Banner 468x60
Banner 180x60
Bom dia.
Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 
 
 
Em clima de festa, Theatro Municipal de São Paulo abre ano com bom concerto (22/2/2017)
Por Nelson Rubens Kunze

Com casa lotada e em clima de festa, o Theatro Municipal de São Paulo abriu a sua temporada de 2017 no sábado passado, dia 18 de fevereiro. A Orquestra Sinfônica Municipal, o Coral Lírico (sob nova direção de Mário Zaccaro), o Coral Paulistano (direção de Naomi Munakata) e os solistas Gabriella Pace (soprano), Luisa Francesconi (mezzo soprano) e Fernando Portari (tenor), todos sob regência do novo titular maestro Roberto Minczuk, apresentaram Villa-Lobos (Magnificat Alleluia) e a Sinfonia nº 2, Lobgesang, de Mendelssohn.

O evento se iniciou com uma breve fala do secretário de Cultura, André Sturm, que também acumula o cargo de diretor geral da Fundação Theatro Municipal de São Paulo, e do novo diretor artístico Cleber Papa. Sturm agradeceu aos corpos estáveis e à nova direção, e disse que o teatro vai oferecer para a cidade uma programação rica, com concertos sinfônicos, óperas (“com toda a sofisticação que o gênero merece”) e outras manifestações artísticas. Já Papa fez uma brincadeira dizendo que “São Paulo tem cons(c)erto”, aludindo ao escândalo do esquema fraudulento da gestão anterior.

Após a apresentação do Hino Nacional teve início o concerto propriamente dito, e o concerto foi um sucesso. Magnificat Alleluia é uma obra breve, de 8 minutos, para mezzo soprano, coro e orquestra sinfônica. Foi escrita em 1958, um ano antes da morte do compositor, como encomenda do Papa Pio XII. A obra é de construção musical ambiciosa e alterna os solos com o coro até um apoteótico final.

Mas foi com a grande Sinfonia nº 2, Lobgesang, de Mendelssohn, que o concerto alcançou seu ponto culminante. Roberto Minczuk conduziu a obra de cor (aliás, também regeu o Villa-Lobos de cor), em interpretação emocionante, com perfeita compreensão do discurso musical e com absoluto domínio da imensa massa vocal e instrumental. Orquestra e coros voltaram a demonstrar o bom desempenho dos últimos anos.

Contribuiu para sucesso da noite a performance dos ótimos solistas Gabriella Pace, Luisa Francesconi e Fernando Portari, três de nossos mais importantes e reconhecidos cantores. Destaque especial para Francesconi, que já havia solado na obra de Villa-Lobos. Além do lindo timbre, a artista exibiu técnica cuidada e consciência de estilo.

Concerto de abertura da temporada 2017 do Theatro Municipal de São Paulo [divulgação]

A noite também marcou o lançamento da programação artística do primeiro semestre do Theatro Municipal, primeira temporada elaborada sob a direção artística de Cleber Papa. Séries como “Domingo no Municipal”, “Meu primeiro Municipal” e “Concertos informais” indicam um desejo legítimo de aproximar a casa da comunidade, em conformidade com o lema geral que inspira a programação: “o Municipal na cidade, a cidade no Municipal”. A temporada deste primeiro semestre tem duas óperas em concerto (Fidelio de Beethoven e A danação de Fausto de Berlioz), programas interessantes (a integral das Bachianas Brasileiras, a Paixão segundo São João de Bach ou a apresentação da versão completa do Peer Gynt de Grieg) e a participação expressiva de artistas brasileiros. Para o segundo semestre, a direção promete a volta das óperas encenadas.

Após o escândalo que se abateu sobre o Municipal no ano passado, a temporada anunciada, com o pé no chão, tem o mérito de fazer a grande engrenagem do teatro voltar a funcionar. O concerto de abertura foi um sucesso e demonstrou que a nova gestão Papa/Minczuk goza da confiança e do apoio do público.

Observação: Hoje (quarta-feira, dia 22/02), ao meio-dia, o concerto de abertura da temporada do Theatro Municipal de São Paulo será transmitido na rádio Cultura FM 103,3.

[Clique aqui para mais detalhes sobre a Temporada 2017 do Theatro Municipal de São Paulo.]





Nelson Rubens Kunze - é diretor-editor da Revista CONCERTO

Mais Textos

Festival de Ópera do Theatro da Paz faz bom “Don Giovanni” Por Nelson Rubens Kunze (19/9/2017)
Penderecki e Szymanowski: uma noite musical maior Por Jorge Coli (18/9/2017)
Novo fôlego para a ópera no RS Por Everton Cardoso (8/9/2017)
Wagner de boa qualidade, mas sem lirismo e vigor dramático Por Jorge Coli (4/9/2017)
Finalmente Dudamel “suja” mãos e batuta com a “política” Por João Marcos Coelho (24/8/2017)
Dobradinha “Pulcinella & Arlecchino” tem boa realização no Theatro São Pedro Por Nelson Rubens Kunze (23/8/2017)
O bel canto colorido e expressivo de Javier Camarena Por Irineu Franco Perpetuo (10/8/2017)
Osesp faz belo concerto com programa raro Por Jorge Coli (9/8/2017)
Terceira edição do Festival Vermelhos consolida projeto cultural em Ilhabela Por Camila Frésca (8/8/2017)
Em busca da música Por João Marcos Coelho (28/7/2017)
Neojiba: o exemplo da Bahia para o Brasil Por Irineu Franco Perpetuo (24/7/2017)
Campos do Jordão, Salzburg e a economia da cultura Por Nelson Rubens Kunze (12/7/2017)
Você conhece José Vieira Brandão? Por João Marcos Coelho (12/7/2017)
Rameau em “dreadlocks” Por Jorge Coli (11/7/2017)
Isabelle Faust, Vadim Repin e Julian Rachlin: sobre expectativas, decepções e boas surpresas Por Camila Frésca (5/7/2017)
Encomenda da Osesp mostra Mehmari maduro Por Irineu Franco Perpetuo (3/7/2017)
Fórum apresenta importantes orientações para “endowments” culturais no Brasil Por Nelson Rubens Kunze (10/6/2017)
Filme “Filhos de Bach” marca por sua sensibilidade e delicadeza Por Nelson Rubens Kunze (9/6/2017)
Transformação social e o futuro da música clássica Por Anahi Ravagnani e Leonardo Martinelli (30/5/2017)
Os extras contemporâneos de Isabelle Faust na Sala São Paulo Por João Marcos Coelho (25/5/2017)
Festival Amazonas de Ópera encena ‘Tannhäuser’ e comemora 20ª edição Por Nelson Rubens Kunze (23/5/2017)
Noites memoráveis com Isabelle Faust e Alexander Melnikov Por Camila Frésca (18/5/2017)
Com Faust e Volmer, a Osesp chega à excelência Por Irineu Franco Perpetuo (16/5/2017)
Foi um esplendor, mas... Por Jorge Coli (16/5/2017)
Perdas e danos (Santa Marcelina incorpora Theatro São Pedro) Por Nelson Rubens Kunze (9/5/2017)
Pesquisa do Projeto Guri mostra resultados importantes Por Camila Frésca (3/5/2017)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Setembro 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
 

 
São Paulo:

28/9/2017 - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

Rio de Janeiro:
22/9/2017 - Ópera Tosca, de Puccini

Outras Cidades:
27/9/2017 - Aracaju, SE - VIII Musica Brasilis
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046