Banner 468x60
Banner 180x60
Bom dia.
Quinta-Feira, 27 de Abril de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes


 
 
 
Em clima de festa, Theatro Municipal de São Paulo abre ano com bom concerto (22/2/2017)
Por Nelson Rubens Kunze

Com casa lotada e em clima de festa, o Theatro Municipal de São Paulo abriu a sua temporada de 2017 no sábado passado, dia 18 de fevereiro. A Orquestra Sinfônica Municipal, o Coral Lírico (sob nova direção de Mário Zaccaro), o Coral Paulistano (direção de Naomi Munakata) e os solistas Gabriella Pace (soprano), Luisa Francesconi (mezzo soprano) e Fernando Portari (tenor), todos sob regência do novo titular maestro Roberto Minczuk, apresentaram Villa-Lobos (Magnificat Alleluia) e a Sinfonia nº 2, Lobgesang, de Mendelssohn.

O evento se iniciou com uma breve fala do secretário de Cultura, André Sturm, que também acumula o cargo de diretor geral da Fundação Theatro Municipal de São Paulo, e do novo diretor artístico Cleber Papa. Sturm agradeceu aos corpos estáveis e à nova direção, e disse que o teatro vai oferecer para a cidade uma programação rica, com concertos sinfônicos, óperas (“com toda a sofisticação que o gênero merece”) e outras manifestações artísticas. Já Papa fez uma brincadeira dizendo que “São Paulo tem cons(c)erto”, aludindo ao escândalo do esquema fraudulento da gestão anterior.

Após a apresentação do Hino Nacional teve início o concerto propriamente dito, e o concerto foi um sucesso. Magnificat Alleluia é uma obra breve, de 8 minutos, para mezzo soprano, coro e orquestra sinfônica. Foi escrita em 1958, um ano antes da morte do compositor, como encomenda do Papa Pio XII. A obra é de construção musical ambiciosa e alterna os solos com o coro até um apoteótico final.

Mas foi com a grande Sinfonia nº 2, Lobgesang, de Mendelssohn, que o concerto alcançou seu ponto culminante. Roberto Minczuk conduziu a obra de cor (aliás, também regeu o Villa-Lobos de cor), em interpretação emocionante, com perfeita compreensão do discurso musical e com absoluto domínio da imensa massa vocal e instrumental. Orquestra e coros voltaram a demonstrar o bom desempenho dos últimos anos.

Contribuiu para sucesso da noite a performance dos ótimos solistas Gabriella Pace, Luisa Francesconi e Fernando Portari, três de nossos mais importantes e reconhecidos cantores. Destaque especial para Francesconi, que já havia solado na obra de Villa-Lobos. Além do lindo timbre, a artista exibiu técnica cuidada e consciência de estilo.

Concerto de abertura da temporada 2017 do Theatro Municipal de São Paulo [divulgação]

A noite também marcou o lançamento da programação artística do primeiro semestre do Theatro Municipal, primeira temporada elaborada sob a direção artística de Cleber Papa. Séries como “Domingo no Municipal”, “Meu primeiro Municipal” e “Concertos informais” indicam um desejo legítimo de aproximar a casa da comunidade, em conformidade com o lema geral que inspira a programação: “o Municipal na cidade, a cidade no Municipal”. A temporada deste primeiro semestre tem duas óperas em concerto (Fidelio de Beethoven e A danação de Fausto de Berlioz), programas interessantes (a integral das Bachianas Brasileiras, a Paixão segundo São João de Bach ou a apresentação da versão completa do Peer Gynt de Grieg) e a participação expressiva de artistas brasileiros. Para o segundo semestre, a direção promete a volta das óperas encenadas.

Após o escândalo que se abateu sobre o Municipal no ano passado, a temporada anunciada, com o pé no chão, tem o mérito de fazer a grande engrenagem do teatro voltar a funcionar. O concerto de abertura foi um sucesso e demonstrou que a nova gestão Papa/Minczuk goza da confiança e do apoio do público.

Observação: Hoje (quarta-feira, dia 22/02), ao meio-dia, o concerto de abertura da temporada do Theatro Municipal de São Paulo será transmitido na rádio Cultura FM 103,3.

[Clique aqui para mais detalhes sobre a Temporada 2017 do Theatro Municipal de São Paulo.]





Nelson Rubens Kunze - é diretor-editor da Revista CONCERTO

Mais Textos

E Cristian Budu, finalmente, tocou com a Osesp! Por Irineu Franco Perpetuo (21/4/2017)
Olivier Toni Por João Marcos Coelho (20/4/2017)
“Uirapuru”, de Villa-Lobos: algumas considerações no centenário da obra Por Camila Frésca (12/4/2017)
Nasce uma estrela Por Jorge Coli (11/4/2017)
A festa do Concurso Maria Callas: competência e amor à música Por Jorge Coli (4/4/2017)
Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta “Jenufa”, de Janácek Por Nelson Rubens Kunze (4/4/2017)
“Risco” é vibrante imagem artística da cidade de São Paulo Por Jorge Coli (29/3/2017)
Quanto custa uma orquestra sinfônica? Por Nelson Rubens Kunze (28/3/2017)
De palmeiras e pinheirinhos nórdicos Por João Marcos Coelho (24/3/2017)
Opes abre temporada clássica no Theatro Municipal do Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (23/3/2017)
Sombra de sombra – a estreia da ópera “O espelho” Por João Luiz Sampaio (22/3/2017)
Helder Parente, talento infinito Por Rosana Lanzelotte (21/3/2017)
Trio Villani-Côrtes faz uma ótima estreia com “Três tons brasileiros” Por Camila Frésca (14/3/2017)
O valor da música (e a responsabilidade do Estado) Por Nelson Rubens Kunze (5/3/2017)
Um Brasil diferente ainda é possível Por João Marcos Coelho (22/2/2017)
Sígrido Levental e o Conservatório do Brooklin (lembranças pessoais) Por Nelson Rubens Kunze (3/2/2017)
Sarau e livro recuperam a obra do violinista catarinense Adolpho Mello Por Camila Frésca (23/1/2017)
Nação civilizada (ou seria incivilizada?) Por Nelson Rubens Kunze (18/1/2017)
Diário de viagem Por Jorge Coli (16/1/2017)
Para conhecer Claudio Santoro Por Irineu Franco Perpetuo (23/12/2016)
Feliz Ano Novo? Por Nelson Rubens Kunze (23/12/2016)
Fim da Oficina de Curitiba: populismo da pior espécie Por João Marcos Coelho (20/12/2016)
Um retrato do Painel Funarte de Ensino Coletivo Por Camila Frésca (19/12/2016)
Aleyson Scopel faz ótima apresentação no Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (16/12/2016)
Em Porto Alegre, uma “Carmina Burana” para lembrar Por Everton Cardoso (15/12/2016)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Abril 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 1 2 3 4 5 6
 

 
São Paulo:

29/4/2017 - II SPHarpFestival

Rio de Janeiro:
29/4/2017 - Roberto de Regina - cravo

Outras Cidades:
27/4/2017 - Belo Horizonte, MG - Ópera Norma, de Bellini
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046