Banner 468x60
Banner 180x60
Boa noite.
Sábado, 23 de Junho de 2018.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 

 
 
 
O precioso Guarnieri de Karin Fernandes com a Osusp (29/7/2015)
Por Irineu Franco Perpetuo

Karin Fernandes é uma daquelas artistas de atividade tão febril que a gente nem consegue saber direito o que ela anda fazendo. Solista, concertista, camerista: em qualquer uma das atividades a que se dedica, Karin mostra uma curiosidade incansável e um apetite pantagruélico, saindo da zona de conforto do repertório estabelecido e empreendendo incessantes buscas de mundos sonoros desconhecidos e inexplorados.

Na edição de agosto da Revista CONCERTO, Camila Frésca faz uma iluminadora entrevista de duas páginas com a pianista, narrando sua trajetória rica e multifacetada (disponível aqui para assinantes). Nossa agenda traz ainda as datas dos cinco recitais que, ao longo do mês, marcam o lançamento do disco Cria, em que ela toca obras de compositores contemporâneos brasileiros, de diferentes faixas etárias e escolhas estéticas igualmente díspares: Nó para piano e eletrônica, de Sergio Kafejian; Andma Sharat al-Hayah tanmow fi al-Shahra Yahl, de Tatiana Catanzaro; Sonata de Arrigo Barnabé; Sonata de desintoxicação, de Felipe Lara; e Peça para piano II, de Leonardo Martinelli. Ela mostra esse repertório em 12/08, no Auditório da Emesp (São Paulo); 17/08, no Teatro da Fasm (São Paulo); 18/08, no Instituto de Artes da Unicamp (Campinas); 20/08, no Auditório da Faculdade de Direito da USP de Ribeirão Preto e 22/08, na Escola Municipal de Música de São Paulo.


Karin Fernandes, pianista e uma das artistas mais ativas do país [foto: Dani Gurgel/divulgação]

No texto de Camila, fico sabendo que esse é nada menos do que o décimo-primeiro disco de Karin. Já comentei aqui no site um álbum anterior em que, em parceria com o violinista Emmanuele Baldini, o spalla da Osesp, ela visita a música de Leopoldo Miguez e Glauco Velásquez. Mas, como ela não para, gostaria de comentar ainda um terceiro CD recentemente lançado.

Trata-se do disco dedicado a obras para piano e orquestra de Camargo Guarnieri (1907-1993). Como os seis concertos do compositor já saíram recentemente em dois discos do selo Naxos, em que Max Barros é acompanhado pela Filarmônica de Varsóvia, regida por Thomas Conlin, Karin se concentra em outras peças concertantes: o robusto Choro, a sofisticada Seresta e a singela Homenagem a Fructuoso Vianna.

Camaleônica, a pianista parece conseguir falar sem esforço o idioma musical das obras que se propõe a tocar. Assim como em outros discos enfrenta com destemor as técnicas expandidas do repertório mais audacioso, e se delicia com as sedutoras linhas melódicas do Romantismo tardio, aqui Karin se mostra também completamente à vontade com o caráter “nacional” da música de Guarnieri, com uma execução especialmente saborosa.

Para esse repertório, não poderia haver orquestra mais adequada do que a Sinfônica da USP, da qual Guarnieri foi regente e diretor artístico, e que, sob as batutas de Ricardo Bologna e Wagner Polistchuk, interpreta a música do compositor com desenvoltura e intimidade. A intenção pode nem ter sido esta, mas o disco também serve para celebrar o 40º aniversário da Osusp. Sacudindo uma injustificável preguiça, em abril voltei a ouvir a orquestra depois de muito tempo, na Sala São Paulo, regida por Roberto Tibiriçá, e fiquei bem impressionado com sua maturidade e equilíbrio. Ao vivo, como em CD, vale a pena prestigiar essa sólida instituição da vida musical da cidade.

[Em breve, Cria, o novo CD de Karin Fernandes, estará disponível na Loja CLÁSSICOS]


[Veja também]
CDs de Karin Fernandes disponíveis na Loja CLÁSSICOS

Clássicos Editorial Ltda. © 2015 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.





Irineu Franco Perpetuo - é jornalista, colaborador do jornal Folha de S. Paulo e correspondente no Brasil da revista Ópera Actual (Barcelona).

Mais Textos

Auf Wiedersehen, Sir Rattle Por Leonardo Martinelli (22/6/2018)
Com Richard Strauss, ópera segue bem em 2018 no Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (19/6/2018)
Julia Lezhneva: Triunfo barroco na Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (12/6/2018)
Movimento Violão, 15 anos de atividades eternizadas num lançamento de fôlego Por Camila Frésca (4/6/2018)
Dois elencos, duas Traviatas Por Jorge Coli (28/5/2018)
Uma grande surpresa e um grande concerto para piano Por João Marcos Coelho (25/5/2018)
Suisse Romande: Master class na Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (15/5/2018)
Um matrimônio espirituoso, vivo e musical Por Jorge Coli (8/5/2018)
“Fausto” é novo marco artístico do Festival Amazonas de Ópera Por Nelson Rubens Kunze (7/5/2018)
Clássico em terreno popular: o encantador recital de Cristian Budu na série “Tupinambach” Por Camila Frésca (3/5/2018)
Um "Faust" digno dos grandes teatros internacionais Por Jorge Coli (2/5/2018)
Cristian, Jamil e OER empolgam o Municipal lotado Por Irineu Franco Perpetuo (30/4/2018)
Verdi futurista aterrissa no Theatro Municipal do Rio Por Nelson Rubens Kunze (30/4/2018)
Ótima "Traviata" estreia em Belo Horizonte Por Nelson Rubens Kunze (27/4/2018)
A Camerata Romeu e a reinvenção da música Por João Marcos Coelho (26/4/2018)
Primeira escuta: Ronaldo Miranda estreia obra com a Osesp Por Nelson Rubens Kunze (25/4/2018)
Oito olhos azuis e muita música Por Jorge Coli (19/4/2018)
‘Missa’ de Bernstein é destaque no Theatro Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (10/4/2018)
“O Corego” e os primórdios da representação operística Por Camila Frésca (6/4/2018)
Natalie Dessay: uma expressão que transcende as palavras Por Irineu Franco Perpetuo (5/4/2018)
Os Músicos de Capella fazem primorosa ‘Paixão’ de Bach Por Nelson Rubens Kunze (29/3/2018)
A música não mente Por João Marcos Coelho (27/3/2018)
Enfim, uma sede para a Ospa! Por Nelson Rubens Kunze (26/3/2018)
A Osesp, Villa-Lobos e o “voo de galinha” Por João Marcos Coelho (23/3/2018)
Jan Lisiecki: para uma temporada de austeridade, um pianista nada austero Por Irineu Franco Perpetuo (14/3/2018)
“Lo Schiavo” em Campinas: encantamento e melancolia Por Jorge Coli (12/3/2018)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Junho 2018 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
 

 
São Paulo:

26/6/2018 - Geneva Camerata e Pieter Wispelwey - violoncelo

Rio de Janeiro:
23/6/2018 - Ópera A flauta mágica, de Mozart

Outras Cidades:
24/6/2018 - São José dos Campos, SP - Festival Ethno Brazil
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2018 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046