Banner 468x60
Banner 180x60
Boa noite.
Terça-Feira, 16 de Janeiro de 2018.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 
 
 
Viva a diversidade do violão brasileiro! (10/9/2015)
Por João Marcos Coelho

2015 parece ser, definitivamente, um ano iluminado para o violão e os violonistas por aqui. Multiplicam-se os excelentes lançamentos, a maioria impulsionados pelo ProAC, mecanismo estadual de incentivo a projetos que cabem sob medida na produção de um CD.

O leque é amplo. Além das gravações individuais, dois entre os mais consagrados grupos brasileiros acabam de lançar CDs.

Um deles, o Trio Opus 12, revive depois de fazer história na vida musical paulistana, na década de 1970: sua gravação de estreia representou um marco importante na música brasileira, pois foi o primeiro LP clássico independente no Brasil. Criado em 1977, era formado por três violonistas: Oscar Ferreira de Souza, Clemer Andreotti e Paulo Porto Alegre. Hoje, Paulo Porto Alegre, 62 anos, formidável como violonista e também como compositor, promove o renascimento do Trio Opus 12 – agora ao lado de dois ex-alunos muito talentosos, Daniel Murray e Chrystian Dozza – lançando Divertimentos. O CD vale a pena sobretudo pelas composições de Porto Alegre.


Daniel Murray, Paulo Porto Alegre e Chrystian Dozza, o Trio Opus 12 [foto: Christian Maldonado/divulgação]

O outro é o quarteto de violões Quaternaglia, que acaba de lançar o CD Xangô. O título do CD remete a uma obra de Almeida Prado, um dos mais importantes compositores brasileiros contemporâneos, que infelizmente nos deixou em 2010. Ele trabalhou a execução da obra anos atrás com Sidney Molina, Chrystian Dozza, Fábio Ramazzini e Thiago Abdalla – e dedicou-a ao Quaternaglia. É uma gravação de qualidade que abre um diversificado leque estilístico, onde cabem criações de Villa-Lobos, Ronaldo Miranda, Sérgio Molina, João Luiz e de um dos integrantes do quarteto, Christian Dozza, que trabalha sobre um belo tema de Egberto Gismonti.

Mas além desses grupos, tem muito mais. O Duo Assad num eclético retrato da criação musical brasileira sem adjetivos; o violonista peruano Jorge Caballero, que em Quadros, realiza um tour de force fantástico, interpretando a famosa transcrição de Kazuhito Yamashita para os Quadros de uma exposição, de Mussorgsky.

O mais recente desta lista é Daniel Murray, que em vez de um acaba de lançar dois CDs: um para públicos mais amplos, intitulado Autoral, só com ótimas e mais tradicionais composições para violão solo (com apenas duas exceções mais experimentais); outro decididamente experimental mas igualmente excelente, intitulado Universos em expansão....

Vale a pena fazer um passeio – um não, vários, muitos – pelo mundo do violão brasileiro contemporâneo. Não há, em outras latitudes, tamanha diversidade.

Clássicos Editorial Ltda. © 2015 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.





João Marcos Coelho - é jornalista e crítico musical, colaborador do jornal O Estado de S. Paulo e apresentador do programa "O que há de novo", da Rádio Cultura FM; é coordenador da área de música contemporânea da CPFL Cultura.

Mais Textos

A produção é boa, mas faltou mágica na “Flauta” do Municipal Por Nelson Rubens Kunze (23/12/2017)
Relativizações, realidades e transformações: um olhar sobre “A flauta mágica” do Theatro Municipal Por João Luiz Sampaio (23/12/2017)
O prazer de ouvir Neymar Dias – muito bachiano e muito brasileiro Por Irineu Franco Perpetuo (20/12/2017)
Uma temporada inclusiva, feita com inteligência Por João Marcos Coelho (19/12/2017)
Uma grande e despretensiosa sátira Por João Luiz Sampaio (8/12/2017)
A goleada da Argentina (e nem precisaram do Messi) Por Nelson Rubens Kunze (8/12/2017)
Museu virtual reúne milhares de instrumentos de coleções britânicas Por Camila Frésca (4/12/2017)
Karnal, a Osesp e o governador Por Nelson Rubens Kunze (24/11/2017)
Quem não trafega nas redes sociais se trumbica Por João Marcos Coelho (24/11/2017)
Budu e Hilsdorf: nasce um duo Por Irineu Franco Perpetuo (14/11/2017)
Três óperas Por Jorge Coli (7/11/2017)
Convocação de OSs para Emesp, Guri e Conservatório de Tatuí reforça torniquete financeiro do governo Por Nelson Rubens Kunze (3/11/2017)
Para onde nos levará a onda de censura no país? Por João Marcos Coelho (31/10/2017)
Os quartetos de cordas e a reavaliação da obra de Villa-Lobos Por Camila Frésca (30/10/2017)
O Brahms profundo e espontâneo de Nelson Freire Por Irineu Franco Perpetuo (25/10/2017)
Primeiras impressões sobre a temporada da Osesp Por João Marcos Coelho (29/9/2017)
“Tosca” tem montagem competente no Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (28/9/2017)
Refinamento e inventividade em “Brazilian Landscapes” Por Camila Frésca (28/9/2017)
Um “Nabucco” problemático no Theatro Municipal de São Paulo Por João Luiz Sampaio (26/9/2017)
Na estreia com a Osesp, Leonardo Hilsdorf encanta a Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (22/9/2017)
Festival de Ópera do Theatro da Paz faz bom “Don Giovanni” Por Nelson Rubens Kunze (19/9/2017)
Penderecki e Szymanowski: uma noite musical maior Por Jorge Coli (18/9/2017)
Novo fôlego para a ópera no RS Por Everton Cardoso (8/9/2017)
Wagner de boa qualidade, mas sem lirismo e vigor dramático Por Jorge Coli (4/9/2017)
Finalmente Dudamel “suja” mãos e batuta com a “política” Por João Marcos Coelho (24/8/2017)
Dobradinha “Pulcinella & Arlecchino” tem boa realização no Theatro São Pedro Por Nelson Rubens Kunze (23/8/2017)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Janeiro 2018 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3
 

 
São Paulo:

17/1/2018 - Espetáculo O compositor delirante

Rio de Janeiro:
16/1/2018 - Duo Bernardo Katz - violoncelo e Holly Katz - piano

Outras Cidades:
27/1/2018 - Ilhabela, SP - Balés O lago dos cines, de Tchaikovsky e Melhor único dia (estreia), de Henrique Rodovalho
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2018 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046