Banner 180x60
Bom dia.
Sexta-Feira, 20 de Outubro de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 
 
 
Verdi... ou o macarrão da mamma (16/10/2008)
Por João Luiz Sampaio

O que há de tão especial em Verdi? A pergunta foi feita por um editor durante uma reunião de pauta e se transformou em pauta para o centenário de morte do compositor. Ouvi maestros, cantores, críticos, que falaram sobre a evolução do drama verdiano, o cuidado na criação dos personagens, a recriação no palco da relação entre arte e sociedade, as grandes cenas, o cuidado com o texto... O comentário do qual me lembro ainda hoje, no entanto, nada tem a ver com técnica. "Verdi é como o macarrão da mamma", me disse Sergio Casoy.

E por que lembrei disso? É que mergulhei em Verdi. Às vezes acontece. Nada programado. Passei os últimos dias assistindo à minissérie "Verdi: Sua Vida, Sua Obra" (La Vita di Verdi, no original), lançada em box de DVDs da Versátil. E, em uma dessas promoções, levei para casa uma caixa da Decca, "The Essential Verdi", cinco discos dedicados a trechos de cinco óperas do compositor - "La Traviata", "Il Trovatore", "La Forza del Destino", "Rigoletto" e "Aida". Não, o filme não esgota a imensidão da vida, e da obra, de Verdi. E, não, os trechos das cinco óperas acima não compõem o Verdi essencial. No entanto, ambos lançamentos oferecem um olhar interessante sobre o compositor.

O motivo que contradiz o título da caixa "The Essential Verdi" é a própria obra do compositor. Suas primeiras óperas mantém uma ligação bastante grande com a tradição, Donizetti, Rossini, Bellini; em sua fase final, no entanto, estamos diante da revolução da idéia e da forma do drama musical italiano. Nesse caminho, o que fascina é a evolução, quase que ópera a ópera, das idéias musicais - e teatrais - do compositor. Assim, "Rigoletto", "Trovatore" e "Traviata" são símbolos da busca por uma caracterização mais profunda, e humana, dos personagens, da mesma forma que "La Forza del Destino", mesmo com os problemas que tem, é ponto de passagem obrigatório na evolução da estrutura dramática verdiana, já desenvolvida e praticamente consolidada em "Aida". Mas, no Verdi essencial, como deixar de fora a recriação de "Lady Macbeth"? As grandes cenas no Escorial retratadas em "Don Carlo"? A riqueza de personagens como Simon? A síntese e precisão dramática de "Otello"? A obra-prima que é "Falstaff"?

Cada leitor tem os seus momentos preferidos de Verdi e pode completar a lista de acordo com seu gosto pessoal. E aí eu volto a me lembrar do macarrão do Sergio. Uma das principais preocupações do filme de Renato Castellani é mostrar como a obra de Verdi sempre despertou nas pessoas reações apaixonadas, de proximidade. Ele soube, nos diz o roteiro, sintetizar a alma italiana, refletir sobre ela e levá-la, por meio da arte, a um de seus mais convincentes meios de expressão. Da mesma forma, no entanto, em sua linguagem bastante pessoal, que dialoga de maneira fluente com suas origens, Verdi foi um grande pensador da condição humana, com uma música que não conhece fronteiras. Você pode, afinal, não ser italiano - mas sabe que o gosto do macarrão da mamma é sempre especial.

Serviço:
Giuseppe Verdi - Sua vida, sua obra
Direção: Renato Castellani
Caixa com 4 DVDs
Lançamento Versátil

Clique aqui para ver mais detalhes ou para comprar.





João Luiz Sampaio - é editor executivo da Revista CONCERTO e colaborador do jornal O Estado de S. Paulo

Mais Textos

Primeiras impressões sobre a temporada da Osesp Por João Marcos Coelho (29/9/2017)
“Tosca” tem montagem competente no Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (28/9/2017)
Refinamento e inventividade em “Brazilian Landscapes” Por Camila Frésca (28/9/2017)
Um “Nabucco” problemático no Theatro Municipal de São Paulo Por João Luiz Sampaio (26/9/2017)
Na estreia com a Osesp, Leonardo Hilsdorf encanta a Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (22/9/2017)
Festival de Ópera do Theatro da Paz faz bom “Don Giovanni” Por Nelson Rubens Kunze (19/9/2017)
Penderecki e Szymanowski: uma noite musical maior Por Jorge Coli (18/9/2017)
Novo fôlego para a ópera no RS Por Everton Cardoso (8/9/2017)
Wagner de boa qualidade, mas sem lirismo e vigor dramático Por Jorge Coli (4/9/2017)
Finalmente Dudamel “suja” mãos e batuta com a “política” Por João Marcos Coelho (24/8/2017)
Dobradinha “Pulcinella & Arlecchino” tem boa realização no Theatro São Pedro Por Nelson Rubens Kunze (23/8/2017)
O bel canto colorido e expressivo de Javier Camarena Por Irineu Franco Perpetuo (10/8/2017)
Osesp faz belo concerto com programa raro Por Jorge Coli (9/8/2017)
Terceira edição do Festival Vermelhos consolida projeto cultural em Ilhabela Por Camila Frésca (8/8/2017)
Em busca da música Por João Marcos Coelho (28/7/2017)
Neojiba: o exemplo da Bahia para o Brasil Por Irineu Franco Perpetuo (24/7/2017)
Você conhece José Vieira Brandão? Por João Marcos Coelho (12/7/2017)
Campos do Jordão, Salzburg e a economia da cultura Por Nelson Rubens Kunze (12/7/2017)
Rameau em “dreadlocks” Por Jorge Coli (11/7/2017)
Isabelle Faust, Vadim Repin e Julian Rachlin: sobre expectativas, decepções e boas surpresas Por Camila Frésca (5/7/2017)
Encomenda da Osesp mostra Mehmari maduro Por Irineu Franco Perpetuo (3/7/2017)
Fórum apresenta importantes orientações para “endowments” culturais no Brasil Por Nelson Rubens Kunze (10/6/2017)
Filme “Filhos de Bach” marca por sua sensibilidade e delicadeza Por Nelson Rubens Kunze (9/6/2017)
Transformação social e o futuro da música clássica Por Anahi Ravagnani e Leonardo Martinelli (30/5/2017)
Os extras contemporâneos de Isabelle Faust na Sala São Paulo Por João Marcos Coelho (25/5/2017)
Festival Amazonas de Ópera encena ‘Tannhäuser’ e comemora 20ª edição Por Nelson Rubens Kunze (23/5/2017)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Outubro 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4
 

 
São Paulo:

21/10/2017 - Ópera Liquid Voices: A história de Mathilda Segalescu, de Jocy de Oliveira (estreia mundial)

Rio de Janeiro:
21/10/2017 - Balé O lago dos cisnes, de Tchaikovsky

Outras Cidades:
24/10/2017 - Curitiba, PR - III Festival de Ópera do Paraná
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046