Banner 468x60
Banner 180x60
Bom dia.
Terça-Feira, 24 de Abril de 2018.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 

 
 
 
Convocação de OSs para Emesp, Guri e Conservatório de Tatuí reforça torniquete financeiro do governo (3/11/2017)
Por Nelson Rubens Kunze

A Secretaria de Cultura do estado de São Paulo acaba de lançar os editais para a convocação de Organizações Sociais da Cultura (OSs) interessadas na gestão de três dos principais equipamentos de música do estado: a Emesp, Escola de Música do Estado de São Paulo (edital que inclui o Theatro São Pedro, a Orquestra do Theatro São Pedro e o Teatro Caetano de Campos), o Projeto Guri Capital / Grande São Paulo e o Conservatório de Tatuí. Os novos contratos preveem a gestão dos equipamentos por cinco anos, de 1º de janeiro de 2018 a 31 de dezembro de 2022. As inscrições da convocação estão abertas até os dias 21/11 (Guri), 22/11 (Emesp) e 23/11 (Tatuí).

Uma vez que os contratos atuais vencem em 31 de dezembro (o contrato do Guri ainda antes, em 15 de dezembro) e considerando-se que a Secretaria tem 30 dias para análise e parecer técnico das novas propostas, o lançamento dos editais se dá em cima da hora. A elaboração dos contratos ou mesmo eventuais recursos poderão atrasar o processo, gerando problemas que podem obrigar a aditamentos nos contratos atuais.

[A história é conhecida, mas não custa lembrar. Há um ano, no processo da nova contratação de OS para o Theatro São Pedro, a demora da Secretaria em lançar o edital levou primeiro a um “sobrestamento” (adiamento) do processo com o então gestor Instituto Pensarte e, depois, por conta da impossibilidade de novo prolongamento do contrato, à improvisada e controvertida solução de incorporação do Theatro São Pedro ao contrato da Santa Marcelina Cultura. Na época, a Banda Sinfônica do Estado, que fazia parte do contrato, acabou extinta, e a Jazz Sinfônica, que também estava incluída, foi transferida para a Fundação Padre Anchieta.]

Conforme os editais agora lançados, os valores anuais dos respectivos contratos seguem basicamente os repasses estabelecidos para este ano de 2017: R$ 25,6 milhões para o Guri Capital / Grande São Paulo (R$ 128 milhões no total); 31,5 milhões para a Emesp / Theatro São Pedro (R$ 157,3 milhões no total); e R$ 22 milhões para o Conservatório de Tatuí (R$ 110 milhões no total). O edital, portanto, mantém congelados os valores de 2017 para os próximos 5 anos, o que por si só já cria uma situação de insustentabilidade financeira.

Pior, contudo, é o fato de o repasse de 2017, que serve de base para os valores constantes nos editais, já não ter sido suficiente para cobrir as despesas das entidades neste ano. Sim, é isso mesmo! Desde pelo menos 2015 – em razão dos cortes desproporcionais promovidos pelo governo (em alguns casos na ordem de mais de 40% em valores reais – leia mais aqui) –, várias OSs foram obrigadas a utilizar os seus fundos de reserva e fundos de contingenciamento para fazer frente às despesas. Por exemplo, uma análise do contrato de gestão da Emesp (todos os documentos estão disponíveis no portal da transparência da Secretaria da Cultura) indica que mais de 15% da receita de 2017 (cerca de R$ 4,5 milhões) vieram de recursos transferidos dos anos anteriores em grande parte provenientes dos fundos e de aplicações financeiras. Como diversas entidades hoje estão com os fundos zerados, os novos editais indicam que, para o equilíbrio orçamentário, cortes estruturais (descontinuidade de programas e serviços) terão de ser feitos.
 
O torniquete financeiro aplicado às OSs já causou imensos danos à cultura paulista, levando à extinção de grupos, demissão de músicos e professores, diminuição de vagas de ensino musical e encolhimento de temporadas. É lamentável que, mesmo agora em um cenário que aponta para uma retomada da atividade econômica, o governo siga em sua política de estrangulamento da atividade cultural.





Nelson Rubens Kunze - é diretor-editor da Revista CONCERTO

Mais Textos

Oito olhos azuis e muita música Por Jorge Coli (19/4/2018)
‘Missa’ de Bernstein é destaque no Theatro Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (10/4/2018)
“O Corego” e os primórdios da representação operística Por Camila Frésca (6/4/2018)
Natalie Dessay: uma expressão que transcende as palavras Por Irineu Franco Perpetuo (5/4/2018)
Os Músicos de Capella fazem primorosa ‘Paixão’ de Bach Por Nelson Rubens Kunze (29/3/2018)
A música não mente Por João Marcos Coelho (27/3/2018)
Enfim, uma sede para a Ospa! Por Nelson Rubens Kunze (26/3/2018)
A Osesp, Villa-Lobos e o “voo de galinha” Por João Marcos Coelho (23/3/2018)
Jan Lisiecki: para uma temporada de austeridade, um pianista nada austero Por Irineu Franco Perpetuo (14/3/2018)
“Lo Schiavo” em Campinas: encantamento e melancolia Por Jorge Coli (12/3/2018)
Villa-Lobos, a Semana de Arte Moderna e o Brasil Por Camila Frésca (8/3/2018)
“Sexta” de Mahler coroa trabalho artístico do Instituto Baccarelli Por Nelson Rubens Kunze (5/3/2018)
Hvorostovsky e um “Rigoletto” excepcional Por Jorge Coli (26/2/2018)
10 anos de Filarmônica de Minas Gerais: muito a comemorar Por Nelson Rubens Kunze (26/2/2018)
Ópera de Dubai e Louvre Abu Dhabi: arquitetura e conceito – parte 2 Por Camila Frésca (22/1/2018)
Ópera de Dubai e Louvre Abu Dhabi: arquitetura e conceito – parte 1 Por Camila Frésca (22/1/2018)
Relativizações, realidades e transformações: um olhar sobre “A flauta mágica” do Theatro Municipal Por João Luiz Sampaio (23/12/2017)
A produção é boa, mas faltou mágica na “Flauta” do Municipal Por Nelson Rubens Kunze (23/12/2017)
O prazer de ouvir Neymar Dias – muito bachiano e muito brasileiro Por Irineu Franco Perpetuo (20/12/2017)
Uma temporada inclusiva, feita com inteligência Por João Marcos Coelho (19/12/2017)
Uma grande e despretensiosa sátira Por João Luiz Sampaio (8/12/2017)
A goleada da Argentina (e nem precisaram do Messi) Por Nelson Rubens Kunze (8/12/2017)
Museu virtual reúne milhares de instrumentos de coleções britânicas Por Camila Frésca (4/12/2017)
Karnal, a Osesp e o governador Por Nelson Rubens Kunze (24/11/2017)
Quem não trafega nas redes sociais se trumbica Por João Marcos Coelho (24/11/2017)
Budu e Hilsdorf: nasce um duo Por Irineu Franco Perpetuo (14/11/2017)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Abril 2018 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5
 

 
São Paulo:

25/4/2018 - Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo

Rio de Janeiro:
28/4/2018 - Orquestra Petrobras Sinfônica

Outras Cidades:
26/4/2018 - Belo Horizonte, MG - Ópera La Traviata, de Verdi
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2018 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046