Banner 468x60
Banner 180x60
Boa noite.
Sábado, 23 de Junho de 2018.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 

 
 
 
Ópera do século XVII, espetáculo contemporâneo (15/12/2008)
Por Nelson Rubens Kunze

O Teatro Municipal de São Paulo inaugurou em setembro passado a sua nova Central de Produção, que leva o nome de um dos importantes cenotécnicos que já trabalharam na casa, o falecido Chico Giacchieri. Segundo o maestro Jamil Maluf, diretor artístico da casa e principal responsável pela concretização da idéia, é a central de produção que possibilitará o aumento e diversificação dos títulos apresentados no teatro (segundo Jamil, já foi a central que viabilizou a rica temporada lírica deste ano, com 9 títulos entre remontagens e encenações originais).

Para marcar a inauguração da Central de Produção Chico Giacchieri, o Teatro Municipal produziu, ali mesmo, em um de seus amplos galpões, uma encenação de Dido e Enéas, ópera de Henry Purcell. O espetáculo, reprisado em 3 récitas no início de dezembro, foi apresentado por uma camerata barroca formada basicamente por músicos da Orquestra Experimental de Repertório, o Coral Paulistano e pelo Teatro da Vertigem, grupo premiado por sua originalidade em encenar peças em espaços inusitados, como hospitais, igrejas e presídios, incorporando essa circunstância em sua proposta artística. A direção cênica coube a Antônio Araújo, diretor do Teatro da Vertigem, que teve assim a sua primeira experiência com ópera. Segundo Araújo, no entanto, a concepção cênica da montagem tem relação direta com a de outros espetáculos do grupo: "Como nas peças que fizemos em hospitais ou presídios, nossa intenção é estabelecer um diálogo entre a história que estamos contando e o espaço da apresentação". Tiago Pinheiro, que é o regente titular do Coral Paulistano, respondeu pela direção musical e pela regência, e os solistas foram Luisa Francesconi (Dido), Leonardo Neiva (Enéas), Rosemeire Moreira (Belinda) e Silvia Tessuto (como a feiticeira).

Única ópera do compositor Henry Purcell (1658-1695), Dido e Enéas foi também a primeira obra do gênero escrita na Inglaterra. Conforme o material de divulgação, "a ópera estreou em 1689, em uma representação privada feita por alunas da Boarding School for Girls, em Chelsea. Sua primeira apresentação profissional aconteceu após a morte de Purcell, em 1700, no Lincoln Inn's Field Theatre, em Londres. O libreto foi escrito pelo poeta inglês Nahum Tate (1652-1715) com base na Eneida, poema épico do romano Virgílio (70-19 a.C.) que narra os acontecimentos anteriores à fundação da cidade de Roma."

Foi excelente e emocionante a nova encenação de Dido e Enéas produzida na Central de Produção do Teatro Municipal, sem dúvida um dos pontos altos da temporada musical do ano. Afastado de seu contexto original, o drama ganhou uma nova e rica dimensão interpretativa, aproximando-o de maneira muito feliz do dia a dia do mundo contemporâneo. Isso em nada comprometeu o rigor da interpretação musical, conduzida com muita competência por Tiago Pinheiro e feita de acordo com o estilo e práticas da época, inclusive com a utilização do cravo e chitarrone.

Fundamental para o sucesso da montagem, foi o ótimo rendimento vocal dos quatro solistas principais. Apoiados pela direção de cena, cada um deles pode desenvolver com muita propriedade o seu papel, criando momentos eletrizantes. Marcante foi a aparição da feiticeira no início do segundo ato, caminhando para o centro da cena durante o prelúdio; ou a famosa lamentação de Dido, em interpretação tocante de Luisa Francesconi. Esse Dido e Enéas é daqueles espetáculos que a gente quer recomendar para todo mundo.





Nelson Rubens Kunze - é diretor-editor da Revista CONCERTO

Mais Textos

Auf Wiedersehen, Sir Rattle Por Leonardo Martinelli (22/6/2018)
Com Richard Strauss, ópera segue bem em 2018 no Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (19/6/2018)
Julia Lezhneva: Triunfo barroco na Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (12/6/2018)
Movimento Violão, 15 anos de atividades eternizadas num lançamento de fôlego Por Camila Frésca (4/6/2018)
Dois elencos, duas Traviatas Por Jorge Coli (28/5/2018)
Uma grande surpresa e um grande concerto para piano Por João Marcos Coelho (25/5/2018)
Suisse Romande: Master class na Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (15/5/2018)
Um matrimônio espirituoso, vivo e musical Por Jorge Coli (8/5/2018)
“Fausto” é novo marco artístico do Festival Amazonas de Ópera Por Nelson Rubens Kunze (7/5/2018)
Clássico em terreno popular: o encantador recital de Cristian Budu na série “Tupinambach” Por Camila Frésca (3/5/2018)
Um "Faust" digno dos grandes teatros internacionais Por Jorge Coli (2/5/2018)
Cristian, Jamil e OER empolgam o Municipal lotado Por Irineu Franco Perpetuo (30/4/2018)
Verdi futurista aterrissa no Theatro Municipal do Rio Por Nelson Rubens Kunze (30/4/2018)
Ótima "Traviata" estreia em Belo Horizonte Por Nelson Rubens Kunze (27/4/2018)
A Camerata Romeu e a reinvenção da música Por João Marcos Coelho (26/4/2018)
Primeira escuta: Ronaldo Miranda estreia obra com a Osesp Por Nelson Rubens Kunze (25/4/2018)
Oito olhos azuis e muita música Por Jorge Coli (19/4/2018)
‘Missa’ de Bernstein é destaque no Theatro Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (10/4/2018)
“O Corego” e os primórdios da representação operística Por Camila Frésca (6/4/2018)
Natalie Dessay: uma expressão que transcende as palavras Por Irineu Franco Perpetuo (5/4/2018)
Os Músicos de Capella fazem primorosa ‘Paixão’ de Bach Por Nelson Rubens Kunze (29/3/2018)
A música não mente Por João Marcos Coelho (27/3/2018)
Enfim, uma sede para a Ospa! Por Nelson Rubens Kunze (26/3/2018)
A Osesp, Villa-Lobos e o “voo de galinha” Por João Marcos Coelho (23/3/2018)
Jan Lisiecki: para uma temporada de austeridade, um pianista nada austero Por Irineu Franco Perpetuo (14/3/2018)
“Lo Schiavo” em Campinas: encantamento e melancolia Por Jorge Coli (12/3/2018)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Junho 2018 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
 

 
São Paulo:

26/6/2018 - Geneva Camerata e Pieter Wispelwey - violoncelo

Rio de Janeiro:
23/6/2018 - Ópera A flauta mágica, de Mozart

Outras Cidades:
24/6/2018 - São José dos Campos, SP - Festival Ethno Brazil
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2018 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046