Alondra de la Parra é a regente convidada da OSB neste sábado

por Redação CONCERTO 03/10/2012

No dia 6 de outubro, sábado, a regente mexicana Alondra de la Parra sobe ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro com a Orquestra Sinfônica Brasileira para um concerto da Série Topázio. Com apenas 32 anos, Alondra é considerada pela revista Poder “top 20 under 40” (uma das 20 pessoas mais influentes abaixo dos 40 anos), por sua importância para a cultura de seu país. A musicista chegou a ser nomeada embaixadora cultural do México e uma de suas grandes conquistas foi a criação da Philharmonic Orchestra of the Americas, em 2004. A orquestra reúne jovens talentos das Américas, com foco de divulgar a música latino-americana.

 

O repertório carioca inclui a Música para cordas, percussão e celesta de Béla Bartók e a Sinfonia nº 4 em mi menor de Brahms.

De la Parra começou a tocar piano aos sete anos, e violoncelo aos 13. Depois de anos de estudo no México e na Inglaterra, se mudou para Nova York aos 19, para ter aulas na Manhattan School of Music. Com convites de diversas orquestras – em Dallas, Houston, San Francisco, Phoenix, Miami, São Paulo etc – Alondra é considerada “Young Rockstars of the Conducting World” (jovem rockstar no mundo da regência), pelo The Daily Beast. Um dos muitos títulos conferidos a ela pela imprensa mundial.

[Veja detalhes no Roteiro Musical]