Banner 468x60
Banner 180x60
Bom dia.
Segunda-Feira, 21 de Maio de 2018.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 

 
 
 
Brahms, uma homenagem e um futuro em formação (16/7/2015)
Por João Luiz Sampaio

Sonho, pesadelo, despertar, dança. A história de uma obra muitas vezes se mistura ao modo como ela foi interpretada ao longo do tempo. E no caso da Sinfonia nº 2 de Brahms entra na conta também a visão que se tem da sua antecessora, em uma dinâmica interpretativa segundo a qual a segunda é o respiro depois da tormenta da primeira –  um exercício livre de composição na paisagem idílica de Pörtschach am Wörther See, finalizado ao longo de um retiro de verão, em oposição a uma obra que, enquanto o compositor tentava se livrar da sombra de Beethoven, levou duas décadas para ficar pronta e subir ao palco.

Por conta disso, é quase libertador assistir a uma interpretação da obra como a apresentada pela Orquestra Sinfônica Heliópolis na noite de segunda (dia 13) na Sala São Paulo, dentro da programação do Festival de Inverno de Campos do Jordão, sob regência do maestro Isaac Karabtchevsky, titular do grupo. O programa contou ainda com a Abertura Brasil 2012, de Dimitri Cervo, e o Concerto tríplice de Beethoven, com Hugo Pilger, Barbara Galante e Eduardo Monteiro como solistas. Mas, em especial no Brahms, o que se ouviu foi uma interpretação pensada de dentro para fora.


Com Isaac Karabtchevsky, a Sinfônica Heliópolis tocou na Sala São Paulo no dia 13 [foto: divulgação]
 
No primeiro movimento, a construção do discurso musical passou pela exploração da sonoridade das cordas, em um caminho atento aos planos sonoros, de rigor quase camerístico. No adagio non troppo, a flutuação entre o cuidado com a forma e a aceitação do lirismo romântico, em uma tensão palpável. Um Brahms dançante e pastoral no terceiro tempo; e, no allegro con spirito final, uma leitura enérgica, sim, mas equilibrada, baseada em um evidente senso de conjunto.


Um dia antes, na manhã de domingo, a Orquestra do Festival, formada pelos bolsistas do evento, fez sua primeira apresentação, com o Concerto de Sibelius interpretado pelo violonista Luiz Filip e os Quadros de uma exposição,de Mussorgsky, na orquestração de Maurice Ravel. O concerto foi uma homenagem ao professor Sigrido Levental, criador do Conservatório Musical Brooklin Paulista, autor do anteprojeto de criação da ULM (ao lado de Aylton Escobar), ex-diretor do festival e ex-coordenador da área pedagógica da Osesp. Arthur Nestrovski, em suas palavras, lembrou a importância do trabalho do professor na formação de gerações de músicos.

Os altos e baixos da interpretação parecem compreensíveis em um grupo formado apenas uma semana antes. Mas sua própria razão de ser – e o contexto de homenagem a Sigrido Levental – são simbólicos de um momento especial da vida musical brasileira, ainda mais se somados ao concerto realizado pela Sinfônica Heliópolis (ou a Orquestra Jovem do Estado, que se apresentou uma semana antes). Na conta, são quase duzentos músicos, muitos vindos de uma série de projetos educacionais criados ou desenvolvidos nos últimos tempos. Não é devaneio poético pensar que nesses grupos está o futuro da música brasileira: são esses músicos, afinal, que em breve serão a força motriz da vida musical do país. Vê-los no palco é vislumbrar esse futuro – e também torcer para que, em um contexto recente de cortes, não se perca de vista que há processos importantes demais para serem interrompidos.

Clássicos Editorial Ltda. © 2015 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.





João Luiz Sampaio - é editor executivo da Revista CONCERTO e colaborador do jornal O Estado de S. Paulo

Mais Textos

Suisse Romande: Master class na Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (15/5/2018)
Um matrimônio espirituoso, vivo e musical Por Jorge Coli (8/5/2018)
“Fausto” é novo marco artístico do Festival Amazonas de Ópera Por Nelson Rubens Kunze (7/5/2018)
Clássico em terreno popular: o encantador recital de Cristian Budu na série “Tupinambach” Por Camila Frésca (3/5/2018)
Um "Faust" digno dos grandes teatros internacionais Por Jorge Coli (2/5/2018)
Verdi futurista aterrissa no Theatro Municipal do Rio Por Nelson Rubens Kunze (30/4/2018)
Cristian, Jamil e OER empolgam o Municipal lotado Por Irineu Franco Perpetuo (30/4/2018)
Ótima "Traviata" estreia em Belo Horizonte Por Nelson Rubens Kunze (27/4/2018)
A Camerata Romeu e a reinvenção da música Por João Marcos Coelho (26/4/2018)
Primeira escuta: Ronaldo Miranda estreia obra com a Osesp Por Nelson Rubens Kunze (25/4/2018)
Oito olhos azuis e muita música Por Jorge Coli (19/4/2018)
‘Missa’ de Bernstein é destaque no Theatro Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (10/4/2018)
“O Corego” e os primórdios da representação operística Por Camila Frésca (6/4/2018)
Natalie Dessay: uma expressão que transcende as palavras Por Irineu Franco Perpetuo (5/4/2018)
Os Músicos de Capella fazem primorosa ‘Paixão’ de Bach Por Nelson Rubens Kunze (29/3/2018)
A música não mente Por João Marcos Coelho (27/3/2018)
Enfim, uma sede para a Ospa! Por Nelson Rubens Kunze (26/3/2018)
A Osesp, Villa-Lobos e o “voo de galinha” Por João Marcos Coelho (23/3/2018)
Jan Lisiecki: para uma temporada de austeridade, um pianista nada austero Por Irineu Franco Perpetuo (14/3/2018)
“Lo Schiavo” em Campinas: encantamento e melancolia Por Jorge Coli (12/3/2018)
Villa-Lobos, a Semana de Arte Moderna e o Brasil Por Camila Frésca (8/3/2018)
“Sexta” de Mahler coroa trabalho artístico do Instituto Baccarelli Por Nelson Rubens Kunze (5/3/2018)
Hvorostovsky e um “Rigoletto” excepcional Por Jorge Coli (26/2/2018)
10 anos de Filarmônica de Minas Gerais: muito a comemorar Por Nelson Rubens Kunze (26/2/2018)
Ópera de Dubai e Louvre Abu Dhabi: arquitetura e conceito – parte 2 Por Camila Frésca (22/1/2018)
Ópera de Dubai e Louvre Abu Dhabi: arquitetura e conceito – parte 1 Por Camila Frésca (22/1/2018)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Maio 2018 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2
 

 
São Paulo:

26/5/2018 - Orquestra Sinfônica de Santo André

Rio de Janeiro:
26/5/2018 - XIII RioHarpFestival

Outras Cidades:
30/5/2018 - Vitória, ES - Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2018 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046