Abaixo-Assinado tenta alterar nome do Aeroporto de Viracopos de ‘Orestes Quércia’ para ‘Carlos Gomes’

por Redação CONCERTO 28/03/2011

Familiares do compositor Antonio Carlos Gomes promovem na internet um abaixo-assinado na tentativa de alterar o projeto do deputado federal Nelson Marquezelli (PTB) que protocolou projeto de lei na Câmara Federal para mudar o nome do Aeroporto Internacional de Viracopos para Aeroporto Internacional ‘Orestes Quércia’.

 

O deputado, que foi amigo pessoal de Quércia, afirma querer homenagear o político, que morreu em 24 de dezembro de 2010, vítima de câncer de próstata. A proposta, similar àquela que deu o nome de ‘André Franco Montoro’ ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, pode ser votada na Câmara no final de abril e tem um período máximo de aprovação de um ano.

Para moradores de Campinas, pessoas ligadas ao meio cultural e apreciadores da ópera, tal homenagem deveria ser prestada ao compositor Antonio Carlos Gomes (1836-1896), autor de óperas como Il GuaranyFosca, Salvador Rosa, Maria Tudor e Lo Schiavo, que projetou mundialmente o nome da cidade e do país em pleno século XIX, firmando-se como o principal compositor de óperas do Brasil.

O abaixo-assinado está disponível na internet, no link abaixo:

http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N8200