Banner 468x60
Banner 180x60
Boa noite.
Terça-Feira, 19 de Junho de 2018.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 

 
 
 
Nelson Freire: quem sabe faz ao vivo (15/12/2015)
Por Irineu Franco Perpetuo

O Natal está chegando, e quem ainda for apegado à extemporânea prática de presentear com CDs tem agora duas opções com tudo para agradar incréus ou devotos dos mais diversos credos. A Sanctus Recordings está lançando no Brasil registros de dois recitais dados por Nelson Freire na década de 1980.

Nelson Freire live in Toronto capta a unanimidade do piano brasileiro se apresentando no Canadá, em 25 de março de 1984. Já Nelson Freire live in Miami mostra-o nos EUA, em 13 de dezembro do mesmo ano.


Capas das gravações ao vivo em Toronto e Miami, em 1984, relançados pela Sanctus [imagem: divulgação]

Fanáticos pelo astro mineiro (como o autor dessas linhas) talvez já conheçam os dois discos. O de Toronto saíra pela pequena etiqueta Alphée, enquanto o de Miami fora editado pela também pequena Audiofon. Esses CDs eram bastante difíceis de encontrar em qualquer lugar do mundo, mesmo na época em que foram lançados, e agora se encontram à disposição de todos que quiserem desfrutar do caleidoscópico talento do Reverendo Nelson.

Os discos cobrem uma espécie de “limbo” fonográfico na carreira do pianista. Depois das gravações recentemente reeditadas na caixa The Complete Columbia Album Collection, que compreende registros feitos entre 1967 e 1982, Freire ficou um bom tempo sem entrar em estúdio. E, na verdade, sua trajetória discográfica só adquiriria o ímpeto atual depois de sua entrada, em 1999, como o único brasileiro dentre os 72 participantes de Great Pianists of the 20th Century, projeto da Philips que se anunciava como uma espécie de enciclopédia em disco do piano ao longo do século que estava para se encerrar. Em consequência do êxito de seu volume (montado a partir de uma seleção de fonogramas pré-existentes), Freire assinou contrato de exclusividade com a Decca, com os resultados que estamos todos conhecendo.

Pois bem: o disco do pianista no projeto da Philips reunia faixas dos dois CDs que a Sanctus agora está trazendo ao mercado brasileiro. Do recital de Miami veio aquele compositor ao qual talvez associemos Freire de forma mais imediata: Chopin, com o Improviso nº 2, a Mazurka, op. 41, nº 1 e a Mazurka, op. 24, nº 4. A apresentação de Toronto contribuiu de forma ainda mais generosa, com a Sonata K. 332, de Mozart e, sobretudo, com uma leitura profunda e incandescente da Fantasia, op. 17, de Schumann.

Dada a distância relativamente reduzida entre os dois concertos (nove meses), surpreende que as coincidências de repertório sejam pequenas. As únicas peças que Freire apresenta em ambos os recitais são Evocación e Navarra, de Albéniz, Poissons d'or, de Debussy, e A lenda do caboclo, de Villa-Lobos.

Em Miami, é possível ouvi-lo tocar, dentre outros itens, a Sonata Alla turca, de Mozart, e quatro movimentos da Prole do bebê nº 1, de Villa-Lobos. Em Toronto, por seu turno, ele encara a vigorosa Sonata nº 4, de Scriabin.

Além de documentos da exuberância de um Nelson Freire na flor dos 40 anos de idade, os discos possuem qualidade artística e sonora suficiente para se deixarem saborear como páginas de grande música interpretadas de forma superlativa por um astro de primeiríssima grandeza. Eu só fiz uma breve pausa para escrever esse texto mas, agora que terminei, retomarei sua audição seguida e prazerosa. Convido você a fazer o mesmo.

Clássicos Editorial Ltda. © 2015 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.





Irineu Franco Perpetuo - é jornalista, colaborador do jornal Folha de S. Paulo e correspondente no Brasil da revista Ópera Actual (Barcelona).

Mais Textos

Com Richard Strauss, ópera segue bem em 2018 no Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (19/6/2018)
Julia Lezhneva: Triunfo barroco na Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (12/6/2018)
Movimento Violão, 15 anos de atividades eternizadas num lançamento de fôlego Por Camila Frésca (4/6/2018)
Dois elencos, duas Traviatas Por Jorge Coli (28/5/2018)
Uma grande surpresa e um grande concerto para piano Por João Marcos Coelho (25/5/2018)
Suisse Romande: Master class na Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (15/5/2018)
Um matrimônio espirituoso, vivo e musical Por Jorge Coli (8/5/2018)
“Fausto” é novo marco artístico do Festival Amazonas de Ópera Por Nelson Rubens Kunze (7/5/2018)
Clássico em terreno popular: o encantador recital de Cristian Budu na série “Tupinambach” Por Camila Frésca (3/5/2018)
Um "Faust" digno dos grandes teatros internacionais Por Jorge Coli (2/5/2018)
Verdi futurista aterrissa no Theatro Municipal do Rio Por Nelson Rubens Kunze (30/4/2018)
Cristian, Jamil e OER empolgam o Municipal lotado Por Irineu Franco Perpetuo (30/4/2018)
Ótima "Traviata" estreia em Belo Horizonte Por Nelson Rubens Kunze (27/4/2018)
A Camerata Romeu e a reinvenção da música Por João Marcos Coelho (26/4/2018)
Primeira escuta: Ronaldo Miranda estreia obra com a Osesp Por Nelson Rubens Kunze (25/4/2018)
Oito olhos azuis e muita música Por Jorge Coli (19/4/2018)
‘Missa’ de Bernstein é destaque no Theatro Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (10/4/2018)
“O Corego” e os primórdios da representação operística Por Camila Frésca (6/4/2018)
Natalie Dessay: uma expressão que transcende as palavras Por Irineu Franco Perpetuo (5/4/2018)
Os Músicos de Capella fazem primorosa ‘Paixão’ de Bach Por Nelson Rubens Kunze (29/3/2018)
A música não mente Por João Marcos Coelho (27/3/2018)
Enfim, uma sede para a Ospa! Por Nelson Rubens Kunze (26/3/2018)
A Osesp, Villa-Lobos e o “voo de galinha” Por João Marcos Coelho (23/3/2018)
Jan Lisiecki: para uma temporada de austeridade, um pianista nada austero Por Irineu Franco Perpetuo (14/3/2018)
“Lo Schiavo” em Campinas: encantamento e melancolia Por Jorge Coli (12/3/2018)
Villa-Lobos, a Semana de Arte Moderna e o Brasil Por Camila Frésca (8/3/2018)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Junho 2018 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
 

 
São Paulo:

19/6/2018 - Trio Musikar

Rio de Janeiro:
19/6/2018 - Maur Trio

Outras Cidades:
20/6/2018 - Natal, RN - Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2018 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046