Banner 180x60
Bom dia.
Segunda-Feira, 23 de Outubro de 2017.
 
E-mail:  Senha:

 

 
Nome

E-mail


 
Saiba como anunciar na Revista e no Site CONCERTO.
   


 

Vitrine Musical 2016 - Clique aqui e veja detalhes dos anunciantes

 
 
 
Silvio Barbato, popular e erudito (8/6/2009)
Por Irineu Franco Perpetuo

Foi uma coincidência, sim, e das mais estranhas e perturbadoras: recebi um disco de Silvio Barbato exatamente no mesmo dia em que choviam e-mails, SMS e telefonemas confirmando sua presença no voo 447 da Air France.

Conheci o maestro em 96, quando Heloisa Fischer me convidou ao Rio para entrevistá-lo, na casa de John Neschling, para a extinta revista VivaMúsica!, sobre sua revisão da ópera “Il Guarany”, de Carlos Gomes. Naquela época, Neschling e ele andavam bem próximos, e Barbato chegou a reger a nova Osesp algumas vezes, levando as pouco executadas partituras orquestrais de seu ex-professor, Claudio Santoro, a serem tocadas pela sinfônica ainda no tempo em que ela estava longe de badalação, e se submetia à terrível acústica do Memorial da América Latina.

Reencontramo-nos ainda em ocasiões pontuais, como na vez em que fui membro do júri, presidido por ele, do I Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão, em Belém, em 2000, ou na Mimo, em Olinda, em setembro do ano passado. Foram encontros prazerosos: com 50 anos de idade, Barbato era mineiro, mas parecia encarnar o estereótipo do carioca bon vivant e gozador, sempre com uma piada na ponta da língua.

Eu não saberia descrever direito quais eram os sentimentos que me dominavam, ainda sob o impacto das confusas notícias sobre o malfadado voo, ao abrir a caixa de três discos da recém-recebida Série Pixinguinha para ouvir Pixinguinha Sinfônico, no qual ele rege a Orquestra Petrobras Sinfônica em valsas e canções do maior gênio da música popular brasileira, incluindo a orquestração original de “Carinhoso”.

O que sei é que, ao ouvir o disco, o sentimento era de deleite. Há que ser paulista de um bairrismo atroz para não reconhecer o alto nível que, do outro lado da Via Dutra, atingiu a Petrobras Sinfônica. O álbum é enriquecido por solistas do quilate de Hamilton de Holanda (bandolim), Paulo Sérgio Santos (clarineta) e Toninho Ferragutti (acordeão), e Pixinguinha nele brilha como um orquestrador de uma verve e um domínio do métier que nada deixam a dever ao que faria mais tarde o grande Radamés Gnattali.

Lembrei-me, então, de outro disco de Barbato (do selo italiano Bongiovanni), que comprara importado, há alguns meses, a peso de ouro. Trata-se dessa curiosa grand-opéra em miniatura que é o oratório “Colombo”, de Carlos Gomes, tendo o barítono romeno Alexandru Agache no papel-título. Barbato dirigiu orquestra e coro do Teatro Massimo “Bellini”, de Catania, em uma realização bastante convincente da partitura.

Do Silvio Barbato compositor não tenho como dizer nada, pois não conheci sua ópera O Cientista, sobre Oswaldo Cruz, que andou percorrendo o Brasil. Quanto ao regente, esses dois lançamentos recentes mostram alguém não apenas versátil, como dedicado à música brasileira. Não me parece que haja muitos outros com tais credenciais, hoje, por aqui. Sua falta vai se fazer sentir.





Irineu Franco Perpetuo - é jornalista, colaborador do jornal Folha de S. Paulo e correspondente no Brasil da revista Ópera Actual (Barcelona).

Mais Textos

Primeiras impressões sobre a temporada da Osesp Por João Marcos Coelho (29/9/2017)
“Tosca” tem montagem competente no Rio de Janeiro Por Nelson Rubens Kunze (28/9/2017)
Refinamento e inventividade em “Brazilian Landscapes” Por Camila Frésca (28/9/2017)
Um “Nabucco” problemático no Theatro Municipal de São Paulo Por João Luiz Sampaio (26/9/2017)
Na estreia com a Osesp, Leonardo Hilsdorf encanta a Sala São Paulo Por Irineu Franco Perpetuo (22/9/2017)
Festival de Ópera do Theatro da Paz faz bom “Don Giovanni” Por Nelson Rubens Kunze (19/9/2017)
Penderecki e Szymanowski: uma noite musical maior Por Jorge Coli (18/9/2017)
Novo fôlego para a ópera no RS Por Everton Cardoso (8/9/2017)
Wagner de boa qualidade, mas sem lirismo e vigor dramático Por Jorge Coli (4/9/2017)
Finalmente Dudamel “suja” mãos e batuta com a “política” Por João Marcos Coelho (24/8/2017)
Dobradinha “Pulcinella & Arlecchino” tem boa realização no Theatro São Pedro Por Nelson Rubens Kunze (23/8/2017)
O bel canto colorido e expressivo de Javier Camarena Por Irineu Franco Perpetuo (10/8/2017)
Osesp faz belo concerto com programa raro Por Jorge Coli (9/8/2017)
Terceira edição do Festival Vermelhos consolida projeto cultural em Ilhabela Por Camila Frésca (8/8/2017)
Em busca da música Por João Marcos Coelho (28/7/2017)
Neojiba: o exemplo da Bahia para o Brasil Por Irineu Franco Perpetuo (24/7/2017)
Você conhece José Vieira Brandão? Por João Marcos Coelho (12/7/2017)
Campos do Jordão, Salzburg e a economia da cultura Por Nelson Rubens Kunze (12/7/2017)
Rameau em “dreadlocks” Por Jorge Coli (11/7/2017)
Isabelle Faust, Vadim Repin e Julian Rachlin: sobre expectativas, decepções e boas surpresas Por Camila Frésca (5/7/2017)
Encomenda da Osesp mostra Mehmari maduro Por Irineu Franco Perpetuo (3/7/2017)
Fórum apresenta importantes orientações para “endowments” culturais no Brasil Por Nelson Rubens Kunze (10/6/2017)
Filme “Filhos de Bach” marca por sua sensibilidade e delicadeza Por Nelson Rubens Kunze (9/6/2017)
Transformação social e o futuro da música clássica Por Anahi Ravagnani e Leonardo Martinelli (30/5/2017)
Os extras contemporâneos de Isabelle Faust na Sala São Paulo Por João Marcos Coelho (25/5/2017)
Festival Amazonas de Ópera encena ‘Tannhäuser’ e comemora 20ª edição Por Nelson Rubens Kunze (23/5/2017)
 
Ver todos os textos anteriores
 
<< voltar

 


< Mês Anterior Outubro 2017 Próximo Mês >
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4
 

 
São Paulo:

28/10/2017 - Daniel Grajew - piano

Rio de Janeiro:
29/10/2017 - XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea

Outras Cidades:
31/10/2017 - Manaus, AM - Orquestra de Câmara do Amazonas e Sound Lab Trio
 




Clássicos Editorial Ltda. © 2017 - Todos os direitos reservados.

Rua João Álvares Soares, 1404
CEP 04609-003 – São Paulo, SP
Tel. (11) 3539-0045 – Fax (11) 3539-0046