Banner 468x60
Banner 180x60
Boa tarde.
Terça-Feira, 19 de Junho de 2018.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 

 
 
 
Para conhecer Claudio Santoro (23/12/2016)
Por Irineu Franco Perpetuo

Em meio ao desolador cenário de cortes orçamentários de gestores que parecem ter elegido a música como o inimigo a ser exterminado, e anunciar um cenário de terra arrasada para 2017, recebemos, no apagar das luzes do ano que deseja apagar as luzes em nosso país, uma eloquente prova da grande diferença que um pequeno e preciso investimento em Cultura pode fazer.

Trata-se de Santoro Inédito, precioso e pertinente disco do fagotista Fábio Cury e do pianista e cravista Alessandro Santoro, viabilizado graças aos recursos do ProAC, o Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, e que traça um recorte preciso e estimulante na obra de um dos mais versáteis criadores da música de nosso país: o amazonense Claudio Santoro (1919-1989).


[Reprodução] 

Santoro foi um compositor e regente de brilhante carreira nacional e internacional, um antropófago de incansável apetite intelectual, que devorou, digeriu e devolveu os diversos e díspares idiomas musicais praticados durante sua existência. Não custa lembrar que foi o proto-dodecafonismo instintivo de um jovem Santoro que levou seu mestre, Koellreutter, a estudar sistematicamente e propagar no Brasil o sistema de Schönberg. Irrequieto, Santoro foi também compositor tonal de viés nacionalista, praticou as técnicas serialistas e “experimentais” filhas de Darmstadt e adotou, no final da carreira, uma linguagem “pós-moderna” que parecia abarcar e sintetizar toda sua experiência prévia.

Pois bem: Santoro inédito oferece amostras das diversas fases da carreira do compositor, de um afrancesado Prelúdio I para piano solo, de 1938 (descoberto por Alessandro Santoro em 2007), ao sucinto Prelúdio XXIX, também pianístico, do ano de seu falecimento, 1989. Entre obras originais para o instrumento e transcrições, a técnica exuberante e a musicalidade Fábio Cury passeia com enorme familiaridade pelos diversos estilos do disco, desacompanhado ou em duo com Alessandro, filho do compositor e autor das úteis, elucidativas e informativas notas de programa que acompanham o álbum.

Estimulando ainda a criação contemporânea, Cury e Santoro incluem uma interessante Sonatina para cravo e fagote escrita expressamente para eles em 2014 pelo jovem compositor Carlos dos Santos, 26, fechando o álbum com um Prelúdio Remix com vocação de pista de dança, do DJ Raffa Santoro, irmão de Alessandro. Como dica de presente de Natal, talvez já esteja muito em cima da hora: de qualquer forma, trata-se de um CD com relevância e qualidade para ser ouvido em qualquer época do ano, para presentear qualquer ente querido ou a si mesmo.

[Clique aqui para adquirir o CD Santoro Inédito.]





Irineu Franco Perpetuo - é jornalista, colaborador do jornal Folha de S. Paulo e correspondente no Brasil da revista Ópera Actual (Barcelona).

Mais Textos

Julia Lezhneva: Triunfo barroco na Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (12/6/2018)
Movimento Violão, 15 anos de atividades eternizadas num lançamento de fôlego Por Camila Frésca (4/6/2018)
Dois elencos, duas Traviatas Por Jorge Coli (28/5/2018)
Uma grande surpresa e um grande concerto para piano Por João Marcos Coelho (25/5/2018)
Suisse Romande: Master class na Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (15/5/2018)
Um matrimônio espirituoso, vivo e musical Por Jorge Coli (8/5/2018)
“Fausto” é novo marco artístico do Festival Amazonas de Ópera Por Nelson Rubens Kunze (7/5/2018)
Clássico em terreno popular: o encantador recital de Cristian Budu na série “Tupinambach” Por Camila Frésca (3/5/2018)
Um "Faust" digno dos grandes teatros internacionais Por Jorge Coli (2/5/2018)
Cristian, Jamil e OER empolgam o Municipal lotado Por Irineu Franco Perpetuo (30/4/2018)
Verdi futurista aterrissa no Theatro Municipal do Rio Por Nelson Rubens Kunze (30/4/2018)
Ótima "Traviata" estreia em Belo Horizonte Por Nelson Rubens Kunze (27/4/2018)
A Camerata Romeu e a reinvenção da música Por João Marcos Coelho (26/4/2018)
Primeira escuta: Ronaldo Miranda estreia obra com a Osesp Por Nelson Rubens Kunze (25/4/2018)
Oito olhos azuis e muita música Por Jorge Coli (19/4/2018)
‘Missa’ de Bernstein é destaque no Theatro Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (10/4/2018)
“O Corego” e os primórdios da representação operística Por Camila Frésca (6/4/2018)
Natalie Dessay: uma expressão que transcende as palavras Por Irineu Franco Perpetuo (5/4/2018)
Os Músicos de Capella fazem primorosa ‘Paixão’ de Bach Por Nelson Rubens Kunze (29/3/2018)
A música não mente Por João Marcos Coelho (27/3/2018)
Enfim, uma sede para a Ospa! Por Nelson Rubens Kunze (26/3/2018)
A Osesp, Villa-Lobos e o “voo de galinha” Por João Marcos Coelho (23/3/2018)
Jan Lisiecki: para uma temporada de austeridade, um pianista nada austero Por Irineu Franco Perpetuo (14/3/2018)
“Lo Schiavo” em Campinas: encantamento e melancolia Por Jorge Coli (12/3/2018)
Villa-Lobos, a Semana de Arte Moderna e o Brasil Por Camila Frésca (8/3/2018)
“Sexta” de Mahler coroa trabalho artístico do Instituto Baccarelli Por Nelson Rubens Kunze (5/3/2018)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Junho 2018 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
 

 
São Paulo:

19/6/2018 - Trio Musikar

Rio de Janeiro:
19/6/2018 - Maur Trio

Outras Cidades:
20/6/2018 - Natal, RN - Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2018 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046