Esta é a edição especial comemorativa dos 30 anos da Revista CONCERTO. A matéria de capa aborda uma questão sensível para nossa área, que é a proteção eficaz do pau-brasil – matéria-prima dos arcos dos instrumentos de cordas – sem comprometimento da atividade musical. A discussão ganhou abrangência internacional, pois a nova classificação de proteção que o governo brasileiro pleiteia para a madeira limitaria o transporte de milhões de arcos já existentes em todo o mundo.
A entrevista do mês é com o maestro Tobias Volkmann, regente titular da Orquestra Sinfônica da USP, que em setembro realiza a terceira edição da Semana Camargo Guarnieri. A seção Fermata é dedicada à jovem pianista Ingrid Uemura, que se apresenta no Festival Chopin, na Estação Motiva Cultural.
A edição contém também matérias sobre a estreia da ópera Édipo rei de Luciano Camargo, o Réquiem de Fauré e a ópera Porgy and Bess de Gershwin. Além disso, como em todos os meses, inclui os textos dos colunistas Camila Fresca, João Marcos Coelho, Jorge Coli e Júlio Medaglia.
Este número traz também uma reportagem especial sobre os 30 anos da Revista CONCERTO. João Luiz Sampaio mergulhou nas 330 edições da publicação para montar um recorte de matérias e acontecimentos desse período.
Nessas três décadas, sempre buscando uma abordagem jornalística democrática, plural e aberta, a Revista CONCERTO acompanhou crítica e construtivamente os principais acontecimentos da área musical. Tivemos, ao longo dessa trajetória, centenas de apoiadores e parceiros, sem contar a colaboração e a torcida de todo o meio cultural. Muito obrigado a todos.
Quero agradecer também a nossa equipe interna e aos jornalistas que fazem a Revista CONCERTO. Lembro o crítico Lauro Machado Coelho, durante quase 15 anos colunista da CONCERTO, para dizer da honra e do orgulho de termos tido a colaboração, nesse período todo, de alguns dos mais brilhantes profissionais e especialistas da área no país. Hoje, nosso quadro conta com o editor executivo João Luiz Sampaio e com Amanda Queirós, Ana Cursino Guariglia, Camila Fresca, Irineu Franco Perpetuo, João Marcos Coelho, Jorge Coli, Júlio Medaglia e Luciana Medeiros. São eles que pautam e dão relevância e peso à Revista CONCERTO. Modéstia à parte, é um timaço! Muito obrigado.
Também fundamental nessa trajetória – de fato indispensáveis! – são nossos anunciantes. Deixo aqui um agradecimento público a eles. Não haveria Revista CONCERTO se não houvesse de nossos anunciantes a compreensão também da importância e da necessidade desse trabalho jornalístico para o ecossistema musical clássico brasileiro.
Por fim, mas não menos importante, um agradecimento especial a vocês, nossos leitores, razão final de nosso trabalho. Muito obrigado pela confiança e fidelidade. Seguiremos empenhados em fazer a Revista CONCERTO cada vez melhor.
Convido todos para o concerto da Osusp no dia 20 de setembro, dentro da série Matinais da Sala São Paulo, onde comemoraremos os 30 anos da Revista CONCERTO.
Viva a música! Viva a Revista CONCERTO!
Nelson Rubens Kunze
diretor-editor