Os 90 anos de vida e ação de Ernst Mahle

por Júlio Medaglia 01/07/2019

Caboclo piracicabano nascido em Stuttgart, na Alemanha, Mahle é importante personalidade da música brasileira

O epicentro das revoluções culturais europeias na década de 1930 já não era mais Paris, e sim o universo germânico. Eram diversas as formas de vanguarda artística que explodiam em vários pontos da região chamando atenção e surpreendendo o mundo. Curiosamente, foi lá, também, que surgiu uma liderança política que quase destruiu o continente. Em consequência da Segunda Guerra Mundial, milhões de europeus tiveram que abandonar suas terras em busca de sobrevivência em plagas jamais imaginadas. Por essa diáspora forçada, nem mesmo artistas da refinada formação escapavam do expurgo.

No fim dos anos 1930, fugindo da Alemanha de perseguições de natureza étnica, desembarcou no Rio de Janeiro um jovem músico recém-formado nas melhores escolas europeias e aluno dos mais destacados mestres, Hans-Joachim Koellreutter. Depois de trabalhar em diversos e inóspitos empregos, instalou-se na vida musical carioca, implantando aos poucos novos conceitos de ensino e relações com um universo musical e cultural bem mais amplo e arrojado do que havia por aqui à época. Mais que trazer novas informações, porém, Koellreutter despertava na mente de seus alunos um ideal de animação artística, fazendo com que cada um, ao seguir carreira, ambicionasse tornar-se “outro Koellreutter” no lugar em que se estabelecesse. 

Um desses alunos era egresso de uma família que deixou a Alemanha no segundo pós-guerra: Ernst Mahle. Seus familiares depois de algum tempo voltaram à Europa para desenvolver atividade industrial, mas Ernst resolveu ficar por aqui. Estudou com Koellreutter e foi ter aulas com alguns dos mais destacados músicos europeus. Voltando ao Brasil, iniciou um trabalho não apenas de músico profissional, mas de criação de um centro de ensino e estudos musicais. Seguindo o espírito de inquietação cultural herdado de Koellreutter, Mahle fixou-se na cidade de Piracicaba para desenvolver seus ideais profissionais e pedagógicos. Ao casar-se com uma musicista da região, a “endiabrada” Cidinha, ele encontrou na parceira a figura ideal para complementar sua personalidade de músico sério, introspectivo, criador de extensa obra, pedagogo e animador cultural. Não só por suas características e suas proporções arquitetônicas, mas pela qualidade do ensino, hoje a Escola de Música Maestro Ernst Mahle em Piracicaba é referência nacional. 

Infelizmente 2019 vai ser curto demais para nele caberem todas as homenagens e o carinho que esse caboclo piracicabano, nascido em Stuttgart há noventa anos, irá receber por parte de todos aqueles que amam a música neste país. 


AGENDA
Ernst Mahle 90 anos

Festival Internacional de Inverno 
de Campos do Jordão
Dia 23, Sala São Paulo – Sala do Coro

Ernst Mahle [Divulgação / Thiago Altafini]
Ernst Mahle [Divulgação / Thiago Altafini]