Banner 468x60
Banner 180x60
Bom dia.
Segunda-Feira, 18 de Junho de 2018.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 

 
 
 
Papo de ópera (13/4/2009)
Por Irineu Franco Perpetuo

O lançamento, no último sábado, dia 11, do livro “Ópera à Brasileira”, de João Luiz Sampaio, na Sala São Paulo, deixou-me com algumas questões fervilhando na cabeça. No mesmo dia, por coincidência, recebi um e-mail de um antigo vizinho, que, depois de anos, residindo em Londres, como produtor de música pop, anunciava sua volta ao Brasil. Imaginei o seguinte diálogo entre nós:

ELE: Irineu, vi que você participa desse livro de ópera que acabou de sair. Eu não sou dessa área, mas queria me aprofundar mais. Agora que estou voltando para São Paulo, vou poder ver muita ópera por aí?
EU: Na verdade, não.
ELE: Como não? E o Municipal?
EU: Está fechado para reformas. Sabe como é, o teatro é quase centenário. Precisa de uma garibada.
ELE: Tudo bem. Mas não arranjaram outro lugar para abrigar as óperas enquanto isso?
EU: Não.
ELE: Mas por quê? Ano passado não teve ópera?
EU: Teve sim. Nove, por sinal. Do barroco ao século XX. Títulos conhecidos e títulos pouco feitos. Uma programação variada e interessante.
ELE: Isso é muito?
EU: Dá quase uma ópera por mês. Na estrutura atual do Municipal, é o máximo que dá para fazer.
ELE: Bem, então não devia ter público.
EU: Teve sim. Quase sempre o teatro estava lotado, e, muitas vezes, os ingressos esgotavam antes da estreia.
ELE: Ah, então acho que os espetáculos eram ruins.
EU: Olha, de algumas coisas gostei muito; de outras, pouco; e, de outras, não consegui gostar.
ELE: Mas você é chato.
EU: É verdade. E não tenho pretensões a dono da verdade. De qualquer forma, o público aplaudiu sempre. E, se você der uma olhada no que saiu nos jornais, vai ver que o tom geral da crítica especializada foi de elogio.
ELE: Então deve ter sido a política! Não teve eleição para prefeito no ano passado? Na certa, ganhou a oposição, e mandou todo mundo embora. No Brasil é assim: troca-se o chefe do Executivo e as políticas não têm continuidade.
EU: Só que foi a situação que ganhou. O prefeito foi reeleito, manteve o secretário de Cultura, etc. Ninguém foi para a rua.
ELE: Uma temporada variada, com público, elogiada pela crítica... As mesmas pessoas continuam nos cargos, e, no entando, nesse ano não acontece nada? Difícil de enteder... Bem, sempre dá para tomar um avião para o Rio.
EU: Lá o Municipal também está fechado. E a Cidade da Música, que foi inaugurada no final do ano passado, antes de ficar pronta, teve as obras paralisadas. Um imbróglio.
ELE: E onde tem ópera, então?
EU: No cinema. Estão passando as montagens do Metropolitan de Nova York.
ELE: Ah, muito legal. Mas não é a mesma coisa do que assistir ao vivo, né?
EU: Não mesmo. Mas, em 2009, parece que não vamos ter alternativa. Deve ser culpa da turma de olhos azuis que deflagrou a tal da crise global.





Irineu Franco Perpetuo - é jornalista, colaborador do jornal Folha de S. Paulo e correspondente no Brasil da revista Ópera Actual (Barcelona).

Mais Textos

Julia Lezhneva: Triunfo barroco na Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (12/6/2018)
Movimento Violão, 15 anos de atividades eternizadas num lançamento de fôlego Por Camila Frésca (4/6/2018)
Dois elencos, duas Traviatas Por Jorge Coli (28/5/2018)
Uma grande surpresa e um grande concerto para piano Por João Marcos Coelho (25/5/2018)
Suisse Romande: Master class na Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (15/5/2018)
Um matrimônio espirituoso, vivo e musical Por Jorge Coli (8/5/2018)
“Fausto” é novo marco artístico do Festival Amazonas de Ópera Por Nelson Rubens Kunze (7/5/2018)
Clássico em terreno popular: o encantador recital de Cristian Budu na série “Tupinambach” Por Camila Frésca (3/5/2018)
Um "Faust" digno dos grandes teatros internacionais Por Jorge Coli (2/5/2018)
Cristian, Jamil e OER empolgam o Municipal lotado Por Irineu Franco Perpetuo (30/4/2018)
Verdi futurista aterrissa no Theatro Municipal do Rio Por Nelson Rubens Kunze (30/4/2018)
Ótima "Traviata" estreia em Belo Horizonte Por Nelson Rubens Kunze (27/4/2018)
A Camerata Romeu e a reinvenção da música Por João Marcos Coelho (26/4/2018)
Primeira escuta: Ronaldo Miranda estreia obra com a Osesp Por Nelson Rubens Kunze (25/4/2018)
Oito olhos azuis e muita música Por Jorge Coli (19/4/2018)
‘Missa’ de Bernstein é destaque no Theatro Municipal de São Paulo Por Nelson Rubens Kunze (10/4/2018)
“O Corego” e os primórdios da representação operística Por Camila Frésca (6/4/2018)
Natalie Dessay: uma expressão que transcende as palavras Por Irineu Franco Perpetuo (5/4/2018)
Os Músicos de Capella fazem primorosa ‘Paixão’ de Bach Por Nelson Rubens Kunze (29/3/2018)
A música não mente Por João Marcos Coelho (27/3/2018)
Enfim, uma sede para a Ospa! Por Nelson Rubens Kunze (26/3/2018)
A Osesp, Villa-Lobos e o “voo de galinha” Por João Marcos Coelho (23/3/2018)
Jan Lisiecki: para uma temporada de austeridade, um pianista nada austero Por Irineu Franco Perpetuo (14/3/2018)
“Lo Schiavo” em Campinas: encantamento e melancolia Por Jorge Coli (12/3/2018)
Villa-Lobos, a Semana de Arte Moderna e o Brasil Por Camila Frésca (8/3/2018)
“Sexta” de Mahler coroa trabalho artístico do Instituto Baccarelli Por Nelson Rubens Kunze (5/3/2018)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Junho 2018 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
 

 
São Paulo:

18/6/2018 - Caio Guimarães e Lucas Nogara - pianos

Rio de Janeiro:
19/6/2018 - Maur Trio

Outras Cidades:
19/6/2018 - Recife, PE - Orquestra Sinfônica de Recife
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2018 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046