Banner 468x60
Banner 180x60
Boa tarde.
Segunda-Feira, 11 de Dezembro de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 

 

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 

 
 
 
Aleyson Scopel faz ótima apresentação no Rio de Janeiro (16/12/2016)
Por Nelson Rubens Kunze

O rosto de menino bem comportado, a simplicidade e o andar despretensioso talvez iludissem. Mas bastaram alguns poucos compassos para confirmar que estávamos diante de um grande pianista: Aleyson Scopel. Aos 34 anos, com técnica apurada, ampla sonoridade e musicalidade natural, Aleyson surpreende pela densidade de sua interpretação, sóbria e sem afetações – música pura.

Foi essa a impressão que ficou após o belo recital que assisti na quinta-feira, dia 15 de dezembro, na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro. Já fui meio “aquecido”, pois, no dia anterior, em Belo Horizonte, tinha acompanhando uma apresentação do mestre Nelson Freire (que estava na capital mineira para receber a homenagem de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Minas Gerais). E Aleyson Scopel – aliás, vencedor do extinto Concurso Nelson Freire, da OSB – não decepcionou.

Aleyson Scopel [Divulgação / Daniel Ebendinger] 

O recital foi uma pequena viagem pela história da música para piano, em quatro estações: Schubert, Debussy, Rzewky e, depois do intervalo, Franz Liszt.

De Schubert, Aleyson escolheu a Sonata D 664 em lá maior. Se de imediato o artista já demonstrou o domínio absoluto que tem sobre o instrumento, sua interpretação pareceu-me um pouco arrebatada demais.

Seguiram-se três peças do segundo livro das Imagens de Debussy, em uma leitura bastante convincente. Aleyson soube extrair a poesia das paisagens etéreas do compositor francês.

A partir daí, primeiro com a peça do norte-americano Frederic Rzewsky (nascido em 1938), mas sobretudo com a extraordinária Sonata em si menor de Liszt, o recital alcançou alta qualidade artística.

Winnsboro Cotton Mill Blues é uma das Quatro baladas norte-americanas escritas por Rzewsky em 1979. Por um lado, foi impressionante o senso rítmico e dinâmico que Aleyson imprimiu à partitura; por outro, criou climas de elevada musicalidade nas passagens do lirismo gingado do “blues”. Foi uma bela e convicta interpretação dessa interessante obra de Rzewsky.

Mas foi a ótima interpretação da Sonata em si menor de Franz Liszt o ponto máximo do recital. Com grande concentração, o pianista levou a plateia por uma emocionante aventura musical. Aqui seu pianismo virtuosístico e seu lirismo expansivo estavam em casa. Sem deixar cair a tensão, Aleyson percorreu, em um grande arco orgânico, a narrativa musical de Liszt, demonstrando também compreensão da difícil partitura, uma das mais instigantes e ambiciosas criações para piano do compositor romântico.

O recital na Sala Cecília Meireles foi o último de uma série de apresentações que Aleyson Scopel realizou pelo Brasil neste segundo semestre, nas cidades de Brasília, Recife, Manaus e Goiânia.

[Nelson Rubens Kunze viajou ao Rio de Janeiro a convite da produção do recital.]





Nelson Rubens Kunze - é diretor-editor da Revista CONCERTO

Mais Textos

A goleada da Argentina (e nem precisaram do Messi) Por Nelson Rubens Kunze (8/12/2017)
Uma grande e despretensiosa sátira Por João Luiz Sampaio (8/12/2017)
Museu virtual reúne milhares de instrumentos de coleções britânicas Por Camila Frésca (4/12/2017)
Karnal, a Osesp e o governador Por Nelson Rubens Kunze (24/11/2017)
Quem não trafega nas redes sociais se trumbica Por João Marcos Coelho (24/11/2017)
Budu e Hilsdorf: nasce um duo Por Irineu Franco Perpetuo (14/11/2017)
Três óperas Por Jorge Coli (7/11/2017)
Convocação de OSs para Emesp, Guri e Conservatório de Tatuí reforça torniquete financeiro do governo Por Nelson Rubens Kunze (3/11/2017)
Para onde nos levará a onda de censura no país? Por João Marcos Coelho (31/10/2017)
Os quartetos de cordas e a reavaliação da obra de Villa-Lobos Por Camila Frésca (30/10/2017)
O Brahms profundo e espontâneo de Nelson Freire Por Irineu Franco Perpetuo (25/10/2017)
Primeiras impressões sobre a temporada da Osesp Por João Marcos Coelho (29/9/2017)
“Tosca” tem montagem competente no Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (28/9/2017)
Refinamento e inventividade em “Brazilian Landscapes” Por Camila Frésca (28/9/2017)
Um “Nabucco” problemático no Theatro Municipal de São Paulo Por João Luiz Sampaio (26/9/2017)
Na estreia com a Osesp, Leonardo Hilsdorf encanta a Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (22/9/2017)
Festival de Ópera do Theatro da Paz faz bom “Don Giovanni” Por Nelson Rubens Kunze (19/9/2017)
Penderecki e Szymanowski: uma noite musical maior Por Jorge Coli (18/9/2017)
Novo fôlego para a ópera no RS Por Everton Cardoso (8/9/2017)
Wagner de boa qualidade, mas sem lirismo e vigor dramático Por Jorge Coli (4/9/2017)
Finalmente Dudamel “suja” mãos e batuta com a “política” Por João Marcos Coelho (24/8/2017)
Dobradinha “Pulcinella & Arlecchino” tem boa realização no Theatro São Pedro Por Nelson Rubens Kunze (23/8/2017)
O bel canto colorido e expressivo de Javier Camarena Por Irineu Franco Perpetuo (10/8/2017)
Osesp faz belo concerto com programa raro Por Jorge Coli (9/8/2017)
Terceira edição do Festival Vermelhos consolida projeto cultural em Ilhabela Por Camila Frésca (8/8/2017)
Em busca da música Por João Marcos Coelho (28/7/2017)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Dezembro 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6
 

 
São Paulo:

21/12/2017 - Ópera A flauta mágica, de Mozart

Rio de Janeiro:
16/12/2017 - Linda Bustani - piano

Outras Cidades:
16/12/2017 - Piracicaba, SP - Orquestra Sinfônica de Piracicaba
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046