Banner 468x60
Banner 180x60
Boa tarde.
Sexta-Feira, 20 de Outubro de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 
 
 
Bela safra (22/12/2015)
Por Jorge Coli

Que beleza, o concerto com o qual o Theatro São Pedro encerrou sua temporada de 2015! Foi um presente de festas que aqueceu o coração nestes tempos de perspectivas futuras não muito calorosas.

Eram os formandos da Academia de Ópera, cantores, maestros, mostrando o resultado de um trabalho sério: artistas de nível muito alto, alguns excepcionais. Exceto o maestro André dos Santos que regeu a maior parte das obras (Luiz Fernando Malheiro, anunciado para o dia 20, preferiu ceder a batuta àquele que é o coordenador da academia), e a cantora convidada Marly Montoni, todos os outros eram alunos.

Havia dois maestros na turma dos novos acadêmicos – Pedro Messias, Flávio Lago – e os seguintes cantores: André Rabello, Camila Titinger, Caroline Jadach, Daniel Umbelino, Dayvison Duque, Debora Dibi, Eduardo Fujita, Gustavo França, Johnny França, Jorge Trabanco, Mar Oliveira, Maria Sole Gallevi, Meghan Dawson, Rachel Alonso e Roseane Soares.


Turma de 2015 da Academia de Ópera do Theatro São Pedro de São Paulo [foto: divulgação]

Eles encarregaram-se de um programa substancial, em solos, duetos, conjuntos e peças orquestrais, 16 ao todo, de diversos compositores. Demonstraram que há ali uma safra de belos artistas, alguns já maduros para lançarem-se em carreiras profissionais, outros revelando qualidades cheias de promessas. Assinalo a qualidade excepcional de um tenor como Mar Oliveira (a ária de Lenski, do Eugene Oneguin, de Tchaikovsky, por ele interpretada, demonstrou musicalidade, beleza de timbre, domínio de todas as dificuldades; seu duque de Mântua foi ainda melhor). Lembro Camila Tittinger, cuja voz desabrocha nos médios e nos agudos; a presença cênica, o domínio vocal do sempre excelente Johnny França; a sutileza atenta dos jovens maestros Flávio Lago e Pedro Messias, que regeram admiravelmente páginas de Carlos Gomes e de Leoncavallo.

No entanto, é melhor guardar na memória todos os nomes que listei acima. Eles, mais Marly Montoni, voz calorosa, cheia, que nos ofereceu uma impressionante Ária do compositor, na Ariadne em Naxos, de Richard Strauss, e uma poderosa Chimène, no Le Cid, de Massenet, anunciam uma grande e bela história musical por vir. Aos bravos da plateia entusiasmada ajunto aqui, mais uma vez, os meus.

Clássicos Editorial Ltda. © 2015 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.





Jorge Coli - é professor de História da Arte e da Cultura na Unicamp e colunista da Revista CONCERTO.

Mais Textos

Primeiras impressões sobre a temporada da Osesp Por João Marcos Coelho (29/9/2017)
“Tosca” tem montagem competente no Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (28/9/2017)
Refinamento e inventividade em “Brazilian Landscapes” Por Camila Frésca (28/9/2017)
Um “Nabucco” problemático no Theatro Municipal de São Paulo Por João Luiz Sampaio (26/9/2017)
Na estreia com a Osesp, Leonardo Hilsdorf encanta a Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (22/9/2017)
Festival de Ópera do Theatro da Paz faz bom “Don Giovanni” Por Nelson Rubens Kunze (19/9/2017)
Penderecki e Szymanowski: uma noite musical maior Por Jorge Coli (18/9/2017)
Novo fôlego para a ópera no RS Por Everton Cardoso (8/9/2017)
Wagner de boa qualidade, mas sem lirismo e vigor dramático Por Jorge Coli (4/9/2017)
Finalmente Dudamel “suja” mãos e batuta com a “política” Por João Marcos Coelho (24/8/2017)
Dobradinha “Pulcinella & Arlecchino” tem boa realização no Theatro São Pedro Por Nelson Rubens Kunze (23/8/2017)
O bel canto colorido e expressivo de Javier Camarena Por Irineu Franco Perpetuo (10/8/2017)
Osesp faz belo concerto com programa raro Por Jorge Coli (9/8/2017)
Terceira edição do Festival Vermelhos consolida projeto cultural em Ilhabela Por Camila Frésca (8/8/2017)
Em busca da música Por João Marcos Coelho (28/7/2017)
Neojiba: o exemplo da Bahia para o Brasil Por Irineu Franco Perpetuo (24/7/2017)
Você conhece José Vieira Brandão? Por João Marcos Coelho (12/7/2017)
Campos do Jordão, Salzburg e a economia da cultura Por Nelson Rubens Kunze (12/7/2017)
Rameau em “dreadlocks” Por Jorge Coli (11/7/2017)
Isabelle Faust, Vadim Repin e Julian Rachlin: sobre expectativas, decepções e boas surpresas Por Camila Frésca (5/7/2017)
Encomenda da Osesp mostra Mehmari maduro Por Irineu Franco Perpetuo (3/7/2017)
Fórum apresenta importantes orientações para “endowments” culturais no Brasil Por Nelson Rubens Kunze (10/6/2017)
Filme “Filhos de Bach” marca por sua sensibilidade e delicadeza Por Nelson Rubens Kunze (9/6/2017)
Transformação social e o futuro da música clássica Por Anahi Ravagnani e Leonardo Martinelli (30/5/2017)
Os extras contemporâneos de Isabelle Faust na Sala São Paulo Por João Marcos Coelho (25/5/2017)
Festival Amazonas de Ópera encena ‘Tannhäuser’ e comemora 20ª edição Por Nelson Rubens Kunze (23/5/2017)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Outubro 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4
 

 
São Paulo:

26/10/2017 - Antonio Meneses - violoncelo

Rio de Janeiro:
29/10/2017 - Ópera Liquid Voices: A história de Mathilda Segalescu, de Jocy de Oliveira

Outras Cidades:
20/10/2017 - Jacareí, SP - Ópera La Traviata, de Verdi
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046