Banner 180x60
Boa noite.
Segunda-Feira, 11 de Dezembro de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 

 

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 

 
 
 
O precioso Guarnieri de Karin Fernandes com a Osusp (29/7/2015)
Por Irineu Franco Perpetuo

Karin Fernandes é uma daquelas artistas de atividade tão febril que a gente nem consegue saber direito o que ela anda fazendo. Solista, concertista, camerista: em qualquer uma das atividades a que se dedica, Karin mostra uma curiosidade incansável e um apetite pantagruélico, saindo da zona de conforto do repertório estabelecido e empreendendo incessantes buscas de mundos sonoros desconhecidos e inexplorados.

Na edição de agosto da Revista CONCERTO, Camila Frésca faz uma iluminadora entrevista de duas páginas com a pianista, narrando sua trajetória rica e multifacetada (disponível aqui para assinantes). Nossa agenda traz ainda as datas dos cinco recitais que, ao longo do mês, marcam o lançamento do disco Cria, em que ela toca obras de compositores contemporâneos brasileiros, de diferentes faixas etárias e escolhas estéticas igualmente díspares: Nó para piano e eletrônica, de Sergio Kafejian; Andma Sharat al-Hayah tanmow fi al-Shahra Yahl, de Tatiana Catanzaro; Sonata de Arrigo Barnabé; Sonata de desintoxicação, de Felipe Lara; e Peça para piano II, de Leonardo Martinelli. Ela mostra esse repertório em 12/08, no Auditório da Emesp (São Paulo); 17/08, no Teatro da Fasm (São Paulo); 18/08, no Instituto de Artes da Unicamp (Campinas); 20/08, no Auditório da Faculdade de Direito da USP de Ribeirão Preto e 22/08, na Escola Municipal de Música de São Paulo.


Karin Fernandes, pianista e uma das artistas mais ativas do país [foto: Dani Gurgel/divulgação]

No texto de Camila, fico sabendo que esse é nada menos do que o décimo-primeiro disco de Karin. Já comentei aqui no site um álbum anterior em que, em parceria com o violinista Emmanuele Baldini, o spalla da Osesp, ela visita a música de Leopoldo Miguez e Glauco Velásquez. Mas, como ela não para, gostaria de comentar ainda um terceiro CD recentemente lançado.

Trata-se do disco dedicado a obras para piano e orquestra de Camargo Guarnieri (1907-1993). Como os seis concertos do compositor já saíram recentemente em dois discos do selo Naxos, em que Max Barros é acompanhado pela Filarmônica de Varsóvia, regida por Thomas Conlin, Karin se concentra em outras peças concertantes: o robusto Choro, a sofisticada Seresta e a singela Homenagem a Fructuoso Vianna.

Camaleônica, a pianista parece conseguir falar sem esforço o idioma musical das obras que se propõe a tocar. Assim como em outros discos enfrenta com destemor as técnicas expandidas do repertório mais audacioso, e se delicia com as sedutoras linhas melódicas do Romantismo tardio, aqui Karin se mostra também completamente à vontade com o caráter “nacional” da música de Guarnieri, com uma execução especialmente saborosa.

Para esse repertório, não poderia haver orquestra mais adequada do que a Sinfônica da USP, da qual Guarnieri foi regente e diretor artístico, e que, sob as batutas de Ricardo Bologna e Wagner Polistchuk, interpreta a música do compositor com desenvoltura e intimidade. A intenção pode nem ter sido esta, mas o disco também serve para celebrar o 40º aniversário da Osusp. Sacudindo uma injustificável preguiça, em abril voltei a ouvir a orquestra depois de muito tempo, na Sala São Paulo, regida por Roberto Tibiriçá, e fiquei bem impressionado com sua maturidade e equilíbrio. Ao vivo, como em CD, vale a pena prestigiar essa sólida instituição da vida musical da cidade.

[Em breve, Cria, o novo CD de Karin Fernandes, estará disponível na Loja CLÁSSICOS]


[Veja também]
CDs de Karin Fernandes disponíveis na Loja CLÁSSICOS

Clássicos Editorial Ltda. © 2015 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.





Irineu Franco Perpetuo - é jornalista, colaborador do jornal Folha de S. Paulo e correspondente no Brasil da revista Ópera Actual (Barcelona).

Mais Textos

A goleada da Argentina (e nem precisaram do Messi) Por Nelson Rubens Kunze (8/12/2017)
Uma grande e despretensiosa sátira Por João Luiz Sampaio (8/12/2017)
Museu virtual reúne milhares de instrumentos de coleções britânicas Por Camila Frésca (4/12/2017)
Karnal, a Osesp e o governador Por Nelson Rubens Kunze (24/11/2017)
Quem não trafega nas redes sociais se trumbica Por João Marcos Coelho (24/11/2017)
Budu e Hilsdorf: nasce um duo Por Irineu Franco Perpetuo (14/11/2017)
Três óperas Por Jorge Coli (7/11/2017)
Convocação de OSs para Emesp, Guri e Conservatório de Tatuí reforça torniquete financeiro do governo Por Nelson Rubens Kunze (3/11/2017)
Para onde nos levará a onda de censura no país? Por João Marcos Coelho (31/10/2017)
Os quartetos de cordas e a reavaliação da obra de Villa-Lobos Por Camila Frésca (30/10/2017)
O Brahms profundo e espontâneo de Nelson Freire Por Irineu Franco Perpetuo (25/10/2017)
Primeiras impressões sobre a temporada da Osesp Por João Marcos Coelho (29/9/2017)
“Tosca” tem montagem competente no Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (28/9/2017)
Refinamento e inventividade em “Brazilian Landscapes” Por Camila Frésca (28/9/2017)
Um “Nabucco” problemático no Theatro Municipal de São Paulo Por João Luiz Sampaio (26/9/2017)
Na estreia com a Osesp, Leonardo Hilsdorf encanta a Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (22/9/2017)
Festival de Ópera do Theatro da Paz faz bom “Don Giovanni” Por Nelson Rubens Kunze (19/9/2017)
Penderecki e Szymanowski: uma noite musical maior Por Jorge Coli (18/9/2017)
Novo fôlego para a ópera no RS Por Everton Cardoso (8/9/2017)
Wagner de boa qualidade, mas sem lirismo e vigor dramático Por Jorge Coli (4/9/2017)
Finalmente Dudamel “suja” mãos e batuta com a “política” Por João Marcos Coelho (24/8/2017)
Dobradinha “Pulcinella & Arlecchino” tem boa realização no Theatro São Pedro Por Nelson Rubens Kunze (23/8/2017)
O bel canto colorido e expressivo de Javier Camarena Por Irineu Franco Perpetuo (10/8/2017)
Osesp faz belo concerto com programa raro Por Jorge Coli (9/8/2017)
Terceira edição do Festival Vermelhos consolida projeto cultural em Ilhabela Por Camila Frésca (8/8/2017)
Em busca da música Por João Marcos Coelho (28/7/2017)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Dezembro 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6
 

 
São Paulo:

17/12/2017 - Ópera A flauta mágica, de Mozart

Rio de Janeiro:
13/12/2017 - Orquestra Sinfônica de Barra Mansa

Outras Cidades:
16/12/2017 - Curitiba, PR - Camerata Antiqua de Curitiba
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046