Banner 468x60
Banner 180x60
Boa tarde.
Quarta-Feira, 28 de Junho de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 
 
 
Fórum apresenta importantes orientações para “endowments” culturais no Brasil (10/6/2017)
Por Nelson Rubens Kunze

Três guias de orientação produzidos pelo I Fórum Internacional de Endowments Culturais foram lançados nesta última semana em eventos realizados no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. São publicações eletrônicas que contêm o resultado de encontros e entrevistas realizadas com os principais agentes envolvidos – a partir de um trabalho iniciado no ano passado –, com o objetivo de compreender o conceito desses endowments, de como eles podem ser úteis para a manutenção de instituições culturais e dos desafios para implementá-los e desenvolvê-los no Brasil.

Endowments, chamados em português de fundos patrimoniais, são reservas financeiras cujos rendimentos são utilizados para o financiamento de instituições sem fins lucrativos, como universidades, hospitais, museus, orquestras ou teatros de óperas. Amplamente utilizados nos Estados Unidos – em alguns casos instituídos há mais de 100 anos – os endowments chegam a cobrir 30% das despesas de grandes instituições de ensino e cultura.

O capital para a formação desses fundos vem de doações de pessoas físicas ou jurídicas, privadas ou públicas. O montante é investido no mercado financeiro e o rendimento da aplicação é então utilizado como recurso para a entidade. Nos Estados Unidos, endowments alcançam bilhões de dólares, como o da Universidade de Harvard (US$ 32 bi), Stanford (US$ 17 bi) ou o do MIT (US$ 10bi). O mesmo ocorre no Reino Unido, com a Universidade de Oxford (US$ 4,3 bi) ou a Universidade de Cambridge (US$ 4,8 bi).

Na área da cultura, o maior endowment norte-americano é do Metropolitan Museum of Art, com US$ 2,5 bi. Mas todas as principais orquestras e óperas, bem como instituições de ensino, operam hoje com os indispensáveis recursos de fundos patrimoniais [clique aqui para ler o texto que escrevi sobre o endowment da Juilliard School de Nova York].

No Brasil, os principais endowments estão concentrados na área financeira, com a Fundação Bradesco (R$ 34,5 bi), Itaú Social (R$ 2,4 bi) ou o Instituto Unibanco (1 bi). Mas há iniciativas sendo desenvolvidas em outros campos, como a Liga Solidária (R$ 48 milhões), o Fundo Patrimonial Amigos da Poli (10,2 milhões) ou a Fundação Abrinq (R$ 7,3 milhões).

Segundo Ricardo Levisky, idealizador e presidente do Fórum de Endowments, “mais do que destacar a relevância do tema em encontros e debates, buscamos consolidar ferramentas para a real efetivação de fundos patrimoniais permanentes no terceiro setor brasileiro. Esse é um esforço que demanda tanto reflexão como elaboração de instrumentos legais, a formação de profissionais e competências técnicas, e a adequação dos próprios modelos de gestão de recursos para a incorporação de Endowments”.

Os resultados do fórum foram organizados em três guias: o primeiro, com informações gerais para o público interessado, informa sobre os conceitos básicos do endowment, seu histórico e papel no contexto do financiamento da cultura no Brasil; o segundo, traz orientações para os agentes públicos, com aspectos sobre a regulação e a tributação do mecanismo; e o terceiro guia destina-se aos responsáveis por instituições culturais e financeiras, indicando recomendações relacionadas à gestão e à governança das doações e sugerindo um passo a passo para a implementação de fundos patrimoniais.

[Observação: os dados apresentados neste texto foram retirados dos guias produzidos pelo fórum, nos quais constam as respectivas fontes.]

[O I Fórum Internacional de Endowments Culturais é uma realização da empresa Levisky Negócios e Cultura, com a parceria da Edelman Significa, do Idis e da PLKC Advogados, e o patrocínio do BNDES, da Caixa e da Petrobras.]

[Clique aqui para acessar os guias.]

 





Nelson Rubens Kunze - é diretor-editor da Revista CONCERTO

Mais Textos

Filme “Filhos de Bach” marca por sua sensibilidade e delicadeza Por Nelson Rubens Kunze (9/6/2017)
Transformação social e o futuro da música clássica Por Anahi Ravagnani e Leonardo Martinelli (30/5/2017)
Os extras contemporâneos de Isabelle Faust na Sala São Paulo Por João Marcos Coelho (25/5/2017)
Festival Amazonas de Ópera encena ‘Tannhäuser’ e comemora 20ª edição Por Nelson Rubens Kunze (23/5/2017)
Noites memoráveis com Isabelle Faust e Alexander Melnikov Por Camila Frésca (18/5/2017)
Com Faust e Volmer, a Osesp chega à excelência Por Irineu Franco Perpetuo (16/5/2017)
Foi um esplendor, mas... Por Jorge Coli (16/5/2017)
Perdas e danos (Santa Marcelina incorpora Theatro São Pedro) Por Nelson Rubens Kunze (9/5/2017)
Pesquisa do Projeto Guri mostra resultados importantes Por Camila Frésca (3/5/2017)
Diana Damrau, uma artista de mais de 50 tons Por Irineu Franco Perpetuo (2/5/2017)
E Cristian Budu, finalmente, tocou com a Osesp! Por Irineu Franco Perpetuo (21/4/2017)
Olivier Toni Por João Marcos Coelho (20/4/2017)
“Uirapuru”, de Villa-Lobos: algumas considerações no centenário da obra Por Camila Frésca (12/4/2017)
Nasce uma estrela Por Jorge Coli (11/4/2017)
A festa do Concurso Maria Callas: competência e amor à música Por Jorge Coli (4/4/2017)
Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta “Jenufa”, de Janácek Por Nelson Rubens Kunze (4/4/2017)
“Risco” é vibrante imagem artística da cidade de São Paulo Por Jorge Coli (29/3/2017)
Quanto custa uma orquestra sinfônica? Por Nelson Rubens Kunze (28/3/2017)
De palmeiras e pinheirinhos nórdicos Por João Marcos Coelho (24/3/2017)
Opes abre temporada clássica no Theatro Municipal do Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (23/3/2017)
Sombra de sombra – a estreia da ópera “O espelho” Por João Luiz Sampaio (22/3/2017)
Helder Parente, talento infinito Por Rosana Lanzelotte (21/3/2017)
Trio Villani-Côrtes faz uma ótima estreia com “Três tons brasileiros” Por Camila Frésca (14/3/2017)
O valor da música (e a responsabilidade do Estado) Por Nelson Rubens Kunze (5/3/2017)
Um Brasil diferente ainda é possível Por João Marcos Coelho (22/2/2017)
Em clima de festa, Theatro Municipal de São Paulo abre ano com bom concerto Por Nelson Rubens Kunze (22/2/2017)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Junho 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1
 

 
São Paulo:

29/6/2017 - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

Rio de Janeiro:
29/6/2017 - Ensemble San Carlino (Itália)

Outras Cidades:
30/6/2017 - Curitiba, PR - Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba e Florilegium Musicum
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046