da Osesp

Rio de Janeiro:
16/12/2017 - Linda Bustani - piano

Outras Cidades:
29/12/2017 - Ilhabela, SP - Concerto de Gala de Ano Novo
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046